Famalicão: Continental já fabrica pneus a partir de garrafas de plástico

A Continental Mabor, em Lousado, está a produzir pneus com fio de poliéster reciclado, feito a partir de garrafas de plástico PET (tipo das águas e do sumo). Para quatro pneus de um automóvel são precisas 40 garrafas recicladas.

Com o recurso a este fio de poliéster, «sem quaisquer etapas químicas intermédias e não recicladas», a tecnologia torna-se «mais eficiente, comparativamente com outros métodos padrão utilizados no processamento de garrafas PET em fios de poliéster de alto desempenho», refere a administração da Continental.

Para chegarem a esta fase, o processo engloba a separação e limpeza das garrafas, através de um processo mecanizado, depois de serem removidas as tampas. Numa fase seguinte é triturado e transformado em granulado e, finalmente, em fio de poliéster.

Desde a fase de testes até à produção deste tipo de pneus passaram apenas oito meses, o que é considerado um feito notável. «Estamos constantemente a expandir a quota de materiais renováveis e reciclados nos nossos pneus. Até 2050, no máximo, queremos utilizar apenas materiais sustentáveis na nossa produção», afirmam em comunicado.

Para tornar os pneus ainda mais eficientes no consumo de energia e amigos do ambiente no fabrico, utilização e reciclabilidade, a Continental está a investigar intensivamente materiais alternativos para a sua produção.

Os veículos de apoio ao Tour de France deste ano serão também exclusivamente equipados com pneus ContiRe.Tex, revelou, ainda, a empresa.

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em apartamento no centro da cidade

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados, ao início da tarde desta sexta-feira, para um incêndio num apartamento localizado na Rua Ana Plácido, no centro de Famalicão.

À Cidade Hoje fonte do socorro afirmou que o foco de incêndio concentrou-se na zona da cozinha do apartamento, tendo a situação ficado rapidamente resolvida.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais.

FC Famalicão começa a trabalhar a 1 de julho

O plantel do Futebol Clube de Famalicão regressa ao trabalho no dia 1 de julho, no Centro de Treinos, estando igualmente definido o calendário da pré-epoca, que contempla vários jogos de preparação. Realce para o jogo de apresentação, no dia 30 de julho, com o Deportivo da Corunha.

FC Famalicão x CD Trofense
17 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x Leixões SC
20 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x FC Penafiel
24 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x Casa Pia AC
27 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x Deportivo de La Coruña
30 de julho – Jogo de apresentação

FC Famalicão x Moreirense FC
3 de agosto – Jogo à porta fechada

Famalicão: Contratado médio Tom van de Looi

Tom van de Looi é o primeiro reforço do Futebol Clube de Famalicão para a nova época. O médio neerlandês, de 24 anos, assinou contrato por três épocas.

Formado no FC Groningen, Tom van de Looi estreou-se com 18 anos na I Liga Neerlandesa. Após uma passagem pelo NEC Nijmegen, jogou em Itália, no Brescia, onde esteve nas últimas quatro temporadas.

Do currículo do médio constam, ainda, internacionalizações entre as seleções sub-17 e sub-20 dos Países Baixos, destacando-se a presença no Campeonato da Europa de sub-17 em 2016.

Com “grandes expectativas para esta temporada”, o jogador diz que o Futebol Clube de Famalicão “é um clube que está a crescer muito e que se tem revelado muito bom para jovens jogadores”, sublinhando “a aptidão do clube para fazer evoluir jogadores e elevá-los para um nível muito alto”.

Tom van de Looi sente que chegou “o momento de dar um novo passo na carreira”. Admitindo ter contactado Justin de Haas, revelou que o compatriota lhe “transmitiu coisas muito boas sobre o clube”, nomeadamente, “as condições de excelência que lhe permitiram melhorar as suas qualidades”.

Tom van de Looi define-se como “um médio defensivo”, que pode jogar na posição 8, “que gosta de ter bola, forte taticamente e que tenta ganhar todos os duelos físicos”.

Famalicão: Corte de água na freguesia da Carreira

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão emitiu um aviso para os moradores da freguesia da Carreira. De acordo com o comunicado, amanhã, sexta-feira, dia 21 de junho, os serviços operacionais do Município realizarão uma intervenção de manutenção na conduta de abastecimento de água localizada na Rua do Canto.

Esta intervenção, essencial para garantir a qualidade e segurança do fornecimento de água, implicará a interrupção temporária do abastecimento de água na área circundante. O corte está programado para ocorrer entre as 08h00 e as 12h00.

Famalicão: Duas propostas de cinema no Teatro Narciso Ferreira

O Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, apresenta para o próximo sábado duas sugestões de cinema.

Às 16 horas, pode ver a versão portuguesa de O Panda do Kung Fu 4. Na noite do mesmo dia, às 21h30, é exibido o filme Challengers, de Luca Guadagnino, que relata a história de Tashi Duncan, uma antiga estrela do ténis que se tornou treinadora, que nunca pede desculpa pelo seu jogo dentro e fora do campo, tão-pouco se questiona sobre o preço a pagar pela vitória.

Famalicão: Manhã desportiva na Devesa a favor da Dar as Mãos

A Associação Dar as Mãos realiza no dia 29 de junho uma manhã desportiva, para angariar bens alimentares.

A atividade decorre a partir das 10 horas, no anfitreatro do Parque de Devesa, com o apoio da Fundação Decathlon e da Ecoar.

A associação apela à participação nesta iniciativa, não só pela prática de atividade física mas, também, pelo convívio.