Famalicão: Deputado Jorge Paulo Oliveira pede à Ministra da Justiça que atenda à criação das instâncias centrais no Tribunal

Jorge Paulo Oliveira apelou à Ministra da Justiça que «não deixe de refletir e atender à justíssima pretensão da Delegação da Ordem dos Advogados e das gentes de Vila Nova de Famalicão» quanto à criação das Instâncias Centrais Cível e Criminal, bem como de um Juízo de Instrução Criminal no Tribunal de Famalicão.

Este apelo do deputado decorreu durante a audição parlamentar da Ministra da Justiça, no âmbito do trabalho de especialidade da Proposta de Orçamento do Estado para 2022. Na ocasião, o deputado famalicense renovou os argumentos que têm sido aduzidos pela delegação da Ordem dos Advogados de Vila Nova de Famalicão, numa pretensão em que está acompanhada pela Câmara Municipal e pela Assembleia Municipal.

O deputado considera que, com a criação destas valências, se obterão ganhos de «otimização e eficácia da gestão dos recursos da Comarca de Braga, contribuindo igualmente para desonerar e libertar os órgãos de Polícia Criminal (PSP e GNR), para aquilo que são mais necessários».

Na análise à Reforma de 2013, Jorge Paulo Oliveira entende que, «apesar das suas imperfeições, foi objetivamente uma reforma virtuosa, naquilo que eram os seus propósitos essenciais», mas identifica como uma das falhas o facto do Tribunal de Vila Nova de Famalicão não ter sido dotado das Instâncias Centrais Cível e Criminal, bem como de um Juízo de Instrução Criminal.

Reproduzindo a orientação da Delegação da Ordem dos Advogados, o deputado social-democrata afirmou que a realidade veio mostrar que «o número de pendências nos juízos centrais de processos oriundos de Vila Nova de Famalicão são de ordem numérica muito substancial que justificam a instalação em Famalicão de tais valências, sendo que o edifício do Tribunal em Famalicão tem dimensão e capacidade de espaço disponível para as receber», que a materializar-se «corresponderá a um enorme contributo para uma melhor administração da justiça e para a aproximação da mesma aos cidadãos».

Recorde-se que a Reforma do Mapa Judiciário, implementada em 2013, foi uma das obrigações a que o Estado Português estava adstrito por força do Memorando de Entendimento. O Tribunal de Vila Nova de Famalicão não foi contemplado com as Instâncias Centrais Crime e Cível, sempre reclamadas, tendo no, entanto, ganho uma Secção de Execução e uma Secção de Comércio, passando a ter competência alargada aos municípios de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, a que se somam os juízos locais Cível, Criminal, Família e Menores, bem como Trabalho.

Luís Godinho arbitra Famalicão x Braga

O arbitro da AF Évora é o escolhido para o jogo desta sexta feira, entre o FC Famalicao e o SP Braga.

Luís Godinho terá como assistentes Rui Teixeira e João Bessa Silva. João Pinho é o quarto arbitro. VAR: Vítor Ferreira AVAR: Luís Costa

GD Joane joga em Freamunde para a Taça de Portugal

Realizou-se, na tarde desta quinta-feira, o sorteio da primeira eliminatória da Taça de Portugal. Ainda sem equipas dos escalões principais, ao GD Joane coube uma deslocação ao reduto do Freamunde, equipa da principal divisão da AF Porto.

Já a equipa famalicense milita, também, no principal escalão da AF Braga.

A jornada está marcada para o dia 11 de setembro.

Famalicão: Restaurante Barão organiza fim de semana solidário a favor de Ass. Portuguesa de Autismo

O Restaurante Barão, localizado na Rua Barão da Trovisqueira, em Vila Nova de Famalicão, organiza nos próximos dias um fim de semana solidário, a favor da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.

Esta associação, com a delegação norte a funcionar em Vila Nova de Gaia, apoia famílias com autistas que possam estar a passar por carências de vários níveis e que impeçam, por exemplo, o pagamento das terapias.

Sensibilizada com esta causa, a gerência do Restaurante Barão decidiu “abrir portas” e, durante este fim de semana, receber donativos que revertem na totalidade para a APPDA Norte.

Os interessados só precisam de se deslocar até ao restaurante e deixar o seu donativo numa caixa fechada que, na próxima segunda-feira, será recolhida pelos responsáveis da associação.

A participação nesta iniciativa solidária não tem como condição obrigatória o consumo no Restaurante Barão.

Quem estiver no estrangeiro, ou não tiver a possibilidade de se descolar ao Barão, pode fazer o seu donativo por transferência bancária, através do iban 0036 0051 99100339962 12.

 

 

Vídeo: Transporte insólito de bicicleta por estradas famalicenses torna-se viral nas redes sociais

O transporte insólito de uma bicicleta, em plena N206, na freguesia de Cavalões, ficou registado em vídeo e já se tornou-se viral nas redes sociais.

Conforme é possível ver nas imagens, a bicicleta foi transportada pela estrada nacional com o apoio da mão do passageiro de uma viatura que seguia a par dela.

Apesar de perigosa, o método utilizado para o transporte do veículo de duas rodas mereceu a atenção de quem ali passava.

Famalicão: Auchan prepara-se para aumentar a galeria comercial

O Auchan de Vila Nova de Famalicão está a preparar a expansão da galeria comercial. O espaço, para além de albergar o hipermercado, conta atualmente com mais de 20 lojas.

Para além da expansão da galeria, os responsáveis da Auchan Retail Portugal comprometem-se a realizar as intervenções necessárias para a adaptação da rede viária e a criar mecanismos para uma utilização mais eficiente do estacionamento, como é exemplo a colocação de placas informativas com o número de lugares disponíveis.

O projeto de expansão vai esta quinta-feira a reunião do executivo municipal.