Famalicão: Deputado quer saber se a requalificação de três escolas estão nas prioridades do Governo

Recentemente, o Governo anunciou que, no âmbito dos Programas Operacionais Regionais, serão disponibilizados 100 milhões de euros para os municípios requalificarem escolas e centros de saúde, transferidos no processo da descentralização de competências nas respetivas áreas. As verbas que, segundo a tutela estão enquadradas no programa de fundos comunitários PT 2020, serão destinadas à requalificação das infraestruturas sinalizadas como prioritárias e que constam de uma listagem de 335 equipamentos.

O Governo ainda não apresentou a listagem e o deputado famalicense Jorge Paulo Oliveira, numa interpelação escrita, pretende saber, junto da ministra da Coesão Territorial, responsável pela gestão dos fundos comunitários, se as escolas básicas D. Maria II e Júlio Brandão, e a Secundária Padre Benjamim Salgado, «estão na listagem das prioridades do Governo», dado que, como confere, «não há dúvidas quanto à absoluta necessidade da sua requalificação». O deputado social democrata assinala, ainda, que estes três equipamentos educativos foram transferidos para a autarquia, no passado dia 1 de abril, por força do processo de transferência de competências

Jorge Paulo Oliveira solicita à ministra Ana Abrunhosa, que esclareça se aquelas escolas não constarem da referida listagem, vai o Governo, pelo Orçamento do Estado, assumir os encargos com a sua requalificação ou se será a Câmara Municipal de Famalicão a suportar, pelo orçamento municipal, os investimentos para a requalificação daquelas escolas «que, por imposição do Governo, já transitaram para a esfera do município, situação que não é compaginável com o princípio subjacente à descentralização de competências, segundo o qual esta transferência tem de ser acompanhada do adequado envelope financeiro, o que objetivamente não seria o caso», aponta o deputado.

Jorge Paulo Oliveira pretende, ainda, que a ministra esclareça se em caso de obtenção de financiamento comunitário, o Governo vai «assumir na sua totalidade a comparticipação nacional, bem como os custos não elegíveis ou, pelo contrário, terão estes de ser suportados pelo município?».

Atropelamento mortal em Famalicão: Condutor não se entregou e ainda está por localizar

Está ainda por localizar o condutor que, na madrugada desta sexta-feira, atropelou mortalmente uma jovem, em plena Avenida Marechal Humberto Delgado, no centro de Vila Nova de Famalicão.

Fonte ligada ao processo disse à nossa redação que o condutor não se entregou em nenhum posto/esquadra da localidade, sendo que as diligências para o encontrar prosseguem.

Se avistou algum veículo suspeito que, por volta da meia-noite, circulava na Avenida Marechal Humberto Delgado a alta velocidade, no sentido sul-norte, entre em contacto com as autoridades locais.

Famalicão: Semana começa com trânsito condicionado na rua da Estação

De segunda a quarta-feira da próxima semana, a circulação automóvel na Rua da Estação (zona do viaduto) estará condicionada em virtude dos trabalhos de conclusão do passeio partilhado com a ciclovia.

Durante os trabalhos, a circulação automóvel será feita com recurso a semáforos, durante o período diurno e noturno.

Famalicão: Fuga de gás no centro da cidade resolvida e sem feridos

Já foi resolvida a fuga de gás que se registou, na tarde desta sexta-feira, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

O incidente registou-se num edifício em obras, em plena Rua Direita.

No local os Bombeiros Voluntários Famalicão e Famalicenses deram resposta à situação e a equipa da portgás conseguiu conter e reparar a fuga.

Não há registo de feridos.

Empresa da Póvoa de Varzim muda-se para Famalicão, cria postos de trabalho e investe 7 milhões de euros

A Steeltrax é uma empresa da Póvoa de Varzim que se vai mudar para Vilarinho das Cambas. Dedicada ao fabrico de estruturas e perfis metálicos especificamente direcionados ao mercado das energias renováveis, deverá estar pronta a funcionar em março do próximo ano. A nova unidade, com cerca de 6000 m2 e um investimento superior a 7 milhões de euros, será também a nova sede social da empresa.

Segundo os responsáveis da empresa, a mudança de concelho deve-se à necessidade de aumentar a produção, a uma melhor logística, além dos acessos privilegiados para a exportação.

A construção da nova unidade prevê a criação de 11 novos postos de trabalho “altamente qualificados”, para dar resposta à pretensão da empresa de «apostar fortemente na investigação e desenvolvimento (I&D), assim como na relação de proximidade com universidades e institutos de investigação científica, para potenciar o conhecimento e desenvolvimento de produto».

De referir que a instalação desta empresa no concelho famalicense vai contar com o apoio da Câmara Municipal, através do programa Made 2IN, que apoia a captação e fixação de empresas no concelho, com redução das taxas de licenciamento e de construção.

«A dimensão do Created IN Famalicão também é materializada com a atração de empresas com este perfil de abertura para a investigação e desenvolvimento de novos produtos, para o nosso território. Daí a manifestação de interesse municipal deste investimento», justifica o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

Na Reunião de Câmara do dia 26 de janeiro, foi aprovada a abertura do período de candidaturas ao Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação, uma medida de promoção da inovação empresarial por via do desenvolvimento de atividades de Investigação e Inovação (I&I) e a sua transferência para a indústria do concelho, que prevê a atribuição de cinco prémios a bolsas de investigação no valor de 5.000€ cada uma.

 

 

Famalicão: Bombeiros alertados para fuga de gás na Rua Direita

Os bombeiros foram, na tarde desta sexta-feira, alertados para uma fuga de gás, em plena Rua Direita.

O alerta chegou à corporação dos B.V.Famalicenses e Famalicão cerca das 14h30 e os meios já se encontram no local.

As primeiras informações dão conta que o problema foi detetado num prédio em obras.

Os serviços da portgás já se encontram no local.

Famalicão: Colisão entre duas viaturas em Gavião

Ao início da tarde desta sexta-feira registou-se uma colisão entre duas viaturas, na Rua 20 de Junho, em Gavião, Famalicão.

Deste sinistro não há registo de feridos, apenas danos materiais.

A PSP foi acionada para o local.