Famalicão: Conselho Superior da Magistratura apoia unanimemente o regresso das instâncias centrais ao tribunal

A reivindicação das Instâncias Centrais para o Tribunal de Vila Nova de Famalicão, pela Delegação da Ordem dos Advogados, recebeu, este mês, um apoio de peso. O Conselho Superior da Magistratura deliberou, unanimemente, o seu aval a esta pretensão, decisão que remeteu à Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro.

O Presidente da Assembleia da República, ao qual a Delegação de Famalicão da OA também enviou o dossier, deu resposta e remeteu o tratamento do assunto para a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Recorde-se que a Delegação elaborou um dossier, que foi entregue, em maio passado, à Ministra da Justiça, para reivindicar a instalação no Tribunal de Vila Nova de Famalicão das instâncias centrais e Juízo de Instrução Criminal, perdidas em 2013, pela (re)organização do mapa judiciário.

Deste caderno reivindicativo constam vários e importantes contributos institucionais para dar força reivindicativa a esta pretensão que, entretanto, já foi levada à Assembleia da República, pelos deputados famalicenses Jorge Paulo Oliveira (PSD) e Eduardo Oliveira (PS). Também a CDU questionou a tutela sobre o assunto. O apoio surgiu de vários quadrantes, incluindo o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e todos os partidos com assento na Assembleia Municipal.

Como justificativo para este regresso das instâncias centrais, a Delegação da Ordem apresenta as «excelentes condições» do Tribunal e o elevado número de processos oriundos de Vila Nova de Famalicão. Defende, por isso, que a criação das Instâncias Centrais Cível, Criminal e Juízo de Instrução «será um enorme contributo para uma melhor administração da Justiça» e para a sua aproximação aos cidadãos e às suas necessidades no recurso à mesma, «contribuindo para desonerar dos custos que representa a deslocação de pessoas e bens desde Vila Nova de Famalicão até Guimarães para o acesso aos Tribunais».

O regresso ao Tribunal de Famalicão das instâncias centrais representa, também, ganhos na otimização e eficácia, porque evitará viagens constantes e diárias que diversos operadores judiciários têm de fazer para fazer chegar as pessoas e meios, em muitas situações mais do que uma vez por dia a Guimarães.

Famalicão: Equipa Papa Léguas conquista 3.º lugar coletivo

A Equipa de Papa Léguas de Famalicão conquistou o 3.º lugar coletivo, entre 150 equipas classificadas, no Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, sábado, na pista coberta de Pombal.

Esta classificação resulta do somatório dos pontos alcançados pelo melhor atleta infantil, iniciado e juvenil, de ambos os géneros, nas fases regionais.

Com estes resultados, a equipa famalicense esteve representada com 4 Atletas (de 6), na fase final do Triatlo Jovem Nacional, em representação da Associação de Atletismo de Braga.

Em grande destaque esteve o atleta Diogo Enes, com o 2.º lugar no triatlo do escalão de juvenis (60 metros barreiras, lançamento do peso, salto em altura), com um total de 2014 pontos.

Os restantes atletas tiveram também boas prestações: Francisco Azevedo, no triatlo de iniciados, (60 metros barreiras, salto em comprimento, lançamento do peso) a classificar-se em 4.º Lugar com 1659 pontos; José Ribeiro, com o 5.º lugar no triatlo opcional de juvenis (60 metros, salto em comprimento, lançamento do peso) com 1835 pontos e Leonor Barros, com o 7.º lugar, no triatlo de juvenis (60 metros barreiras, lançamento do peso, salto em altura) com 1602 pontos.

No âmbito desta campanha “Viva o Atletismo”, dinamizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, a equipa da Papa Léguas demonstrou o trabalho que está a ser desenvolvido com os seus atletas.

Famalicão: Tocadores e Cantadores ao Desafio celebram 22 anos

A Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense celebra, no próximo domingo, o 22.º aniversário com uma tarde recreativa. O evento, aberto a todos os seus associados, familiares e amigos, decorre na sede social, no Espaço Associativo junto à estação de comboios de V. N. Famalicão.

A animação está garantida a partir das 15 horas, com as vozes de Adília de Arouca, Domingos da Soalheira, Daniel Fernandes e Simão Marques, entre outros, que serão acompanhadas pela concertina de Pereirinha e a viola de Sérgio Oliveira. No final, canta-se os parabéns a você e o corte do bolo de aniversário.

Foto arquivo

 

Famalicão: Duas colheitas de sangue

A Associação de Dadores de Sangue promove, no dia 26 (domingo) e no dia 29 (quarta-feira), duas colheitas de sangue.

No domingo é em Bairro, no salão paroquial, com o apoio do CNE – 27 desta localidade; na quarta-feira seguinte é na Secundária D. Sancho I. Ambas são abertas à população em geral e decorrem entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e do Transplantação.

Famalicão vence Boavista e FamaBoys festejam na rua (1 – 2)

O Futebol Clube de Famalicão venceu, este domingo, no Bessa, o Boavista, por 1 – 2, em partida da 25ª jornada da Liga Portugal Bwin.

Todos os golos do encontro surgiram na segunda parte, com o primeiro a ser apontado Iván Jaime.

Dobre marcou o segundo três minutos depois.

O adversário pontuou através de um autogolo.

Com este resultado o Futebol Clube de Famalicão soma mais três pontos e chega aos 33, ocupando a 9º posição da tabela classificativa.

A partida fica marcada pelo facto dos Fama Boys não terem marcado presença no recinto desportivo. Nas redes sociais surgiram vários relatos a explicar que o mesmo se deveu ao fato do grupo ter sido, alegadamente, barrado pelas autoridades na sequência de um processo de identificação à porta do estádio.

 

Famalicão perde com o último classificado

A jornada 16 do campeonato nacional feminino reservou uma enorme surpresa. O FC Famalicão, quinto da classificação, foi derrotado, 1-0, pelo último, o Amora.

Uma derrota inglória para as famalicenses que desperdiçaram várias oportunidades e, no último lance do encontro, sofreram um golo. Iris Ferreira foi, assim, a heroína do Amora.

Cumprida a jornada 16, a equipa de Marco Ramos continua em quinto lugar, com 28 pontos.

Famalicão: Paróquia de Santa Eulália oferece pequeno almoço

A paróquia de Arnoso Santa Eulália, através do grupo de catequese, comemorou o Dia do Pai.

A data foi assinalada com a oferta do pequeno-almoço no final da eucaristia deste domingo, celebrada pelo pároco Vítor Sá.

Foi um momento de salutar partilha e de convívio entre toda a comunidade paroquial.