Famalicão: Deputado Jorge Paulo Oliveira interpela Ministro sobre a criação do Subdestacamento Territorial da GNR

Perante o novo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, o deputado famalicense Jorge Paulo Oliveira voltou a insistir na criação do subdestacamento Territorial da GNR de Famalicão. Mas o Governante não respondeu ao deputado do PSD.

Esta não é a primeira vez que Jorge Paulo Oliveira desafia o Governo de António Costa a revelar a disponibilidade para a criação desta estrutura. Desta vez, aproveitou a audição na especialidade do Orçamento do Estado para 2022 para voltar a questionar o Governo sobre o assunto. O deputado recordou que a criação do Destacamento Territorial de Famalicão foi decretado a 16 de dezembro de 2008 e nunca efetivado.

Mesmo reconhecendo as dificuldades em implementar o Destacamento Territorial da GNR, Jorge Paulo Oliveira considera que uma solução intermédia, ou seja um Subdestacamento Territorial, «permitiria a desvinculação dos três Postos dos Comandos Territoriais existentes no município (Joane, Riba de Ave e Famalicão), da tutela operacional do Destacamento de Barcelos».

Esta desvinculação, segundo o parlamentar famalicense, possibilitaria igualmente, reforçar o quadro de efetivos e dotar o concelho de importantes unidades operacionais (Núcleo de Investigação Criminal ou o Núcleo de Proteção do Ambiente), «aproveitando-se este contexto para reabilitar o debilitado atual posto da GNR de Famalicão que, inexplicavelmente, não foi abrangido pela Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos».

O eleito pelo PSD interrogou ainda o Ministro sobre o Quartel da GNR da Vila de Riba de Ave, instalado no rés-do-chão de um edifício habitacional arrendado. «Nos últimos 6 anos, o Governo foi dizendo coisas diferentes, primeiro ia construir um edifício de raiz, depois remodelar e ampliar o atual, para, finalmente assegurar a sua reinstalação num outro espaço. Pois muito bem, em julho de 2021, a Câmara Municipal comprou o antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave e disponibilizou-o ao Governo para nele ser colocada a GNR, mas nada avançou», afirmou Jorge Paulo Oliveira, que acrescentou: «não sei se haverá muitos municípios a disponibilizar edifícios cujo valor patrimonial ascende a meio milhão de euros. O Governo vai ou não aproveitar esta oportunidade?».

Jorge Paulo Oliveira disse que, na resposta, o Ministro «limitou-se» a dizer que o projeto «simplesmente não estava previsto».

No rol dos investimentos previstos, a Secretária de Estado da Administração Interna deu conta de que a empreitada relativa à 2ª fase da requalificação da Esquadra da PSP de Vila Nova de Famalicão, no montante de 870 mil euros, estava em fase de lançamento.

Famalicão: Trânsito condicionado na Rua Adolfo Casais Monteiro de segunda a quinta-feira

A Câmara Municipal de Famalicão informou que a circulação na Rua Adolfo Casais Monteiro vai estar condicionada, a partir da próxima segunda-feira e até quinta-feira. Os trabalhos envolvem a requalificação do passeio e o abate de algumas árvores por motivos de segurança e constrangimentos para peões e moradores.

• Dia 03 abril – Trânsito interdito entre o cruzamento da Rua Adolfo Casais Monteiro com a Rua Barão da Trovisqueira e Rua Luís Barroso, entre as 09h15 e as 18h00, com acesso condicionado aos moradores do local.
• De 4 a 6 de abril – Trânsito condicionado, sendo permitida a circulação (condicionada) no sentido Rua Adolfo Casais Monteiro – Parque 1º Maio e proibida a circulação no sentido contrário.
Nos restantes dias poderão existir constrangimentos na via até à conclusão dos trabalhos.

Famalicão: Ovelha resgatada em Ribeirão

A tarde deste sábado fica marcada pelo resgate de uma ovelha, vila famalicense de Ribeirão.

Para o socorro do animal, que não conseguia sair da zona envolvente a um riacho para onde caiu, foi acionada a equipa do Centro de Recolha Animal de Vila Nova de Famalicão.

A ovelha, depois de uma operação de resgate que durou cerca de 35 minutos, foi retirada do local e entregue ao tutor.

O animal não apresentava ferimentos resultantes da queda.

Famalicão: Carolina Silva vence concurso de doces de Páscoa

Carolina Silva é a grande vencedora do 1⁰ Concurso de Doces da Páscoa, que teve lugar no âmbito do certame Páscoa Doce. A jovem deu provas do seu talento ao apresentar um delicioso pão-de-ló com queijo, que conquistou os jurados do evento.

A este propósito saiba que pode degustar este e outros doces na feira “Páscoa Doce”, a decorrer na Alameda D.Maria II, no centro de Famalicão, até ao final deste domingo.

Famalicão: Condutora que sofreu acidente na A3 procura por testemunhas

Fernanda Pereira, condutora que seguia ao volante do Opel Astra na imagem, na madrugada de 11.03.2023, procura testemunhas do sinistro que sofreu.

O acidente, relata Fernanda Pereira na rede social facebook, aconteceu cerca da 01h30, na A3, sentido Porto – Braga, antes da saída de Cruz, ao quilómetro 38.8.

Se tem informações relevantes ou conhece alguém que possa ter presenciado o acidente, entre em contacto com a condutora.

Vem aí uma semana de sol e temperaturas até aos 23 graus

Depois de dias cinzentos e chuvosos, há motivos para sorrir, já que a meteorologia prevê uma semana sem chuva e com temperaturas agradáveis. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a temperatura máxima poderá chegar aos 23 graus durante a próxima semana.

De acordo com o IPMA, os dias mais quentes serão terça e quarta-feira, mas o sol já começará a brilhar em pleno já neste domingo. As noites continuarão frescas, com temperaturas a rondar os 10 graus.

Pode acompanhar aqui a previsão ao detalhe

Famalicão: Acidente na N206 em Cavalões com vítimas encarceradas

A tarde desta sexta-feira fica marcada por um acidente de viação na N206, em Cavalões, Vila Nova de Famalicão.

O sinistro, a envolver duas viaturas, deixou vítimas encarceradas, informou fonte dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

O alerta chegou cerca das 15h00 e, nos trabalhos de socorro, também está a equipa da VMER de Famalicão.

[ em atualização ]