Famalicão Dança apura campeões nacionais e do mundo

ORGANIZAÇÃO GINDANÇA

A Academia Gindança volta a organizar o Famalicão Dança 2021 AMCO, após um ano de interregno devido à pandemia. Está marcado para sábado, no pavilhão municipal. Contempla a 3.ª prova do Circuito Nacional de Dança Desportiva; o Campeonato Nacional de 10 Danças Adultos Open e Seniores 1 Open; a Taça do Mundo de Adultos Open Latinas.

As danças latinas são o Samba, Cha Cha Cha, Rumba, Paso Doble e Jive; as standard são a Valsa Inglesa, Tango, Valsa Vienense, Slow Foxtrot e Quickstep.

Os organizadores estão «muito orgulhosos por merecerem esta atribuição de provas» e agradecem o apoio do município de Famalicão e do Instituto Português do Desporto e Juventude, além das empresas.

A Taça do Mundo será disputada no escalão de adultos da modalidade em latinas, trazendo até si pares de 27 países e continentes diferentes, um recorde.

Nesta prova será apurado o par campeão da Taça do Mundo de 2021 em Adultos Latinas. A avaliação da prestação dos atletas em prova na Taça do Mundo no “Famalicão Dança 2021 AMCO” será da responsabilidade de 11 Juízes de Prova com licença da Federação Mundial de 10 países diferentes, assim como um vasto leque de júris nacionais ainda a serem nomeados pela federação portuguesa de dança desportiva para as provas nacionais.

Neste dia serão apurados também os campeões nacionais de Adultos Open e Seniores 1 Open a 10 danças, que serão os representantes de Portugal nas provas de maior importância como os Campeonatos da Europa e do Mundo. São atletas com idades compreendidas entre os 5 e os 70 anos de idade, que irão estar em pista a contagiar o público com o seu prazer de dançar.

A lotação do pavilhão este ano será mais reduzida, no entanto será possível pela primeira assistir a uma competição de dança ao vivo. Para adquirirem bilhetes e obterem mais informações devem entrar no site www.famalicaodanca.com

Desde 2014 que Vila Nova de Famalicão se vem afirmando como local de eleição para a prática de Dança Desportiva e realização de provas de grande importância. A Gindança tem vindo a aperfeiçoar o trabalho apresentado.

A organização, enquanto entidade associativa, diz que «tem muito orgulho em concretizar um projeto com esta importância em Vila Nova de Famalicão, por valorizar fortemente a prática desportiva», considerando que é, também, um elemento «de forte promoção e divulgação da modalidade».

Para montar um espetáculo destes é necessária, também, uma equipa de grandes profissionais de som, luz e imagem, uma vez que terá divulgação em programas de tv, live streaming para sites nacionais e internacionais, nomeadamente Federação Mundial e DSI England, de transmissão em direto de todas as provas que integram o evento.

Em permanência irão publicar informações de atualização em www.famalicaodanca.com , através do Facebook e Instagram.

Perigo iminente: Desmoronamentos na ciclovia Famalicão – Póvoa

Devido ao mau tempo que se tem vindo a fazer sentir, estão a registar-se vários desmoronamentos na via ciclo-pedonal Famalicão – Póvoa.

O alerta chegou à Cidade Hoje por utilizadores daquela via que reportaram situações de perigo iminente na zona de Barradas, entre as freguesias do Louro e Brufe, em Famalicão.

É aconselhada a não utilização do espaço até uma intervenção das entidades competentes.

Famalicão: Mau tempo cancela festas a S. Vicente

O programa da festa de S. Vicente, da tarde deste domingo, foi cancelado.

Em função do mau tempo, com chuva intensa e vento forte, a Comissão de Festas decidiu não desenvolver o programa que estava agendado, dado não estarem garantidas as condições de segurança para a realização das iniciativas.

O sorteio das rifas será realizado no dia 8 de fevereiro, na missa na capela de S. Vicente.

Famalicão perde (1-3) com o Benfica debaixo de temporal

Apesar do mau tempo, a partida entre o Famalicão e o Benfica, da décima quarta jornada da Liga BPI, começou animada. As visitantes marcaram logo no primeiro minuto, por Marie Alidou, mas a resposta das famalicenses foi célere. Aos 3 minutos, Mafalda Nunes aproveita o balanceamento ofensivo das águias e lança Rita Dias. A guarda-redes Lena Pauels sai da baliza, mas a avançada famalicense chega primeiro e faz o empate, resultado com que se chegou ao intervalo. Foi uma primeira parte, tal como todo o jogo, marcada pela chuva intensa e vento e forte que condicionou o futebol das duas equipas. Mas, mesmo assim, foram bons os primeiros 45 minutos das famalicenses perante o líder da prova.

Na segunda parte, o Benfica, por Nycole Raysla, volta a marcar cedo, aos 49 minutos. A equipa visitante esteve mais segura nesta fase da partida, mantendo as famalicenses – quase sempre – dentro do seu meio campo, em ações de contenção perante as tentativas do Benfica para ampliar o marcador… que conseguiu, aos 90 minutos, por Andreia Norton.

Nota para algum público que, perante o mau estado do tempo, não arredou o pé do campo n.º 2 do Estádio Municipal.

Com esta derrota, o Famalicão continua em zona de despromoção, com apenas 6 pontos.

Foto arquivo

 

Famalicão: Ana Marinho vence nona edição da Eco Run

A atleta famalicense, que representa o S. Salvador do Campo, venceu à geral absoluta e, também no seu escalão, sub-23, a prova realizada esta manhã, no Seixal.

Na Eco Run D. Paio Peres Correia, Ana Marinho fez a prova de corta-mato, de 4.500 metros, em pouco mais de 15 minutos.

Famalicão: Jornada 13 não foi de azar para o FAC

Marcio Sisti, Carlos Dias e Martim Almeida foram os autores dos golos na vitória do FAC, na partida da 13.ª jornada do nacional da 2.ª divisão de hóquei em patins.

Diante da Académica, a equipa de Miguel Viterbo chegou ao intervalo a vencer, por 0-1: na segunda metade ampliou para 0-3 e só depois permitiu o golo adversário.

Na classificação, liderada pelo CH Carvalhos, com 31 pontos, o FAC mantém a quarta posição, com 26 pontos.

Na próxima jornada, a primeira da segunda volta, o Famalicense visita o CP Sobreira.

 

Foto arquivo

Mau tempo agrava-se este domingo com a chegada da depressão Hermínia

A depressão Hermínia está a atingir Portugal continental a partir deste domingo, trazendo chuva intensa, vento forte e agitação marítima significativa.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Norte do país será o mais afetado nas primeiras horas do dia, com a precipitação a alastrar gradualmente ao restante território. O vento poderá atingir rajadas de 90 km/h no litoral e até 110 km/h nas zonas montanhosas.

A agitação marítima também será preocupante, especialmente na costa ocidental, onde se prevêem ondas que podem chegar aos 11 metros.