Famalicão: Conselho Eco da Gerações vai criar brigadas ambientais

O Conselho Eco – Escolas da Associação Gerações definiu e aprovou, na passada semana, o plano de ação para 2023, no domínio da preservação e defesa do ambiente. Composto por representantes das salas do Pré-Escolar, do Centro Educativo e do Clube Sénior, sob a coordenação da assistente social Raquel Jeitão, o Conselho decidiu criar brigadas de intervenção em diversos domínios, destacando-se a brigada da água, dos resíduos e da energia.

Entre as múltiplas ações previstas, no domínio da água, serão reaproveitados os restos da água das garrafas, a vigilância dos excessos de caudal nas torneiras e autoclismos, o reaproveitamento da água potável e a redução do consumo, através da colocação de redutores nas torneiras e autoclismos. No domínio dos resíduos, serão instalados novos ecopontos para pilhas e cápsulas de café e o desenvolvimento de uma parceria com a Resinorte para a colocação de ecopontos de recolha dentro da instituição. Quanto à energia, o caminho vai no sentido de reduzir ao máximo os consumos, com a colocação de sensores e temporizadores.

Em termos dos espaços exteriores, as atenções estarão viradas para a criação de uma horta de ervas aromáticas, para a plantação de bolotas que vão originar o nascimento de carvalhos e para a limpeza de uma praia a designar, com o envolvimento da comunidade educativa, separando e reciclando depois o lixo recolhido, transformando-o em arte como já aconteceu em anos anteriores. Envolver as crianças na elaboração de receitas alimentares saudáveis é também um objetivo para este ano.

«Trata-se de um plano abrangente, motivador e que abarca os domínios mais sensíveis do Planeta Terra, feito com o objetivo de todos poderem participar na sua defesa e na manutenção da vida», analisa o presidente da direção, Mário Martins.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Tocadores e Cantadores ao Desafio celebram 22 anos

A Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense celebra, no próximo domingo, o 22.º aniversário com uma tarde recreativa. O evento, aberto a todos os seus associados, familiares e amigos, decorre na sede social, no Espaço Associativo junto à estação de comboios de V. N. Famalicão.

A animação está garantida a partir das 15 horas, com as vozes de Adília de Arouca, Domingos da Soalheira, Daniel Fernandes e Simão Marques, entre outros, que serão acompanhadas pela concertina de Pereirinha e a viola de Sérgio Oliveira. No final, canta-se os parabéns a você e o corte do bolo de aniversário.

Foto arquivo

 

Famalicão: Duas colheitas de sangue

A Associação de Dadores de Sangue promove, no dia 26 (domingo) e no dia 29 (quarta-feira), duas colheitas de sangue.

No domingo é em Bairro, no salão paroquial, com o apoio do CNE – 27 desta localidade; na quarta-feira seguinte é na Secundária D. Sancho I. Ambas são abertas à população em geral e decorrem entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e do Transplantação.

Famalicão vence Boavista e FamaBoys festejam na rua (1 – 2)

O Futebol Clube de Famalicão venceu, este domingo, no Bessa, o Boavista, por 1 – 2, em partida da 25ª jornada da Liga Portugal Bwin.

Todos os golos do encontro surgiram na segunda parte, com o primeiro a ser apontado Iván Jaime.

Dobre marcou o segundo três minutos depois.

O adversário pontuou através de um autogolo.

Com este resultado o Futebol Clube de Famalicão soma mais três pontos e chega aos 33, ocupando a 9º posição da tabela classificativa.

A partida fica marcada pelo facto dos Fama Boys não terem marcado presença no recinto desportivo. Nas redes sociais surgiram vários relatos a explicar que o mesmo se deveu ao fato do grupo ter sido, alegadamente, barrado pelas autoridades na sequência de um processo de identificação à porta do estádio.

 

Famalicão perde com o último classificado

A jornada 16 do campeonato nacional feminino reservou uma enorme surpresa. O FC Famalicão, quinto da classificação, foi derrotado, 1-0, pelo último, o Amora.

Uma derrota inglória para as famalicenses que desperdiçaram várias oportunidades e, no último lance do encontro, sofreram um golo. Iris Ferreira foi, assim, a heroína do Amora.

Cumprida a jornada 16, a equipa de Marco Ramos continua em quinto lugar, com 28 pontos.

Famalicão: Paróquia de Santa Eulália oferece pequeno almoço

A paróquia de Arnoso Santa Eulália, através do grupo de catequese, comemorou o Dia do Pai.

A data foi assinalada com a oferta do pequeno-almoço no final da eucaristia deste domingo, celebrada pelo pároco Vítor Sá.

Foi um momento de salutar partilha e de convívio entre toda a comunidade paroquial.

Famalicão: Morreu este fim de semana aos 102 anos uma das mulheres mais velhas do concelho

Morreu este fim de semana Laura Ramos dos Santos, uma das mulheres mais velhas de Vila Nova de Famalicão.

A sénior nasceu na Póvoa de Varzim mas veio viver para a freguesia de Brufe, em Vila Nova de Famalicão. Durante a vida ativa foi peixeira de profissão e era apelidada de Laura Poveira, dada a ligação familiar que mantinha com a Póvoa de Varzim e o negócio do peixe.

Laura Ramos dos Santos era utente do Centro Social Paroquial de Brufe e faleceu este fim de semana, devido a complicações de saúde, aos 102 anos de idade.

As cerimónias fúnebres vão acontecer esta segunda-feira pelas 15h00, com a eucaristia de corpo presente na Igreja Paroquial de Brufe. O corpo vai ficar em câmara-ardente, a partir das 14:00 horas.