Na tarde desta sexta-feira realiza-se, pelas ruas da cidade, o desfile etnográfico. Trata-se de um dos momentos altos das Festas Antoninas, que reúne cerca de duas dezenas de grupos que vão fazer prova das raízes e cultura minhota.
Na edição deste ano, participam o Grupo Etnográfico de S. Tiago da Cruz; Grupo Etnográfico Rusga de Joane; Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane; Grupo Folclórico de Nine; Grupo Folclórico Santa Leocádia de Fradelos; Grupo Infantil e Juvenil Santiago de Gavião; Rancho Etnográfico de Ribeirão; Rancho Folclórico da Associação Cultural e Desportiva S. Martinho de Brufe; Rancho Folclórico da Casa do Povo de Calendário; Rancho Folclórico de Oliveira Santa Maria; Rancho Folclórico de São Julião de Calendário; Rancho Folclórico Divino Salvador de Delães; Rancho Folclórico Flor do Monte (Carreira); Rancho Folclórico S. Pedro de Bairro; Rancho Folclórico Santa Marinha de Mogege; Rancho Folclórico São Miguel-o-Anjo (Calendário).
Os grupos vão desfilar pela Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Basto; Alameda D. Maria II; Rua Lourenço da Silva Oliveira e Rotunda D. Sancho I, local onde termina o desfile.
Segue-se, depois um festival de folclore, com todos os grupos, que vão atuar em três palcos. Um instalado no topo sul da Praça D. Maria II, outro na Praça-Mercado Municipal e o terceiro estará na Praça 9 de abril.