Famalicão: Crianças e seniores aprendem com Joana Vasconcelos

Nas últimas semanas, as crianças e seniores da Gerações dedicaram-se ao estudo e à aprendizagem da arte de Joana Vasconcelos, uma das artistas plástica portuguesa mais conhecida no Mundo.

O empenho e engenho foi reconhecido pela artista e pela sua equipa que, numa mensagem enviada à instituição, deram da conta da sua felicidade «por recebermos as fotografias das crianças e os trabalhos manuais fantásticos inspirados no trabalho da nossa querida Joana Vasconcelos, com a utilização de materiais do dia a dia para a construção de trabalhos originais».

Na mensagem salientam, ainda, que «a estimulação da criatividade nas crianças e jovens é fundamental para um percurso educacional e académico de sucesso e completo».

As obras mais trabalhadas pelas crianças e pelos seniores foram o “Coração Independente” e a “Árvore da Vida” (na imagem) que foram exploradas com a utilização de materiais do dia a dia, como diz Joana Vasconcelos e que agora passam a fazer parte do espólio artístico da Associação Gerações

O “atelier vivo” da Associação Gerações foi inaugurado a 20 de setembro do ano passado pela artista Ana Clara Almeida que é, em simultâneo, animadora cultural da instituição, com um trabalho em carvão e pastel, em suporte de papel e veludo, com o sugestivo título de “Nós”.

Depois de Ana Clara Almeida, foi a vez de outros artistas rumarem à Gerações, para também desenvolverem e exporem as suas criações no “atelier vivo” e trabalharem com as crianças e com os seniores. Mariana Sampaio, com esculturas em cerâmica, inspiradas em rendas nacionais, esteve presente de 6 de dezembro de 2023 a 17 de janeiro de 2024 e Ana Terêncio, de 20 de janeiro a meados de fevereiro de 2024, com esculturas em papel.

Joana Rosa, com a técnica de impressão “linogravura” e ilustração de um texto infantil ou de poesia, esteve presente de 20 de março a 8 de maio de 2024, e Joana Vasconcelos fechou em grande este ciclo de exposições de arte e criatividade nas últimas semanas.

Deixe um comentário

Famalicense Spotlight ilumina a remodelação da casa do Big Brother 25 de Portugal

A agência de publicidade e comunicação Spotlight, sediada em Vila Nova de Famalicão, conquistou destaque nacional ao participar na remodelação da casa do Big Brother 25 de Portugal. Especialista em decorações em vinil, reclamos luminosos e publicidade exterior, a empresa foi responsável por criar uma identidade visual moderna e vibrante para um dos programas de maior audiência do país.


Joel Carvalho, de 32 anos; e Carlos Ramos, de 31 anos, são os responsáveis da Spotlight

Na nova casa, as soluções inovadoras da Spotlight transformaram os espaços com aplicações de vinil que conferem dinamismo e personalidade, enquanto os reclamos luminosos realçaram a presença visual dos ambientes, reforçando a imagem arrojada e contemporânea do programa. Segundo os responsáveis da agência, a experiência acumulada no setor permitiu oferecer um trabalho de elevada qualidade, aliado à criatividade e ao rigor técnico que se destacam no mercado local.

 

Foi um projeto desafiador e inspirador, onde cada detalhe contribuiu para dar um novo fôlego à casa do Big Brother 25. Sentimo-nos orgulhosos por representar a criatividade e a inovação de Vila Nova de Famalicão em um palco tão relevante

Responsáveis da Empresa

 

Este sucesso reforça o compromisso da Spotlight em elevar os padrões da publicidade exterior e evidenciar o potencial da região, consolidando a sua reputação como referência no setor. A participação no remodelação do Big Brother 25 de Portugal marca um importante passo na expansão do portfólio da agência, que continua a surpreender com projetos ousados e de alta visibilidade.

 

Famalicão no top 15 dos municípios mais procurados para arrendar casa

Vila Nova de Famalicão está entre os 50 municípios mais procurados para arrendar casa em Portugal, ocupando a 14.ª posição no ranking recentemente divulgado pelo idealista. Esta classificação confirma a crescente procura por habitação em zonas fora dos grandes centros urbanos, como Lisboa e Porto, onde os preços das rendas continuam elevados.

A liderança do ranking pertence a concelhos periféricos de Lisboa, com a Moita no topo da lista, seguida pelo Barreiro, Amadora, Sintra, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira. No distrito do Porto, Valongo é o município mais procurado, ocupando o 8.º lugar.

O estudo indica que esta tendência se deve às rendas mais acessíveis nos arredores das grandes cidades, ainda que os valores tenham vindo a subir devido ao efeito contágio. Além de Famalicão, outras localidades do Norte como Guimarães (25.º), Barcelos (48.º) e Póvoa de Varzim (49.º) também aparecem no ranking, reforçando a atratividade do Minho para quem procura arrendamento.

 

Famalicão: O melhor guarda-redes de fevereiro já recebeu o troféu

Lazar Carević já recebeu o prémio de melhor guarda-redes da Liga Portugal Betclic de fevereiro. Nesse período de tempo, o montenegrino manteve a baliza a zero nos três jogos disputados. Um registo que mereceu o reconhecimento dos treinadores das equipas do primeiro escalão do futebol português, com 19,66% dos votos.

Nas jornadas 21, 22 e 23 o guarda-redes fechou a baliza nos encontros com Vitória Sport Clube, Gil Vicente Futebol Clube e Moreirense Futebol Clube, registo que, acumulado aos jogos com Boavista Futebol Clube e Estrela da Amadora, permitiu igualar um recorde, de 92/93, de cinco partidas consecutivas sem sofrer golos.

“Estou muito contente pela atribuição deste prémio que deve ser partilhado pelos meus colegas, pois não poderia conquistá-lo sem a ajuda deles e do trabalho da equipa técnica. Eles acabam por tornar bem mais fácil o meu trabalho”, referiu o atleta que espera que a equipa volte a destacar-se pelos registos defensivos.

Lazar Carević acredita que as suas exibições refletem o trabalho diário. “Estou a treinar bem. Soube esperar pela minha oportunidade e aproveitei as partidas em que joguei para demonstrar a minha qualidade”.

A cumprir a temporada de estreia no Futebol Clube de Famalicão, o montenegrino admitiu estar feliz com a opção que tomou no início da temporada. Não só pelo clube e pelas condições que proporciona, mas também pela cidade.

Famalicão: Jogador da equipa sub-17 vai disputar o CAN

Athos Sousa está convocado para a seleção sub-17 de Angola que vai disputar o Campeonato Africano das Nações, que começa na próxima semana, em Marrocos. O médio da equipa sub-17 do Futebol Clube de Famalicão foi chamado para disputar uma prova em que o conjunto angolano está no Grupo D, com Mali (1 de abril), Costa do Marfim (4 de abril) e República Centro-Africana (7 de abril).

Depois de Oliver Tan ter jogado, na passada semana, dois jogos pelos Estados Unidos, este é o segundo jogador da equipa sub-17 do clube famalicense a ser convocado para a respetiva seleção. Esta dupla convocatória reflete a boa época que a equipa está a realizar, estando a disputar a fase de apuramento de campeão nacional.

Famalicão: Nuno Melo na lista da AD no Porto

O famalicense e líder nacional do CDS é o nº 2 da lista da AD pelo círculo eleitoral do Porto, nas Legislativas de maio. Já em março de 2024, coube a Nuno Melo ser o segundo rosto dos dois partidos na luta eleitoral de então.

O CDS esteve reunido em Conselho Nacional para preparar as Legislativas e Nuno Melo confirmou que a coligação com o PSD deixa de incluir o PPM.

Recorde-se que Nuno Melo é o atual Ministro da Defesa.

Famalicão: Sofia Fernandes é a terceira da lista por Braga

A presidente da Concelhia do PSD vai em terceiro lugar na lista pelo círculo eleitoral de Braga, nas Legislativas do próximo mês de maio. O Conselho Nacional do PSD, reunido na noite desta quarta-feira, aprovou a lista que volta a ser liderada por Hugo Soares.

De fora fica Jorge Paulo Oliveira eleito para a Assembleia da República desde 2011 e que no último ato eleitoral foi quarto da lista. O ainda deputado famalicense é secretário da Assembleia da República.

Sofia Fernandes, também vereadora na Câmara Municipal, foi eleita líder do PSD de Famalicão em março do ano passado, tornando-se a primeira mulher a exercer o cargo à frente da maior Concelhia nacional, com a maior participação ativa eleitoral, com mais de 1800 militantes ativos.

Recorde-se que, tal como nas eleições de 2024, o PSD e CDS vão a votos coligados, mantendo a denominação Aliança Democrática.