
A Continental Mabor, em Lousado, está a produzir pneus com fio de poliéster reciclado, feito a partir de garrafas de plástico PET (tipo das águas e do sumo). Para quatro pneus de um automóvel são precisas 40 garrafas recicladas.
Com o recurso a este fio de poliéster, «sem quaisquer etapas químicas intermédias e não recicladas», a tecnologia torna-se «mais eficiente, comparativamente com outros métodos padrão utilizados no processamento de garrafas PET em fios de poliéster de alto desempenho», refere a administração da Continental.
Para chegarem a esta fase, o processo engloba a separação e limpeza das garrafas, através de um processo mecanizado, depois de serem removidas as tampas. Numa fase seguinte é triturado e transformado em granulado e, finalmente, em fio de poliéster.
Desde a fase de testes até à produção deste tipo de pneus passaram apenas oito meses, o que é considerado um feito notável. «Estamos constantemente a expandir a quota de materiais renováveis e reciclados nos nossos pneus. Até 2050, no máximo, queremos utilizar apenas materiais sustentáveis na nossa produção», afirmam em comunicado.
Para tornar os pneus ainda mais eficientes no consumo de energia e amigos do ambiente no fabrico, utilização e reciclabilidade, a Continental está a investigar intensivamente materiais alternativos para a sua produção.
Os veículos de apoio ao Tour de France deste ano serão também exclusivamente equipados com pneus ContiRe.Tex, revelou, ainda, a empresa.