Famalicão: Debate sobre “A infância e a felicidade”

“Infância e a felicidade” é tema para debate e reflexão esta quinta-feira, dia 23 de maio, em mais uma sessão do VI Ciclo de Conferências em Educação, com Raquel Corval, psicóloga coordenadora do Eixo Desenvolvimento e Educação. Está marcado para o auditório da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, às 21h00.

A iniciativa tem como ponto de partida o ‘Brincar: criança feliz, adulto feliz’ e o debate é feito em torno da importância do desenvolvimento da criança nos primeiros anos e da valorização dos estímulos a que são expostas para o seu desenvolvimento. Estudos dizem que as crianças precisam de mais tempo livre, mais tempo para brincar, mais contacto com a natureza, uma escola interessante, espaços mais desafiantes, o envolvimento dos pais e a sensibilidade para este tema.

As inscrições podem ser feitas em www.famalicaoeducativo.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Sérgio Silva repete títulos nacionais pela terceira vez consecutiva

Sérgio Silva competiu, este fim de semana, nos Campeonatos de Portugal Master, em Vila Real de Santo António.

Nesta prova, que decorreu no Complexo Desportiva da cidade algarvia, Sérgio sagrou-se campeão nacional no salto em comprimento, salto em altura e triplo salto no escalão M35. É a terceira vez consecutiva que o atleta famalicense consegue estes títulos nestas disciplinas. Na prova dos 100 metros, Sérgio foi segundo.

O Campeonato Nacional de Pista ao Ar Livre, evento anual, é organizado pela Associação Nacional de Atletismo Veterano e pela Federação Portuguesa de Atletismo e reúne atletas veteranos de todo o país.

O campeonato é uma das competições mais importantes do calendário desportivo nacional para atletas com 35 anos ou mais. Os participantes disputaram várias modalidades, incluindo corridas de velocidade, meio-fundo, fundo, saltos e lançamentos.

Famalicão: ÀMOSTRA de 25 a 29 de junho, na Casa das Artes

De 25 a 29 de junho, às 21h30, o Grande Auditório da Casa das Artes de Famalicão vai receber a apresentação do primeiro trabalho profissional dos alunos finalistas do Instituto Nacional de Artes do Circo.

Àmostra vai concretizar-se em 5 noites, num total de 17 solos dos artistas de circo contemporâneo.

O espetáculo está direcionado a maiores de 6 anos e tem a duração de 90 minutos.

A entrada para o público em geral fica por quatro euros, dois euros para estudantes e detentores do Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores.

Famalicão: Piquenique das academias seniores adiado para sexta-feira

A previsão de chuva para esta terça-feira adiou, para a próxima sexta-feira, o terceiro piquenique da rede das academias seniores de Famalicão que terá lugar no Parque de Lazer de Gondifelos. O encontro decorrerá durante todo o dia, a partir das 10 horas, contemplando uma mega aula de zumba, a atuação das tunas seniores, almoço partilhado, exposição de trabalhos e uma sardinhada.

O projeto municipal de criação de academias seniores em várias freguesias visa combater a exclusão social e o isolamento da população sénior. Promover o envelhecimento ativo e a qualidade de vida, fomentando a formação científica, pessoal, social e cívica, através de práticas de aprendizagem e de sociabilização, são outros objetivos deste projeto que já tem treze academias implementadas no terreno.

Famalicão: Passeio Sénior a Fátima é nos dias 4, 5 e 6 de setembro

O tradicional Passeio Sénior a Fátima, uma iniciativa municipal, em parceria com as várias juntas de freguesia, realiza-se nos dias 4, 5 e 6 de setembro.

Tal como nas duas últimas edições, a Câmara Municipal realiza este passeio dividido por três dias, apostando numa menor concentração de pessoas e, por outro lado, promove o encontro à volta das comunidades de freguesia que são mais próximas dos seniores participantes.

Podem participar todos os cidadãos com 65 ou mais anos, e os reformados a partir dos 60 anos. As inscrições podem ser feitas nas juntas de freguesia do concelho.

Esta é uma iniciativa de longa tradição em Vila Nova de Famalicão que se traduz numa grande jornada de convívio entre a comunidade sénior do concelho.

O passeio não tem qualquer custo para os participantes e é organizado pelo pelouro de Ação Social da Câmara Municipal, em estreita articulação com as todas as Juntas de Freguesia do Concelho.

Famalicão: Primeiro workshop do projeto Acelerar o Norte é em Ribeirão

Terminado o primeiro ciclo de encontros com empresários, que teve 16 sessões de mobilização, realiza-se esta terça-feira o primeiro workshop do projeto Acelerar o Norte, intitulado “Começando pelo princípio: a Marca”. Está marcado para a Junta de Freguesia de Ribeirão, entre as 19 e as 21 horas. Link inscrição: https://forms.gle/BMzxWXkFBQ5hzrW68.

Micro e pequenas empresas vão conhecer as vantagens de um modelo de negócio digital, através do projeto Acelerar o Norte. Os promotores são a Aceleradora Digital de Famalicão e a Associação Comercial e Industrial de Famalicão.

Dirigido aos empresários dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares, o objetivo deste Roadshow de Capacitação do Acelerar o Norte é promover, gratuitamente, workshops sobre diversas temáticas para qualificar as empresas (gestores e colaboradores) aderentes ao projeto das 8 sub-regiões do Norte do país sobre ferramentas, boas práticas e estratégias de marketing digital.

Participam no workshop João Pedro Araújo, Gestor de Transição Digital da Aceleradora Digital de Vila Nova de Famalicão; Nuno Alves, especialista na área digital para falar da introdução à marca: noções básicas, registo e proteção da marca, estratégias de marketing digital para a diferenciação da marca, usar o email corporativo com eficiência e eficácia, utilização do Google Business Profile e o seu potencial.

Para complementar os workshops, em breve, o projeto Acelerar o Norte irá criar a Academia Digital, uma plataforma online de aprendizagem, com conteúdos de capacitação digital, de acesso gratuito.

Recorde-se que o Acelerar Norte foi criado pela CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI, com o objetivo de capacitar as empresas do Norte de Portugal, dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares, para a economia digital.

O projeto, que estima abranger mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do Portugal, tem um investimento de 19 milhões de euros e a duração de dois anos.

Para facilitar a adoção de estratégias e soluções digitais, que permitam às empresas atrair novos clientes, alcançar mais vendas e simplificar processos, o Acelerar o Norte vai disponibilizar, gratuitamente, ferramentas para avaliar o nível de maturidade digital do negócio, prestar apoio na elaboração de planos de transição digital, disponibilizar vouchers até 2 mil euros para acesso a serviços de transição digital e promover sessões de informação.

Famalicão: Gavião continua a comemorar Dia da Freguesia

No decurso das comemorações do Dia da Freguesia, no dia 22 de junho, o adro da igreja de Gavião recebe mais uma edição da Mostra Comunitária.

O certame decorre durante a tarde e noite daquele dia, seguindo o seguinte programa:

14h00 – Abertura da Mostra Comunitária
14h30 – Festa das Crianças
15h00 – Abertura da Praça Alimentar
16h00 – 6ª Mini Voltinha de Motas Clássicas de Gavião
16h30 – Apresentação Musical e Dança dos Alunos da Escola D. Maria II e EB1 Gavião
19h00 – Demonstração de Alex Ryu Jitsu
21h00 – Atuação dos Alunos de Apolo
22h00 – Animação com DJ Sá

No domingo, dia 23, depois do pequeno-almoço, às 9 horas, celebra-se missa solene na igreja paroquial, marcada para as 10 horas e, uma hora depois, decorre a sessão solene, na Junta de Freguesia.