Famalicão: Construção definitiva da rotunda na Marechal Humberto Delgado começa na próxima semana

A rotunda provisória, instalada na Avenida Marechal Humberto Delgado para facilitar o acesso dos automobilistas à nova Estação Rodoviária de Famalicão, bem como a outros equipamentos das proximidades – Parque da Devesa e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) – passa a definitiva e a construção começa na próxima semana. O início das obras foi anunciado por Mário Passos, no decurso da reunião da Câmara Municipal, realizada esta quinta-feira. A estrutura será ornamentada com uma conjugação de luz e água, numa obra que o autarca considera que vai causar um forte impacto visual.

A construção, no entroncamento da Avenida Marechal Humberto Delgado com a Alameda Dr. Francisco Sá Carneiro, permite viragens para a Alameda Dr. Francisco Sá Carneiro pelos dois sentidos da Avenida Marechal Humberto Delgado e viragem à esquerda para a Avenida por parte dos automobilistas que circulam pela Alameda, algo que até agora não era possível. Durante mais de um ano o Município testou esta solução provisória e agora avança para a construção definitiva da rotunda.

Com duas vias em cada sentido, a Avenida Marechal Humberto Delgado tem uma extensão de cerca de 950 metros, iniciando-se a Norte, à saída do túnel da Rotunda Bernardino Machado, e terminando a Sul na Rotunda da Paz. É um troço integrante da Estrada Nacional 14 que, após a construção da Variante Nascente, passou a ser de domínio municipal.

44 Comments

  1. Duarte Rosa Maria se dizer a verdade e ficar estupefacto com o valor exorbitante gasto numa rutunda que já existe é dizer mal só porque sim, como famalicense contribuinte não gosto que o dinheiro dos meus impostos seja tão mal gasto.
    Tenho é pena de que a comunicação social famalicense não seja isenta e independente e faça o serviço de informação e não de propaganda.
    Quanto á estranheza que lhe causa o meu perfil talvez se eu colocar umas fotografias de flores e de um ponei talvez fosse mais credível.

  2. Ângela Regina Figueiredo aí está…mais do que a falta de estacionamento, é a falta de civismo e o comodismo das pessoas que mesmo com o parque a 100 metros preferem levar o carro para dentro das lojas…

  3. Miguel Gomes Gomes , eu sei que tem. Mas a verdade não é o que está na fotografia publicada. Ali tem sempre carros mal estacionados, como em toda a estrada, que tem duas vias e muitas vezes só tem uma por estacionamento abusivo. ( Atenção que não estou a culpar os moradores do edifício das Lameiras). Mas infelizmente não é só ali, Famalicão é pro em maus estacionamentos. Nem sei porque existe a Polícia Municipal. Mas isso será sempre uma dúvida que ficará comigo 🙂

  4. Ângela Regina Figueiredo eu quando lá andava na escola todos os dias passava nesses semáforos para ir para a central de autocarros. Como deve fazer atualmente dezenas de pessoas. Ao tirar os semáforos os carros vão ser obrigados a parar mais vezes provavelmente

  5. Retunda neste local,se os semafros da passadeira não forem deslocados para local antes da rotunda no sentido aproximadamente norte sul,o movimento de viaturas não irá fluír,pela distância muito curta.Apenas um reparo,nada mais,quanto á retunda de acordo.

  6. A cidade de vila nova de Famalicão está bonita simmmmmmm Mas a nível de estacionamento está uma vergonha

  7. Este ano vai se acabar tudo. As empresas dos amiguinhos é que vão faturar.
    “Pra semana pagas o almoço, ouviste.
    Relaxa. Podes escolher o vinho só”.
    Fuiiiiiiii

  8. Espero que na Alves Roçadas no tracejado de Amarelo a Polícia não aparque mais de 10 minutos

  9. André Ventura anda de transporte público quem quiser fica mais barato ir de carro com 5 euros ida e volta vou a Famalicão e posso levar 5 pessoas

  10. Madalena Oliveira as obras tem que ser feitas para servir o povo não é para se servir a eles

  11. Ainda Não Acabou uma Retunda na entrada da Cidade ? Já vai Começar, as obras na outra Retunda. …Acabem uma e depois comecem com a outra ,para bem dos automobilistas. .

  12. Taralhoco Rodrigues a rotunda já está feita é só por bonita para as eleições 🤭🤭🤣

  13. Ângela Regina Figueiredo tem o estacionamento do parque da Devesa ou da Cespu !!!

  14. Já agora tirem as linhas amarelas para cargas e descargas nas Lameiras, porque quem tem de fazer as cargas ou descargas nunca ocupa essas linhas. Os estacionamentos são precisos e ficamos sujeitos a multas quando ocupamos essas linhas

  15. Acho bem, pq já estava a ser conhecida pela “rotunda provisória” 😀. Aproveitem e arranjem os passeios nas ruas próximas, que agora são mais parque de estacionamento 🅿️ do que passeios.

  16. As obras da N 206 há um mês que disseram que já começaram, sinceramente ainda não vi nada e já fui fé Famalicão a Guimarães. Agora a rotunda e mais o estádio então se nada nem a começar, será apresentado o projeto depois das eleições

  17. André Ventura para os calaceiros que não trabalham até pode ser uma hipótese, até porque esses nem pagam os transportes públicos, já os outros… teriam de acordar às 3h da manhã para entrar às 8h

  18. O meu único comentário é:
    Usaram o Photoshop para “limpar” os mal estacionados?

  19. São tão insatisfeito…e tem gosto de reclamar tudo. Ou porque sim, ou porque não. Bolas …

  20. Joaquim Barbosa escuar o trânsito é o povo andar menos de carro .
    Andar de transportes públicos.

  21. O ideal era construir lugar de estacionamento no perimetro das rotunda
    Aliás em todas elas deviam ter lugares de estacionamento 😁

  22. Tantas obras e fica tudo na mesma , á entrada de famalicao as filas andam perto do sobreiro grosso tinham que arranjar uma maneira de escuar o trânsito

  23. Rui Manuel Campos Costa, os carros mal estacionados não pertencem todos a moradores das Lameiras, a maioria até é mesmo de gente de fora.

  24. Ângela Regina Figueiredo isso será um assunto que com alguma sorte, ficará para as próximas eleições…

  25. Ainda? E pedir desculpa por ainda não estar pronta? Até agora anunciavam as obras, agora anuncia-se o recomeço, sem uma justificação ou explicação aos automobilistas de terem parado durante meses.
    São novas modas em ano de eleições.

  26. Assim como retirar os semáforos logo a seguir á rotunda, porque às vezes a rotunda fica bloqueada porque está sinal vermelho.

  27. Até quero ver a coragem de multarem os carros mal estacionados. Estamos a chegar às eleições. As Lameiras têm muitos eleitores 😎

  28. Podem aproveitar e bloquear a saída à esquerda para o centro, no sentido contrário.
    Ou então não…

  29. Concordo com a rotunda, mas como vão fazer com o mau estacionamento junto da mesma?

Deixe um comentário

Suspeito da morte de ‘Manu’ é ouvido no Tribunal de Famalicão: Advogado diz que vai negar o crime

O Tribunal de Vila Nova de Famalicão será, este sábado de manhã, o palco do primeiro interrogatório a Mateus Machado, o principal suspeito da morte de Manu, ocorrida no último fim de semana, à porta do Bar Académico, em Braga.

Detido nas últimas horas pela Polícia Judiciária, Mateus Machado deverá conhecer em Famalicão as medidas de coação que lhe serão aplicadas. O seu advogado já adiantou que o arguido irá negar qualquer envolvimento no crime.

Manu, de 19 anos, faleceu na sequência de ter sido esfaqueado à porta do Bar Académico, depois de, alegadamente, ter alertado os seguranças do estabelecimento para o facto de existirem homens naquele espaço a tentar drogar jovens, através da colocação de substâncias nas bebidas.

Famalicão revive as últimas horas de Jesus na Sexta-feira Santa

As celebrações da Semana Santa continuam a marcar o calendário religioso em Vila Nova de Famalicão. Esta sexta-feira Santa, a tradição volta a cumprir-se com dois momentos simbólicos e muito participados pela comunidade.

Pelas 20h30, a Praça 9 de Abril será palco da Recriação do Julgamento de Jesus, numa encenação que convida à reflexão e que junta fé e tradição num cenário histórico.

Logo de seguida, às 21h30, parte do mesmo local a solene Procissão do Enterro do Senhor, percorrendo as ruas habituais do centro da cidade: Rua de Santo António, Praça D. Maria II, Rua Álvaro Roçadas, Rua de S. João de Deus, Rua Adriano Pinto Basto e novamente a Rua de Santo António, antes de regressar à Praça 9 de Abril.

Famalicão: Grupo armado assalta família em casa e depois rouba bomba de combustível na A7

A madrugada desta sexta-feira fica marcada por uma série de crimes, levados a cabo por um grupo de cinco homens, armados e encapuzados.

Ao que a Cidade Hoje sabe, os criminosos invadiram, pela 01h30, uma casa na vila de Riba d’Ave, tendo sequestrado os moradores e levado dinheiro, relógios e uma viatura.

Meia hora mais tarde, o mesmo grupo cometeu um assalto à área de serviço da A7, de onde levaram dinheiro e tabaco.

As ocorrências foram reportadas à GNR mas o caso passou para a alçada da Polícia Judiciária.

Famalicão: Riba d’ Ave acerta calendário com vitória

Na noite desta quinta-feira o Riba d’ Ave CSJ Group recebeu e venceu, 5-4, a AD Sanjoanense, em partida da jornada 21 que tinha sido adiada.

No Parque das Tílias viveu-se uma partida muito intensa entre formações que tentam afastar-se da zona de despromoção. Levou a melhor o conjunto de Raul Meca que teve em Franco Pósito o homem do jogo, autor de quatro dos cinco golos. A Anderson Nery coube o outro tento da equipa.

Com esta vitória, o Riba d’ Ave CSJ Group sobe ao décimo lugar, com 25 pontos, cumpridas 23 jornadas do principal campeonato nacional de hóquei em patins.

Faltam três jornadas para o final e o Riba d’ Ave já está com quatro pontos a mais da linha de despromoção e a apenas um do play-off de campeão.

Famalicão: O engenheiro de automóveis vai experimentar as sensações do piloto

O famalicense Miguel Freitas é um engenheiro ligado aos automóveis, mas vai realizar o sonho de conduzir um carro enquanto piloto. Vai acontecer na Ronda #2 do Portugal Rally Series, em Castelo Branco, esta sexta-feira e sábado, ao volante de um Skoda Fabia R5, com a equipa Racing 4 You.

O objetivo de Miguel Freitas passa por «ganhar ainda mais know-how para a carreira profissional. Conhecemos muito bem a dinâmica e funcionamento do carro, mas, por vezes, temos dificuldade em transmitir aos pilotos a melhor forma de abordarem curvas ou travagens porque nos falta a experiência de condução e reação em competição», reage.

Miguel Freitas, da Miguel Freitas Motorsport Engineering, trabalha com alguns dos mais renomados pilotos nacionais e internacionais, como Pedro Meireles, Diego Ruiloba, Ole Christian Veiby, Yeray Lemes, ou João Barros, mas sonhava conduzir um modelo com o qual colaborou nos últimos anos.

O famalicense, natural de Antas, vai ter como navegador Ricardo Teixeira, amigo de longa data.

Sobre a prova de Castelo Branco, com poucos quilómetros e dois troços, o engenheiro/piloto afirma que o objetivo é apenas desfrutar «do carro e das emoções que pode proporcionar. O primeiro contacto com o Skoda Fabia R5 será no shakedown oficial do evento e depois vamos encarar troço a troço. O maior prémio que podemos ter no final é a diversão máxima desta oportunidade».

Famalicão: Abertas as inscrições para o rali

Estão oficialmente abertas as inscrições para a edição deste ano do Rali de Famalicão. As equipas devem aceder à sua conta no portal da FPAK e fazer a inscrição

A prova está marcada para os dias 30 e 31 de maio e começa com uma PEC noturna, às 21 horas, na freguesia de Fradelos.

Para este ano, o Team Baia promete uma edição especial, “com um traçado desafiador, inovação e uma dose extra de adrenalina”.

Depois da PEC de Fradelos, o rali prossegue no dia 31 de maio, a partir das 9 horas e, até ao final do dia, com duplas passagens nas PEC Vale d’ Este, Rio Pelhe, Rota dos Moinhos e Rota das Minas.

O Rali de Famalicão é uma das provas mais emblemáticas do desporto motorizado da região. Para além do elevado número de equipas presentes – nas últimas edições perto da centena -, os aficionados são aos milhares.