Famalicão: Coro de jazz comunitário sobe ao palco este fim de semana

Ultima-se a afinação das 25 vozes para o coro de jazz comunitário que estreia no dia 9 de novembro, sábado, às 21h30, no auditório António Gomes, em Avidos, seguindo-se uma segunda sessão em Riba de Ave, no Teatro Narciso Ferreira, a 16 de novembro. Ambas com acesso gratuito. A orientação artística é da associação O Eixo do Jazz – Associação Luso-Galaica para Promoção do Jazz.

«(A ideia foi) pegar no repertório que temos trabalhado, que abrange artistas contemporâneos de jazz galego e português, e trazê-lo à comunidade famalicense (…) sem restrições de idade, nem de nível de conhecimento», refere Teresinha Sarmento, uma das diretoras artísticas do projeto e membro d’O Eixo do Jazz. Depois de alguma estranheza inicial, os participantes descobriram «que também eles podem cantar jazz e fazer música uns com os outros, mesmo nunca tendo ouvido ou consumido este estilo musical», acrescenta.

Os ensaios têm decorrido no auditório António Gomes, desde o início de setembro, e são em torno de músicas de autores portugueses e galegos, como Mário Laginha, Maria João, João Paulo Esteves da Silva, Iago Fernández e Abe Rábade, e algumas letras tradicionais, adaptadas ao jazz. Os arranjos e a orientação das oficinas têm estado a cargo de Teresinha Sarmento, Joana Raquel e Ana Luísa Marques, com direção artística de Teresinha Sarmento e Cristina Marvão.

Abílio Faria, de 73 anos, residente em Seide, é um dos participantes. «Gosto mais de folclore», confessa, mas não hesitou em abraçar o projeto pelo «gosto pela música, em particular, pelo canto». Já participou em projetos culturais comunitários como o “Concerto de Comunidade” da Ondamarela e as Comunidades (En)Coro, mas é a primeira vez que integra algo ligado ao jazz.

O projeto comunitário “Coro de Jazz” resulta de uma organização da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, no âmbito do projeto municipal “Há Cultura”, em parceria com O Eixo do Jazz – Associação Luso-Galaica para Promoção do Jazz e a Comissão Social Interfreguesias de Avidos, Lagoa, Landim e Seide.

Além dos 25 cantores da comunidade, o espetáculo final vai também contar com a presença da contrabaixista Yudit Almeida, que fará o acompanhamento rítmico das músicas que serão cantadas pelos cidadãos famalicenses.

Deixe um comentário

Ministra da Saúde vem a Famalicão para inaugurar novas valências do CIDIFAD em Riba d’Ave

A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, vai estar em Riba D’Ave, sexta-feira, 20 de dezembro, às 09h30, para inaugurar duas novas valências no CIDIFAD (Centro de Investigação, Formação e Acompanhamento das Demências), gerido pela Santa Casa da Misericórdia local.

As unidades, voltadas para os Cuidados Paliativos e Centro Dia de Promoção da Autonomia, reforçam o apoio às pessoas com demência e respetivas famílias.

Temperaturas sobem mas chuva regressa na próxima semana

As temperaturas vão voltar a subir no decorrer da próxima semana, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Ao que tudo indica, a acompanhar a subida das máximas, está a chuva, que deverá regressar ao Minho na terça-feira em regime de aguaceiros.

Até lá, as máximas deverão rondas os 16 graus e as mínimas os 5.

Famalicão: AFSA de luto pela morte de atleta com 33 anos

A Associação Futebol Salão Amador (AFSA) de Vila Nova de Famalicão está de luto pelo falecimento do atleta Pedro Araújo, vítima de doença prolongada. A direção da AFSA expressou profundo pesar pela partida do jovem natural da freguesia de Calendário, em Vila Nova de Famalicão.

O velório terá início este sábado, a partir das 15h, na capela mortuária de Calendário. O funeral está agendado para domingo, às 15h.

Em homenagem a Pedro Araújo, será feito um minuto de silêncio nos jogos deste sábado.

A AFSA, num comunicado partilhado nas redes sociais, endereça as mais sentidas condolências à família enlutada.

Jornal espanhol destaca avançado do F.C.Famalicão: “Melhor que Samu e Gyokeres”

Óscar Aranda, jogador do Famalicão, é destaque no jornal espanhol As este sábado, após ter marcado o golo que garantiu um empate frente ao FC Porto na 13.ª jornada da I Liga. O avançado, formado no Real Madrid e chegado ao clube minhoto no verão de 2023, tem impressionado com o seu rendimento, sendo apontado como um dos jogadores mais influentes da equipa.

O As sublinha que Aranda “tem estatísticas melhores do que Samu e Gyökeres”, jogadores em destaque no FC Porto e Sporting, respetivamente. Com três golos e uma assistência, Aranda esteve diretamente envolvido em quase um terço dos 16 golos marcados pelo Famalicão esta época. Além disso, lidera várias métricas ofensivas em Portugal.

“Oscar é o segundo jogador com mais passes progressivos efetuados (55) e também o segundo que mais passes progressivos recebe (52), estando no top 2 em todas as estatísticas de progressão. Gyökeres, por exemplo, não está sequer no top 10”, destaca o jornal.

A consistência do jovem espanhol tem sido essencial para o Famalicão, que continua a surpreender na I Liga.

Famalicão: Daniel Pacheco completa equipa técnica de Hugo Oliveira

A equipa técnica de Hugo Oliveira, apresentado na passada terça-feira como treinador do Famalicão, está completa com a entrada de Daniel Pacheco para adjunto.

Daniel Pacheco tem 57 anos, é natural de Paredes e já desempenhou iguais funções no Gil Vicente, na altura treinado por João de Deus, na época 14/15. Ainda no clube de Barcelos desempenhou funções no departamento de Scout.

Marco Pedroso (análise), Miguel Miranda (treino de guarda-redes), Gil Sousa (metodologia), Pedro Abreu (performance física) e Ricardo Silva (adjunto que já fazia parte da estrutura) fazem parte da equipa técnica que se estreia na próxima segunda-feira, diante do SC Braga.

Famalicão: Jorge Rocha reforça estrutura da SAD

Jorge Rocha é a mais recente contratação da SAD do FC Famalicão.

O novo Chief Operational Officer (COO), que

Jorge Rocha vai trabalhar para projetar a marca FC Famalicão no país e no estrangeiro. O novo diretor de operações vai liderar vários departamentos e definir estratégias e planos de ação para alcançar mais notoriedade para o clube.

Jorge Rocha vai trabalhar com Luís Ribeiro, diretor financeiro (CFO), Ivo Dias, diretor do Marketing, e Pedro Reis Sá, diretor de Comunicação.