Famalicão: Décima troca de sementes será online

Em ano de pandemia, a 10.ª troca de sementes, organizada pela Associação Famalicão em Transição, será online (no facebook), com duração de duas semanas (até 21 de março).

Os interessados poderão combinar as trocas ou doações de sementes.

Sementes, plantas, estacas, bolbos, rebentos… de tudo um pouco que já costumava encontrar na tradicional troca de sementes de Primavera. Era um evento de março que, além de assinalar um novo ciclo na natureza, estava marcado pelo convívio.

Segundo a Associação Famalicão em Transição, esta iniciativa visa promover a soberania alimentar, preservar a biodiversidade e evitar a extinção de variedades tradicionais.

Pode acompanhar em: https://www.facebook.com/events/1843951942449137/

Santo Tirso: A Dona Clarinda fez 100 anos e até teve direito a entrevista na SIC

Esta quinta-feira foi dia de festa em Monte Córdova, Santo Tirso. A Dona Clarinda Coelho soprou as velas de um século de vida.

A sénior é utente da Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova.

A festa começou bem cedo, com a presença da SIC que, através do programa da “Alô Portugal”, deu a conhecer a aniversariante a todo o país. Depois seguiu-se um encontro com familiares, amigos e direção da associação que não quiseram deixar passar a data em branco.

 

Famalicão: Bênção e Procissão dos Ramos na Praça 9 de Abril

Domingo, dia 2 de abril, a Igreja celebra a bênção e Procissão dos Ramos, na Praça 9 de Abril, com início às 10 horas. Após a bênção, a procissão segue pela Rua de Santo António, Praça D. Maria II, Rua Alves Roçadas, Rua S. João de Deus, Rua Adriano Pinto Bastos, Rua Manuel Pinto de Sousa até à Igreja Matriz Nova, onde às 11h15, celebra-se a eucaristia do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor. Ainda na Praça 9 de Abril, às 11 horas, será recriada a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém.

Na tarde deste dia, às 15 horas, sai a segunda edição do Cortejo Bíblico Páscoa Hebraica, a partir do centro paroquial, junto à Matriz Nova. O cortejo segue pela Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Bastos, Alameda D. Maria II, Rua Lourenço da Silva Oliveira, Praça D. Maria II, Rua de Santo António e termina na Praça 9 de Abril.
Este cortejo tem uma linha histórica que pretende mostrar a opressão de Israel e a sua libertação, por Deus, debaixo do jugo dos Egípcios.

Famalicão: “Padrinhos” do FC Famalicão levam o folar ao Centro Escolar Luís de Camões

Antes da pausa letiva para a Páscoa, os alunos do Centro Escolar Luís de Camões receberam, esta quinta-feira, a visita de Riccieli e Alexandre Penetra que não foram de mãos vazias e, qual padrinhos, entregaram o folar.

Os jogadores do FC Famalicão estiveram com os meninos e meninas do pré-escolar e o 1.º ciclo deste estabelecimento do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco que se apresentaram animados e devidamente vestidos com as cores do clube. Como prémio, qual folar, receberam ovos e chocolates da Páscoa, autógrafos dos dois defesas, pulseiras e outros adereços para que mantenham viva a paixão que já mostram pelo Futebol Clube de Famalicão.

«O carinho que recebemos é demonstrativo da paixão que os famalicenses sentem pelo clube. Sabemos que muitos destes meninos e meninas são presença frequente nos jogos e, como tal, puderam, de alguma forma, concretizar o sonho de estarem com jogadores que costumam estar a apoiar desde as bancadas», referiu Riccieli visivelmente «muito feliz» por proporcionar este momento «que ficará, certamente, na memória das crianças».

As palavras do capitão da equipa tiveram eco na voz de Alexandre Penetra. O jogador não se mostrou surpreendido com a receção dos jovens adeptos, acrescentando que o Famalicão é um «amor que passa de geração em geração». O camisola 6 destaca que «é comum vermos famílias completas a assistir aos jogos e é esse cenário que desejamos ter no Municipal na partida de segunda-feira», diante do Arouca. «Estamos a atravessar uma fase muito positiva e os adeptos têm sido uma peça fulcral para este crescimento. Queremos manter esta energia para que possamos continuar a cimentar a nossa posição na tabela classificativa».

Famalicão: Páscoa Doce com convívio

Este fim de semana, a Alameda D. Maria II recebe a segunda edição da Páscoa Doce.

Este é mais um momento da programação definida pela Confraria das Santas Chagas para as festividades da Páscoa.

A abertura está marcada para as 10 horas, com a presença das confeitarias de Famalicão e de outras localidades. Por que Páscoa é, por tradição, sinal de doces, incluindo as amêndoas, não podiam faltar nesta quadra festiva.

Esta montra de doces é também sinal de convívio fraterno entre os famalicenses, à semelhança do que se vive nas casas em dia de Páscoa. Assim, no sábado, às 10h30, a equipa Apolo Famalicense Associação de Dança faz uma atuação; às 15 horas, está marcado um concerto de metais pela Artave.

Por volta das 15 horas, tem lugar o primeiro Concurso de Doces Caseiros de Páscoa destinado a amadores.

Como os doces precisam de vinho, por volta das 17 horas há uma prova de vinhos verdes.

Famalicão: Via-Sacra Jovem na noite desta sexta-feira

Em preparação para a Semana Santa, esta sexta-feira, realiza-se a via-sacra jovem, com saída da igreja matriz nova às 21h30. Começa no interior do espaço religioso e segue pela Rua Álvaro Castelões, Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Bastos, Rua de S. António, Praça 9 de Abril e termina no interior da Antiga Igreja Matriz.
A via-sacra faz parte das tradições mais acarinhadas pelos católicos, sobretudo durante a quaresma. É um exercício espiritual – e, em alguns casos, também físico – que ajuda quem a faz a reviver a paixão e morte do Senhor Jesus, acompanhando Aquele que deu a vida pela humanidade e aprendendo d’Ele o “caminho da cruz”, o caminho de todos os homens e mulheres, mais ainda de todos os cristãos.

Famalicão: Mariana e Inês alcançam bons resultados no Europeu de Xadrez

As irmãs Mariana e Inês Silva, jogadoras do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis, em representação de Portugal no Campeonato Europeu Feminino, terminaram a prova com bons resultados.

Na competição que decorreu em Petrovac (Montenegro), entre os dias 17 e esta quarta-feira, com a participação de 136 atletas de 34 países, Mariana Silva concluiu com 4,5 pontos e uma performance exatamente igual ao Elo que possui atualmente (1920). Cabeça de série n.º 116 à partida da prova, Mariana terminou no 94.º lugar, um registo bem considerável.

Ana Inês Silva totalizou 4 pontos e fechou a prova em 111.º lugar. Tal como a irmã, Inês ficou acima do ranking inicial (era a 125), mas o mais importante foi a performance de 1978, que lhe permitiu arrecadar 44,6 pontos para o Elo.

O Clube de Xadrez A2D agradece à Associação Académica da Didáxis, Cooperativa de Ensino Didáxis e à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, pelo patrocínio às atletas, bem como, ao apoio prestado pela Federação Portuguesa de Xadrez.