Famalicão: D. Adelaide celebra hoje 100 anos de vida

Adelaide Emília Dantas Esteves, nascida a 28 de janeiro de 1922, completa esta sexta-feira 100 anos de vida. Nascida na freguesia de Candemil, concelho de Vila Nova de Cerveira, desde há muitos anos que reside em VN Famalicão, depois de viver noutras zonas do país, fruto da atividade profissional do seu falecido marido, que era agente da PSP.

Com uma memória ímpar, autónoma no seu quotidiano, caminha e alimenta-se sozinha, a D. Adelaide há muitos anos que não tem necessidade de se deslocar a um médico ou a um hospital e são raros os episódios de deslocações de médicos a casa, apenas quando aparece uma gripe mais forte, e sempre pela insistência da família, pois para a D. Adelaide está sempre tudo bem.

Não toma nenhuma medicação e ainda consegue ler e escrever, vê televisão para estar a par de todas as notícias e tem como grande “vício” comer chocolate.

Conta com uma descendência composta por 3 filhos, 8 netos e 5 bisnetos, todos vivos. «Completar um século de vida é pertencer à História do mundo de uma forma mais profunda, autêntica e rara. Hoje, a nossa querida familiar alcança essa grande meta e não poderíamos estar mais felizes. Parabéns por celebrar 100 anos querida mãe, sogra, avó, bisavó e amiga», escreve a família numa mensagem enviada à Cidade Hoje.

 

Centro Social de Calendário celebra 40º aniversário num evento onde será apresentada a nova imagem

Após 40 anos com a mesma atuação, o Centro Social de Calendário tomou a decisão de alterar a sua imagem por completo. Uma imagem mais atual e minimalista.

No dia 16 de julho, o Centro Social de Calendário convida-o a marcar presença no evento onde será apresentada a sua nova identidade corporativa, celebrando em simultâneo os seus 40 anos.

Promete uma tarde repleta de animação, bons momentos e muitas novidades.

Junte-se à instituição e venha fazer parte do Centro Social de Calendário.

Dia 16 de julho, pelas 16 horas, visite o CSC.

Famalicão: Próxima visita guiada ao “Castelo de Vermoim” é no dia 17 de julho

No dia 17 de julho decorre a terceira visita guiada ao “Castelo de Vermoim”, inserida na iniciativa “Pedras com História” através da qual a Junta de Freguesia pretende dar a conhecer a toda a população local e do concelho, a área envolvente daquele espaço.
Os interessados devem inscrever-se pelo e-mail jfvermoim@sapo.pt, com o nome, contacto telefónico e número do cartão de cidadão; a inscrição também pode ser feita na sede da Junta de Freguesia, no horário de atendimento.
As visitas guiadas têm o limite máximo de 50 pessoas e são destinadas a maiores de 6 anos.

Famalicão: Daniela Lopes vence meeting Senhora da Agonia

A nadadora do Grupo Desportivo Natação foi a grande vencedora dos 4000mts da prova realizada na foz do rio Lima, em Viana do Castelo.

Numa organização da Associação de Natação do Minho, com a participação de cerca de 180 nadadores, em representação de 38 clubes, Daniela completou esta prova do Circuito Nacional de Águas Abertas em 46:12 minutos.

O master Pedro Machado, também do GD Natação, venceu o seu escalão.

Bons resultados que fazem prova «de um conjunto de nadadores excelentes. A Daniela Lopes está a cimentar a sua apetência, também para as Águas Abertas, onde vai somando vitórias que a tornam cada vez mais forte, competente e motivada», analisa Pedro Faia, treinador do GD Natação.

Famalicão: Município adere a campanha mundial e incentiva a redução da utilização do plástico

Vila Nova de Famalicão associou-se ao movimento internacional “Julho Sem Plástico” que, desde 2011, promove a redução da utilização de plástico em todo o mundo.

Deste modo, o Município quer fazer parte da solução, incentivando os famalicenses a evitar o uso de plásticos descartáveis com o objetivo de reduzir o impacto e poluição que estes materiais causam ao meio ambiente.

Para além das mensagens de sensibilização difundidas nas várias plataformas de comunicação do município sobre os hábitos que devem ser adotados para a redução do plástico, a Câmara Municipal vai, ainda, promover uma ação de sensibilização, no dia 13 de julho, na feira semanal, com a distribuição de meio milhar de sacos de pano.

Um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) denuncia que, desde 2000, mais de 75% do plástico produzido no mundo já virou lixo e isso traz consequências prejudiciais para a vida selvagem, sistemas naturais e seres humanos.

A campanha “Plastic Free July” foi criada pela Plastic Free Foundation, uma iniciativa internacional que mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo para assumir o desafio e o compromisso de reduzir o consumo de descartáveis ao longo de um mês. Tudo começou em 2011, graças a Rebecca Prince-Ruiz, que iniciou o movimento na sua cidade, na Austrália, contagiando a sua comunidade, o governo local e, a partir daí, nos anos seguintes, o país e o mundo.

Recorde-se que, este domingo, celebrou-se o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico.

Famalicão: Nova geração de políticas de inclusão envolve 271 crianças e jovens

Ao longo do ano letivo que terminou, o Município de Vila Nova de Famalicão desenvolveu um novo programa de inclusão inteligente, centrado nas respostas sociais de proximidade às comunidades de risco do concelho. O Acompanhar + envolveu cerca de 271 crianças e jovens, assim como mais de 10 famílias dos Complexos de Habitação Social das Bétulas, Lameiras, Valdossos, Cal e de Meães.

O projeto faz uma abordagem integrada e inovadora no território do Vale do Ave, com uma equipa multidisciplinar e presença continua no terreno, com intervenções na área socioeducativa e de resposta às situações de emergência social. Esta ação resulta num programa de educação parental, que dá respostas de formação integradas e personalizadas, família a família; outro de capacitação e treino de competências que decorre ao longo de todo o ano (incluindo nas férias escolares) que envolve as 271 crianças e jovens; e um programa de apoio ao estudo e promoção do sucesso educativo, com uma equipa de Mentores e Tutores de Pares que atuam nas cinco comunidades do projeto.

Deste trabalho resultou a resposta a uma lacuna, relacionada com a necessidade de colocar em sintonia todos os parceiros que dão resposta às comunidades mais desfavorecidas de Famalicão, e um diagnóstico mais real da situação, o que permite dar uma resposta mais robusta e objetiva a situações de exclusão que passavam despercebidas.

O programa Acompanhar + junta como parceiros o Município – através dos Pelouros da Ação Social e da Educação -, a PASEC – Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultural, o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, o Agrupamento de Escolas D. Sancho I, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, o Gabinete de Ação Social da Associação de Moradores das Lameiras e o Projeto Eurobairro do Programa Escolhas, apoiado pelo Alto Comissariado para as Migrações.

 

Famalicão: Festas a S. Bento em Joane

As festas a S. Bento, na vila de Joane, começam na tarde do próximo domingo, às 15 horas, com o leilão de oferendas. Durante a semana que se segue, de 11 a 15, sempre às 19 horas, há eucaristia e sermão. Ainda no dia 15, às 22 horas, há música com o grupo Show-On.

No dia 16, às 20 horas, celebra-se nova eucaristia, seguida de procissão; às 22 horas, atua o grupo Alvorada Musical, terminando o dia com uma sessão de fogo de artifício. No dia 17, às 11 horas, eucaristia, prosseguindo as celebrações religiosas, às 15 horas, com uma procissão. O resto da tarde será preenchido com a atuação do Rancho Folclórico Divino Salvador de Delães e Grupo Etnográfico Rusga de Joane.