Famalicão: Conheça os nomeados para a Gala do Desporto

Estão abertas, até às 12 horas desta sexta-feira, as votações para o Evento Desportivo do Ano em Famalicão, prémio que será entregue na VII Gala do Desporto de Famalicão que acontece na noite de domingo, a partir das 21 horas, no Pavilhão Municipal.
O Torneio Internacional Cidade de Famalicão 2022 do Clube de Xadrez A2D / Associação Académica da Didáxis, o Famalicão Dança 2021 da Academia Gindança e as organização das Finais da Taça Concelhia da Associação de Futebol Salão Amador de Famalicão (AFSA) foram, segundo o júri formado por jornalistas, os melhores eventos do ano, cabendo ao público definir o melhor. As votações decorrem online no portal www.famalicaodesportivo.pt .

Esta edição da Gala Famalicenses d’Ouro marca o regresso do evento ao seu formato original, numa sessão que vai distinguir o mérito desportivo de atletas, técnicos, associações e clubes do concelho.

São 21 os nomeados para a edição deste ano, havendo a atribuição do galardão do júri nas categorias Associação/Clube Desportivo do Ano, Dirigente do Ano, Treinador do Ano, Atleta Revelação do Ano Feminino, Atleta Revelação do Ano Masculino, Árbitro do Ano e Prémio Excelência – este último, sem lista de nomeados.

Para Associação/Clube Desportivo do Ano estão nomeados a Escola Atletismo Rosa Oliveira, Núcleo de Árbitros de Futebol de V.N. Famalicão e Academia Gindança

Dirigente do Ano: Conceição Rodrigues – Famalicense Atlético Clube; Márcio Sousa – Associação de Futebol Salão Amador de Famalicão (AFSA); Mário Oliveira – Clube de Xadrez A2D / Associação Académica da Didáxis

Treinador do Ano: Luís Silva – Associação de Boccia Luís Silva, Cidália Silva – Famalicense Atlético Clube; Sérgio Costa e Rita Almeida – Academia Gindança

Atleta Revelação Feminino: Ana Marinho – Escola Atletismo Rosa Oliveira; Adriana Rocha – Sport Lisboa e Benfica; e Rita Silva – Academia Gindança

Atleta Revelação Masculino: Ballas Júnior (Trial), Tiago Pereira – Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão e Tomás Araújo – Sport Lisboa e Benfica

Árbitro do Ano: João Pinheiro – Núcleo de Árbitros de V. N. Famalicão, José Barbosa – Associação de Voleibol de Braga e Filipe Antunes – Associação de Atletismo de Braga

Evento Desportivo do Ano (Votação Online)
Torneio Internacional Cidade de Famalicão 2022 – Clube de Xadrez A2D / Associação Académica da Didáxis, Famalicão Dança 2021 – Academia Gindança e Finais da Taça Concelhia – Associação de Futebol Salão Amador de Famalicão (AFSA)

Para além destes prémios, o município atribui o galardão Famalicense d’Ouro a todos os campeões nacionais e internacionais de diferentes modalidades.

Na sexta edição da festa do desporto famalicense foram entregues galardões a cerca de 84 atletas de 13 modalidades, pelos títulos de campeões alcançados na época 2021 e 2020/2021, num total de 11 sessões descentralizadas. Já o único galardão do júri, o ‘Prémio Excelência’, foi entregue ao ex-atleta do Grupo Desportivo de Natação de Famalicão, João Araújo.

 

Deixe um comentário

Perigo iminente: Desmoronamentos na ciclovia Famalicão – Póvoa

Devido ao mau tempo que se tem vindo a fazer sentir, estão a registar-se vários desmoronamentos na via ciclo-pedonal Famalicão – Póvoa.

O alerta chegou à Cidade Hoje por utilizadores daquela via que reportaram situações de perigo iminente na zona de Barradas, entre as freguesias do Louro e Brufe, em Famalicão.

É aconselhada a não utilização do espaço até uma intervenção das entidades competentes.

Famalicão: Mau tempo cancela festas a S. Vicente

O programa da festa de S. Vicente, da tarde deste domingo, foi cancelado.

Em função do mau tempo, com chuva intensa e vento forte, a Comissão de Festas decidiu não desenvolver o programa que estava agendado, dado não estarem garantidas as condições de segurança para a realização das iniciativas.

O sorteio das rifas será realizado no dia 8 de fevereiro, na missa na capela de S. Vicente.

Famalicão perde (1-3) com o Benfica debaixo de temporal

Apesar do mau tempo, a partida entre o Famalicão e o Benfica, da décima quarta jornada da Liga BPI, começou animada. As visitantes marcaram logo no primeiro minuto, por Marie Alidou, mas a resposta das famalicenses foi célere. Aos 3 minutos, Mafalda Nunes aproveita o balanceamento ofensivo das águias e lança Rita Dias. A guarda-redes Lena Pauels sai da baliza, mas a avançada famalicense chega primeiro e faz o empate, resultado com que se chegou ao intervalo. Foi uma primeira parte, tal como todo o jogo, marcada pela chuva intensa e vento e forte que condicionou o futebol das duas equipas. Mas, mesmo assim, foram bons os primeiros 45 minutos das famalicenses perante o líder da prova.

Na segunda parte, o Benfica, por Nycole Raysla, volta a marcar cedo, aos 49 minutos. A equipa visitante esteve mais segura nesta fase da partida, mantendo as famalicenses – quase sempre – dentro do seu meio campo, em ações de contenção perante as tentativas do Benfica para ampliar o marcador… que conseguiu, aos 90 minutos, por Andreia Norton.

Nota para algum público que, perante o mau estado do tempo, não arredou o pé do campo n.º 2 do Estádio Municipal.

Com esta derrota, o Famalicão continua em zona de despromoção, com apenas 6 pontos.

Foto arquivo

 

Famalicão: Ana Marinho vence nona edição da Eco Run

A atleta famalicense, que representa o S. Salvador do Campo, venceu à geral absoluta e, também no seu escalão, sub-23, a prova realizada esta manhã, no Seixal.

Na Eco Run D. Paio Peres Correia, Ana Marinho fez a prova de corta-mato, de 4.500 metros, em pouco mais de 15 minutos.

Famalicão: Jornada 13 não foi de azar para o FAC

Marcio Sisti, Carlos Dias e Martim Almeida foram os autores dos golos na vitória do FAC, na partida da 13.ª jornada do nacional da 2.ª divisão de hóquei em patins.

Diante da Académica, a equipa de Miguel Viterbo chegou ao intervalo a vencer, por 0-1: na segunda metade ampliou para 0-3 e só depois permitiu o golo adversário.

Na classificação, liderada pelo CH Carvalhos, com 31 pontos, o FAC mantém a quarta posição, com 26 pontos.

Na próxima jornada, a primeira da segunda volta, o Famalicense visita o CP Sobreira.

 

Foto arquivo

Mau tempo agrava-se este domingo com a chegada da depressão Hermínia

A depressão Hermínia está a atingir Portugal continental a partir deste domingo, trazendo chuva intensa, vento forte e agitação marítima significativa.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Norte do país será o mais afetado nas primeiras horas do dia, com a precipitação a alastrar gradualmente ao restante território. O vento poderá atingir rajadas de 90 km/h no litoral e até 110 km/h nas zonas montanhosas.

A agitação marítima também será preocupante, especialmente na costa ocidental, onde se prevêem ondas que podem chegar aos 11 metros.