Famalicão: Dia da Universidade Lusíada realiza-se este sábado

A Lusíada de Famalicão vai comemorar o Dia da Universidade no próximo sábado, 17 de maio, pelas 16 horas, no seu salão nobre, com a realização da sessão solene de entrega das Cartas de Curso aos diplomados do ano letivo 2023/2024.

O evento reúne diplomados, familiares, docentes, representantes institucionais e convidados, numa celebração do esforço, do mérito e da missão educativa da Universidade.

As comemorações terão início com uma missa de ação de graças, pelas 15h00, na igreja matriz nova, celebrada por D. Delfim Gomes, Bispo Auxiliar de Braga. Estarão ainda presentes o padre Miguel Rodrigues, diretor da Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga, o padre Francisco Carreira e o padre José Paulo Pereira, capelão da Universidade Lusíada.

Na sessão serão atribuídos os prémios de mérito académico aos diplomados mais bem classificados de cada curso, com o apoio de várias entidades e empresas parceiras. «Estes prémios visam distinguir a excelência, reforçar a ligação entre a universidade e o tecido empresarial e valorizar o investimento pessoal e académico dos estudantes», refere a Universidade.

A sessão contará com testemunhos inspiradores, como o do antigo estudante e atual docente universitário, Daniel Félix, e da vice-presidente da Associação Académica, Adriana Andrade, que partilharão as suas experiências e reflexões sobre o impacto da formação na Lusíada. No plano institucional, usarão da palavra o Chanceler da Universidade Lusíada e presidente do Conselho de Administração da Fundação Minerva, João Duarte Redondo, e o reitor da Universidade Lusíada, Afonso d’Oliveira Martins, que reafirmarão os valores da missão educativa da instituição.

A cerimónia será encerrada com a entoação do Hino Académico “Gaudeamus Igitur”, símbolo de união e tradição no ensino superior. As comemorações culminarão, pelas 19h00, com a atuação da Tuna Académica da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, no átrio da Universidade.

Deixe um comentário

Famalicense com 17 anos sofre de várias doenças graves e precisa da sua ajuda

Soraia Aguiar tem 17 anos, é natural da vila de Ribeirão, em Famalicão, e enfrenta uma luta diária contra várias doenças raras. Nasceu com uma malformação no cerebelo, sofre da doença de Scheuermann, que afeta gravemente a coluna, e tem diagnóstico de autismo. Já foi submetida a múltiplas cirurgias e precisa de terapias intensivas, cujo custo mensal ronda os mil euros.

Filha de uma família humilde, vive apenas com o salário do pai, enquanto a mãe deixou de trabalhar para poder acompanhar a jovem a tempo inteiro. A situação financeira tornou-se insustentável e Soraia precisa da ajuda de todos.

Para apoiar esta causa, a Associação Desportiva de Árvore Forças Segurança Unidas (ADAFSU) organiza, a 5 de julho, um torneio solidário de futsal em Vila do Conde, no pavilhão desportivo municipal de Canidelo. O evento, sob o lema “Juntos pela Soraia”, contará com a participação de polícias, bombeiros, profissionais de segurança privada e elementos do INEM. O valor das inscrições reverterá na totalidade para os tratamentos da jovem famalicense.

Quem quiser ajudar pode também fazê-lo através de donativo para o NIB: 000700000054106115123.

Famalicão: Outeirense vence Taça

Numa partida muito e bem disputada, a Outeirense levou a melhor, por 3-1, sobre o MAL na final da Taça Concelhia da Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão.

No Pavilhão Municipal sempre cheio de adeptos, o intervalo chegou com um empate a um golo. Foi na segunda parte que a Outeirense conseguiu dilatar a diferença, mas com o MAL a ameaçar, em duas ocasiões, o empate.

Cai, assim, o pano sobre a final four da Taça e da época da AFSA. Na Taça, a Cajada venceu em veteranos e seniores a Outeirense.

Pedome venceu o campeonato da primeira divisão, o Cabeçudense a segunda e a Cajada a prova de veteranos.

Famalicão: Cajada vence Taça e faz a dobradinha

Na tarde deste domingo, a Cajada venceu a final da Taça Concelhia de futsal e conquista a dobradinha. Tal como na época passada, a equipa de Cabeçudos junta a taça ao campeonato.

Diante da Oliveirense, a Cajada jogou todos os seus argumentos e, facilmente, venceu a final por uns expressivos 14-3, depois de um 7-0 ao intervalo.

Na partida disputada no Pavilhão Municipal a festa foi feita pela Cajada, perante uma Oliveirense que não teve argumentos – mas não lhe faltou a atitude.

Famalicão: Mário Passos apresenta recandidatura a 21 de junho

O atual presidente da Câmara Municipal apresenta a sua recandidatura a um novo mandato ao final da tarde do dia 21 de junho. O momento está marcado para as 18 horas, na Praça-Mercado de Famalicão.

Com o slogan “Mário Passos, Mais Futuro” o atual autarca anunciará as principais ideias para um eventual segundo mandato na presidência do município famalicense.

Mário Passos foi eleito em 2021, sucedendo no cargo a Paulo Cunha, ambos pela coligação PSD/CDS Mais Ação Mais Famalicão.

Estes partidos coligados lideram o município famalicense desde 2001. Desde então, Armindo Costa cumpriu três mandatos; Paulo Cunha dois e Mário Passos um.

Famalicão: João Azevedo melhora tempo nos 5 mil metros

O atleta da Escola de Atletismo Rosa Oliveira melhorou o seu registo pessoal nos 5 mil metros.

Este sábado, no Meeting Internacional de Braga, no Estádio 1. de Maio, João Azevedo correu a distância em 14.21.64. Foi o terceiro melhor sub-23 na prova e o oitavo português da geral.

Foto arquivo

Famalicão: Bombeiros acionados para fogo no palco das marchas

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram, na noite deste sábado, acionados para um situação de incêndio no palco instalado nos paços do concelho, local onde desfilaram as marchas antoninas.

O alerta chegou cerca das 23h30 e para o local foram mobilizados três viaturas e oito operacionais.

Segundo o Comando Sub Regional do Ave, a ocorrência foi dada como concluída por volta das 00h15 deste domingo.

Por apurar estão as circunstâncias em que se deu o incêndio.

A PSP tomou conta da ocorrência.