Famalicão: Deputado Jorge Paulo Oliveira interpela Ministro sobre a criação do Subdestacamento Territorial da GNR

Perante o novo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, o deputado famalicense Jorge Paulo Oliveira voltou a insistir na criação do subdestacamento Territorial da GNR de Famalicão. Mas o Governante não respondeu ao deputado do PSD.

Esta não é a primeira vez que Jorge Paulo Oliveira desafia o Governo de António Costa a revelar a disponibilidade para a criação desta estrutura. Desta vez, aproveitou a audição na especialidade do Orçamento do Estado para 2022 para voltar a questionar o Governo sobre o assunto. O deputado recordou que a criação do Destacamento Territorial de Famalicão foi decretado a 16 de dezembro de 2008 e nunca efetivado.

Mesmo reconhecendo as dificuldades em implementar o Destacamento Territorial da GNR, Jorge Paulo Oliveira considera que uma solução intermédia, ou seja um Subdestacamento Territorial, «permitiria a desvinculação dos três Postos dos Comandos Territoriais existentes no município (Joane, Riba de Ave e Famalicão), da tutela operacional do Destacamento de Barcelos».

Esta desvinculação, segundo o parlamentar famalicense, possibilitaria igualmente, reforçar o quadro de efetivos e dotar o concelho de importantes unidades operacionais (Núcleo de Investigação Criminal ou o Núcleo de Proteção do Ambiente), «aproveitando-se este contexto para reabilitar o debilitado atual posto da GNR de Famalicão que, inexplicavelmente, não foi abrangido pela Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos».

O eleito pelo PSD interrogou ainda o Ministro sobre o Quartel da GNR da Vila de Riba de Ave, instalado no rés-do-chão de um edifício habitacional arrendado. «Nos últimos 6 anos, o Governo foi dizendo coisas diferentes, primeiro ia construir um edifício de raiz, depois remodelar e ampliar o atual, para, finalmente assegurar a sua reinstalação num outro espaço. Pois muito bem, em julho de 2021, a Câmara Municipal comprou o antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave e disponibilizou-o ao Governo para nele ser colocada a GNR, mas nada avançou», afirmou Jorge Paulo Oliveira, que acrescentou: «não sei se haverá muitos municípios a disponibilizar edifícios cujo valor patrimonial ascende a meio milhão de euros. O Governo vai ou não aproveitar esta oportunidade?».

Jorge Paulo Oliveira disse que, na resposta, o Ministro «limitou-se» a dizer que o projeto «simplesmente não estava previsto».

No rol dos investimentos previstos, a Secretária de Estado da Administração Interna deu conta de que a empreitada relativa à 2ª fase da requalificação da Esquadra da PSP de Vila Nova de Famalicão, no montante de 870 mil euros, estava em fase de lançamento.

Luís Godinho arbitra Famalicão x Braga

O arbitro da AF Évora é o escolhido para o jogo desta sexta feira, entre o FC Famalicao e o SP Braga.

Luís Godinho terá como assistentes Rui Teixeira e João Bessa Silva. João Pinho é o quarto arbitro. VAR: Vítor Ferreira AVAR: Luís Costa

GD Joane joga em Freamunde para a Taça de Portugal

Realizou-se, na tarde desta quinta-feira, o sorteio da primeira eliminatória da Taça de Portugal. Ainda sem equipas dos escalões principais, ao GD Joane coube uma deslocação ao reduto do Freamunde, equipa da principal divisão da AF Porto.

Já a equipa famalicense milita, também, no principal escalão da AF Braga.

A jornada está marcada para o dia 11 de setembro.

Famalicão: Restaurante Barão organiza fim de semana solidário a favor de Ass. Portuguesa de Autismo

O Restaurante Barão, localizado na Rua Barão da Trovisqueira, em Vila Nova de Famalicão, organiza nos próximos dias um fim de semana solidário, a favor da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.

Esta associação, com a delegação norte a funcionar em Vila Nova de Gaia, apoia famílias com autistas que possam estar a passar por carências de vários níveis e que impeçam, por exemplo, o pagamento das terapias.

Sensibilizada com esta causa, a gerência do Restaurante Barão decidiu “abrir portas” e, durante este fim de semana, receber donativos que revertem na totalidade para a APPDA Norte.

Os interessados só precisam de se deslocar até ao restaurante e deixar o seu donativo numa caixa fechada que, na próxima segunda-feira, será recolhida pelos responsáveis da associação.

A participação nesta iniciativa solidária não tem como condição obrigatória o consumo no Restaurante Barão.

Quem estiver no estrangeiro, ou não tiver a possibilidade de se descolar ao Barão, pode fazer o seu donativo por transferência bancária, através do iban 0036 0051 99100339962 12.

 

 

Vídeo: Transporte insólito de bicicleta por estradas famalicenses torna-se viral nas redes sociais

O transporte insólito de uma bicicleta, em plena N206, na freguesia de Cavalões, ficou registado em vídeo e já se tornou-se viral nas redes sociais.

Conforme é possível ver nas imagens, a bicicleta foi transportada pela estrada nacional com o apoio da mão do passageiro de uma viatura que seguia a par dela.

Apesar de perigosa, o método utilizado para o transporte do veículo de duas rodas mereceu a atenção de quem ali passava.

Famalicão: Auchan prepara-se para aumentar a galeria comercial

O Auchan de Vila Nova de Famalicão está a preparar a expansão da galeria comercial. O espaço, para além de albergar o hipermercado, conta atualmente com mais de 20 lojas.

Para além da expansão da galeria, os responsáveis da Auchan Retail Portugal comprometem-se a realizar as intervenções necessárias para a adaptação da rede viária e a criar mecanismos para uma utilização mais eficiente do estacionamento, como é exemplo a colocação de placas informativas com o número de lugares disponíveis.

O projeto de expansão vai esta quinta-feira a reunião do executivo municipal.