Famalicão: Continental investe 60 milhões num mega armazém

A Continental vai construir um novo armazém industrial, com uma área que ultrapassa os 4.000 metros quadrados e 26 metros de altura. A estrutura vai permitir o carregamento automático dos pneus em verde dentro das prensas de vulcanização. A obra está avaliada em cerca de 60 milhões de euros e deverá entrar em funcionamento em meados do próximo ano, notícia o ECO.

«É um grande projeto de automação e o maior projeto que estamos a fazer de um só passo», descreve Pedro Carreira, CEO da Continental, em declarações ao ECO. O responsável explica que, atualmente, o processo de carga do pneu é feito por um operador que pega no pneu que vem da construção e o coloca dentro da prensa. «O que estamos a fazer é a construir um armazém gigante de pneus que não estão vulcanizados, para que depois o armazém decida, máquina a máquina, para onde o vai mandar». Deste modo, é possível abastecer, «de forma bastante eficiente todas as prensas de vulcanização e baixar os stocks», refere, ainda, Pedro Carreira.

Desde que comprou a Mabor, a Continental já investiu um total de 1,3 mil milhões de euros no complexo fabril com 800 mil metros quadrados de área total e onde anualmente são produzidos mais de 18 milhões de pneus.

Recorde-se que já este ano, a Continental inaugurou um centro de soluções em Famalicão, com especialistas em várias áreas. O objetivo é apoiar a digitalização de soluções de pneus, bem como os processos de produção e as operações comerciais. O centro arrancou em abril, com cerca de 80 colaboradores, num edifício nas imediações da fábrica, prevendo a empresa duplicar esta equipa até 2026.

Recentemente, a empresa sediada em Lousado anunciou que até 2050 pretende utilizar materiais 100 por cento recicláveis em pneus. Na atualidade, a fábrica produz o UltraContact NXT, o pneu da série mais sustentável do mercado. Tem uma quota de até 65% de materiais renováveis, reciclados e com certificação de balanço de massa. Até 28% deste valor, corresponde a materiais certificados pelo ISCC PLUS, certificação que a empresa recebeu recentemente.

Na fábrica de Lousado são produzidos pneus para automóveis de passageiros, máquinas agrícolas e veículos todo-o-terreno. Com uma história em Portugal que remonta há mais de 30 anos, o Grupo Continental inclui as empresas Continental Mabor, Continental Pneus, Continental ITA, Continental Solution Center, Conitnental Lemmerz, Conitnental Engineering Servies e Continental Advanced Antenna. No conjunto das sete empresas o Grupo Continental emprega mais de 3700 colaboradores.

3 Comments

  1. Meu Padrinho esta cada vez mais lindo e charmoso! Ele é como um pai para todos os colaboradores dessa fabrica!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Associação Cultural & Artística Famalicão Fado celebrou terceiro aniversário

Na noite do passado sábado, no Espaço Acafado, houve jantar comemorativo para a Associação Cultural & Artística Famalicão Fado assinalar o seu terceiro aniversário.

A festa teve Fado nas vozes de Joaquim Macedo, Sara Sousa, Mónica Jarimba, Lurdes Silva, Júlio Pereira, João Aranha, Elizabete Tecas, Maria José, Humberto Capelo e, ainda os convidados, Diogo Aranha e Patrícia Costa. O acompanhamento musical foi de Pedro Martins, na guitarra portuguesa; Costa Pereira e José Cunha, na viola de fado; Filipe Fernandes, no contrabaixo.

Foram entregues lembranças alusivas, cantados os parabéns e cortado o bolo de aniversário, na presença dos diretores e de Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de V. N. Famalicão, que se regozijou por o concelho ter uma associação que promove e ensina Fado. Também presentes, Estela Veloso, presidente da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, onde a associação está sediada e António Gomes, presidente da União de Freguesias de Avidos e Lagoa, onde está localizado o Espaço Acafado.

 

 

Associação de Dadores de Famalicão realiza colheita de sangue em Rebordões

No próximo domingo, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita no Pavilhão Gimnodesportivo de Rebordões – Santo Tirso, com o apoio do Grupo Afrikan Runners e do Agrupamento do CNE nº339.

Aberta à população em geral, a colheita decorre entre as 09h00 e as 12h30 pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Famalicão: Joaquim Silva vence 2.º Open de Damas António Dâmaso

Joaquim Silva, do CCD São João da Madeira, foi o grande vencedor do 2º Open de Damas António Dâmaso “O eterno amigo”, que decorreu no passado sábado. A prova, organizada pela Casa do Povo de Lousado, teve a participação de 60 damistas e fez parte das competições do circuito nacional da Federação Portuguesa de Damas. Por equipas, triunfou o CCD S.J. da Madeira.

A cerimónia de entrega de troféus teve a presença dos filhos de António Dâmaso e, em representação do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Famalicão, esteve Luís Teixeira, e, ainda, o presidente da Junta de Freguesia de Lousado, Jorge Ferreira.

Todos os damistas tiveram um prémio de participação e. após a entrega dos troféus, seguiu-se um jantar/convívio.

Na foto, da esquerda para a direita: José Mesquita (Casa do Povo), Joaquim Silva (vencedor), Graça Couto (filha António Dâmaso), Luís Teixeira (CMVNF) e Jorge Ferreira (presidente da Junta)

Famalicão: Ballas Júnior foi segundo em Paços de Ferreira

Paulo Ballas Júnior foi segundo classificado na segunda prova do Campeonato Nacional de Trial que decorreu, este domingo, em Paços de Ferreira. A etapa ficou marcada pela chuva do dia anterior e pelas zonas muito longas que criaram dificuldades ao jovem piloto famalicense.

Numa análise à prova, Ballas Júnior considerou que «temos que continuar a trabalhar para chegar aos objetivos pretendidos». Elogiou, ainda, a presença do muito público que ajudou «a colorir o dia».

Famalicão: Marlene Azevedo vence no Trail ACURA

No Trail da ACURA, Marlene Azevedo, da AD Active Running, foi a primeira a cortar a meta, vencendo, também, no escalão F40. O atleta Augusto venceu em M50 e Jorge Pereira foi terceiro em M30. Francisco Morais e Paulo Gomes também participaram nesta prova, contribuindo para o segundo lugar coletivo.

A equipa famalicense esteve, ainda, presente na Meia Maratona do Douro Vinhateiro, com Dani Vieira e Vítor Ferreira.

Famalicão: EARO com bons resultados no regional sub-14 e na Vitalis Kids

A Escola Atletismo Rosa Oliveira participou, este fim de semana, no Campeonato Regional de sub-14, na Pista Ar Livre no Estádio 1º Maio em Braga.

Pela equipa joanense destacou-se Tomás Ramos que conquistou o título regional nos 600 metros e foi vice-campeão nos 1000 com recorde pessoal.

Também com excelentes resultados estiveram, Matilde Cunha, sub-vice campeã nos 1000 metros e Luís Neto, atleta sub-12, que se sagrou vice-campeão nos 600 metros.

Ainda participaram, com bons resultados e alguns recordes pessoais, os seguintes atletas: Mafalda Ferreira, Margarida Barbosa, Leonor Ferreira, Leonor Rodrigues, Lara Rodrigues, Henrique Silva e Hugo Vaz.

Ainda no domingo, a EARO participou na Cidade do Porto na Corrida Vitalis Kids na qual todos atletas obtiveram excelentes resultados.

Maria Machado venceu em juvenis, Ana Soares foi terceira e Gonçalo Rodrigues venceu em masculinos. A equipa juvenil feminina venceu coletivamente.

Participaram, ainda, Dinis Abreu,Miguel Pereira,Ana Silva, Inês Castro e Dinis Neves.