Famalicão: Cuidar Maior chega a 497 cuidadores informais, mas precisa de apoio financeiro para crescer

O Projeto Cuidar Maior, criado em 2019, pelo Centro Social e Paroquial de Requião com apoio de outros parceiros, abrange 497 cuidadores informais. Começou por atender as freguesias do Vale do Pelhe, mas chegou, entretanto, a todo o concelho. As solicitações têm vindo a aumentar, face às necessidades, mas os apoios financeiros escasseiam, frisou o presidente do Centro Social e Paroquial de Requião, pe. Domingos Machado, esta sexta-feira, no encontro sobre “A (In)visibilidade de Cuidar”.

«Precisamos de mais apoios, principalmente da Segurança Social, no aumento das comparticipações às respostas sociais ou a diminuição dos encargos sociais das IPSS. Olhem também para a necessidade de conseguirmos um apoio consolidado para o Cuidar Maior», referiu Domingos Machado.

A Secretária de Estado da Social Ação e Inclusão, Clara Marques Mendes, presente neste colóquio, reconheceu que o setor social «precisa de ser mais acarinhado porque nunca falha e dá as respostas que o Estado nunca daria se não fossem as instituições». Disse que foi por isso que o Governo aumentou as comparticipações em 3,5%. Contudo, admite que é preciso ir mais além até porque «os projetos inovadores que vão surgindo são da parte das instituições sociais».

Sobre os Cuidadores Informais, lembrou que este Governo incluiu o acesso ao estatuto de cuidador informal pessoas não familiares do doente. Clara Marques Mendes adiantou, ainda, que o Governo está a trabalhar para tornar efetivo (porque já existe a lei) o descanso ao cuidador. Uma estratégia que irá passar pelas instituições e por bolsas de cuidadores informais.

A governante deixou, ainda, outro desafio, mais abrangente que tem a ver com estratégias de longevidade «e não só de cuidar das pessoas quando precisam. Temos de as preparar para envelhecer», frisou. A Secretária de Estado falou também da necessidade do setor da saúde entrar mais nos cuidados ao domicílio. «Um paradigma que o Estado tem que aprender com as instituições», admitiu.

O município tem sido um parceiro e o presidente da Câmara Municipal lembrou que este ano as IPSS receberam mais de um milhão de euros. «A Câmara está disponível para o apoio e, porventura, para uma escalada deste projeto a nível concelhio, por via do CLAS – Conselho Local de Ação Social, para que todas as instituições possam apoiar o Cuidar Maior. Não pode ficar só ao encargo do Centro Social e Paroquial de Requião», desafiou Mário Passos as 46 instituições sociais do concelho. «O Banco Local do Voluntariado tem que contribuir», acrescentou o edil.

A vereadora da Família e Saúde fez o mesmo repto, desafiando também as Juntas de Freguesia a apoiarem porque nem todas o fazem. Sofia Fernandes referiu, ainda, que o município está a trabalhar no Plano Municipal de Gerontologia.

Deixe um comentário

Ministra da Saúde vem a Famalicão para inaugurar novas valências do CIDIFAD em Riba d’Ave

A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, vai estar em Riba D’Ave, sexta-feira, 20 de dezembro, às 09h30, para inaugurar duas novas valências no CIDIFAD (Centro de Investigação, Formação e Acompanhamento das Demências), gerido pela Santa Casa da Misericórdia local.

As unidades, voltadas para os Cuidados Paliativos e Centro Dia de Promoção da Autonomia, reforçam o apoio às pessoas com demência e respetivas famílias.

Temperaturas sobem mas chuva regressa na próxima semana

As temperaturas vão voltar a subir no decorrer da próxima semana, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Ao que tudo indica, a acompanhar a subida das máximas, está a chuva, que deverá regressar ao Minho na terça-feira em regime de aguaceiros.

Até lá, as máximas deverão rondas os 16 graus e as mínimas os 5.

Famalicão: AFSA de luto pela morte de atleta com 33 anos

A Associação Futebol Salão Amador (AFSA) de Vila Nova de Famalicão está de luto pelo falecimento do atleta Pedro Araújo, vítima de doença prolongada. A direção da AFSA expressou profundo pesar pela partida do jovem natural da freguesia de Calendário, em Vila Nova de Famalicão.

O velório terá início este sábado, a partir das 15h, na capela mortuária de Calendário. O funeral está agendado para domingo, às 15h.

Em homenagem a Pedro Araújo, será feito um minuto de silêncio nos jogos deste sábado.

A AFSA, num comunicado partilhado nas redes sociais, endereça as mais sentidas condolências à família enlutada.

Jornal espanhol destaca avançado do F.C.Famalicão: “Melhor que Samu e Gyokeres”

Óscar Aranda, jogador do Famalicão, é destaque no jornal espanhol As este sábado, após ter marcado o golo que garantiu um empate frente ao FC Porto na 13.ª jornada da I Liga. O avançado, formado no Real Madrid e chegado ao clube minhoto no verão de 2023, tem impressionado com o seu rendimento, sendo apontado como um dos jogadores mais influentes da equipa.

O As sublinha que Aranda “tem estatísticas melhores do que Samu e Gyökeres”, jogadores em destaque no FC Porto e Sporting, respetivamente. Com três golos e uma assistência, Aranda esteve diretamente envolvido em quase um terço dos 16 golos marcados pelo Famalicão esta época. Além disso, lidera várias métricas ofensivas em Portugal.

“Oscar é o segundo jogador com mais passes progressivos efetuados (55) e também o segundo que mais passes progressivos recebe (52), estando no top 2 em todas as estatísticas de progressão. Gyökeres, por exemplo, não está sequer no top 10”, destaca o jornal.

A consistência do jovem espanhol tem sido essencial para o Famalicão, que continua a surpreender na I Liga.

Famalicão: Daniel Pacheco completa equipa técnica de Hugo Oliveira

A equipa técnica de Hugo Oliveira, apresentado na passada terça-feira como treinador do Famalicão, está completa com a entrada de Daniel Pacheco para adjunto.

Daniel Pacheco tem 57 anos, é natural de Paredes e já desempenhou iguais funções no Gil Vicente, na altura treinado por João de Deus, na época 14/15. Ainda no clube de Barcelos desempenhou funções no departamento de Scout.

Marco Pedroso (análise), Miguel Miranda (treino de guarda-redes), Gil Sousa (metodologia), Pedro Abreu (performance física) e Ricardo Silva (adjunto que já fazia parte da estrutura) fazem parte da equipa técnica que se estreia na próxima segunda-feira, diante do SC Braga.

Famalicão: Jorge Rocha reforça estrutura da SAD

Jorge Rocha é a mais recente contratação da SAD do FC Famalicão.

O novo Chief Operational Officer (COO), que

Jorge Rocha vai trabalhar para projetar a marca FC Famalicão no país e no estrangeiro. O novo diretor de operações vai liderar vários departamentos e definir estratégias e planos de ação para alcançar mais notoriedade para o clube.

Jorge Rocha vai trabalhar com Luís Ribeiro, diretor financeiro (CFO), Ivo Dias, diretor do Marketing, e Pedro Reis Sá, diretor de Comunicação.