Famalicão: Diogo Barros recandidata-se à liderança da Humanamente

A Humanamente, movimento pela defesa dos direitos humanos, fundado na zona do Vale do Ave, e promotora das comissões organizadoras das marchas LGBTQIAP+ de Guimarães, Santo Tirso, Famalicão, Vizela e Póvoa de Varzim, vai a votos no dia 13 de janeiro e Diogo Barros recandidata-se ao cargo.

Para o mandato bianual, o primeiro da história do coletivo que, até então, tinha mandatos anuais, o jovem ativista famalicense acredita que «há ainda um longo e árduo caminho a percorrer para salvaguardar os direitos humanos para todos». Diogo vê «com inquietação ascensão da extrema-direita», mas assevera que a Humanamente estará presente «e combaterá com todas as forças de ódio, de preconceito e de desigualdade».

A lista A, encabeçada por Diogo Barros, com o slogan “Unides!” irá a eleições enquanto lista única. No entanto, os estatutos do movimento exigem uma maioria simples. Caso a Lista A não alcance a maioria simples de aprovação, uma Assembleia Geral Extraordinária será convocada para se encontrar uma solução interina até novas eleições.

O jovem ativista, de 21 anos, assegura ainda que as marchas LGBTQIAP+ de Guimarães, Santo Tirso, Famalicão, Vizela e Póvoa de Varzim irão sair à rua este ano, tal como outras iniciativas relacionadas com a habitação, o clima ou os direitos humanos. Está também a ser estudada a possibilidade de uma marcha em Vila Nova de Gaia.

 

Deixe um comentário

Famalicão: Condutor em estado grave na sequência de colisão entre carro e camião na N206 (Vermoim)

Uma pessoa ficou em estado grave, na tarde desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre um carro e um camião, na N206, em Vermoim, Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 15h10, na Av. João XXI e a vítima, que ficou encarcerada, seguia ao volante do veículo ligeiro.

Para o socorro foram acionados os B.V.Famalicenses, apoiados pela VMER de Guimarães.

A vítima foi encaminhada para o Hospital de Braga.

Famalicão: Tiago Mota de regresso ao banco do Taipas

O treinador famalicense regressa a uma casa onde iniciou o seu percurso como treinador principal na época 2021/2022.

Recorde-se que o clube das Caldas das Taipas ficou no 4. º lugar da série B da Divisão de Honra.

Na época passada, orientou o Ribeirão, levando o clube famalicense ao 4.º lugar da série D da 1. ª divisão.

Na sua ainda curta carreira como treinador principal, orientou também o Forjães, na época 2022/2023, e o Santa Eulália e o Ronfe em 2023/2024, tendo ainda passado pela formação do Vitória SC, Rio Ave FC e Lousado.

Tiago Torres

Trofa aprova plano municipal para reforçar prevenção de incêndios rurais

camara trofa municipio

A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais da Trofa aprovou o Programa Municipal de Execução que define as ações, metas e estimativas financeiras orientadas para a prevenção de incêndios rurais, proteção da população e valorização do território face aos efeitos das alterações climáticas.

Entre os principais projetos previstos para 2026 destacam-se o Sistema de Informação Cadastral Simplificada, a gestão da rede secundária de faixas de gestão de combustível, a gestão de galerias ribeirinhas, a revisão e implementação das regras de defesa, o apoio à população na realização de queimas e queimadas, a comunicação especializada de proximidade, as práticas pedagógicas nos ensinos básico e secundário para o risco e a implementação das redes de defesa intermunicipais.

O documento articula prevenção, sensibilização, planeamento e intervenção operacional.

“Este é um instrumento muito importante para o futuro do nosso território e para a segurança da nossa população. O reconhecimento técnico agora obtido demonstra o trabalho rigoroso desenvolvido pela Autarquia da Trofa na área da prevenção e gestão integrada de fogos rurais, preparando o Concelho para responder de forma mais eficaz aos desafios associados às alterações climáticas e à proteção do território”, salienta Sérgio Araújo, Presidente da Câmara Municipal da Trofa.

Famalicão: Fábrica da Continental em Lousado celebra 80 anos

A fábrica de pneus de Lousado celebra 80 anos de produção, 36 deles ligados à Continental. Sendo esta uma das fábricas que mais emprega na região, antigos e atuais colaboradores, as suas famílias e representantes da comunidade local reuniram-se para celebrar o aniversário.

“Alcançar 80 anos de produção de pneus em Lousado e 36 anos dentro da Continental é uma conquista extraordinária, que não teria sido possível sem a dedicação, resiliência e paixão dos nossos colaboradores”, afirmou Pedro Carreira, Presidente do Conselho de Administração da Continental Lousado.

A unidade de Lousado começou a operar em 1946 e atualmente tem uma produção anual superior a 18 milhões de pneus, afirmando-se como uma das maiores empregadoras da região, com 3 200 colaboradores.

Como parte das comemorações, a Continental assinou um Memorando de Entendimento com o Município de Famalicão e a Escola Profissional FORAVE com o objetivo de apoiar a formação técnica das futuras gerações em áreas como automação, robótica, manutenção industrial, eletrónica, mecatrónica, entre outras. Através deste acordo, a Continental e os seus parceiros comprometem-se a melhorar as infraestruturas existentes da escola.

Para além da cooperação com a FORAVE, a fábrica de Lousado mantém parcerias de longa data com organizações locais. Na comemoração do aniversário foram entregues donativos à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente (APPACDM), na Trofa, a Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social (ACIP) e o Centro Social e Paroquial de Ribeirão (CSPR).

Famalicão: Auto de São João celebra 300 anos em Vilarinho das Cambas

A comunidade de Vilarinho das Cambas prepara-se para celebrar, a 21 de junho, um momento histórico. Trata-se da comemoração dos 300 anos do Auto de São João do Carro das Heras, antiga e singular manifestação cultural e religiosa da região.

No decurso da Mostra Comunitária da Freguesia, o Auto de São João do Carro das Heras regressa na tarde do dia 21 de junho, após alguns anos de interregno. As celebrações religiosas começam às 15h00 com a oração da tarde, seguida da procissão solene em honra de São João Baptista.

Pelas 17h00, no adro da igreja paroquial, tem lugar o Auto de São João: uma dramatização de episódios da vida de São João Baptista sobre um tradicional carro de bois. Ao longo da encenação, entram em cena personagens bíblicas e populares, entre as quais os Pastores, São João, Zacarias e Isabel, Cristo, Nossa Senhora e São José ou o Anjo Gabriel. Destaca-se, ainda, a figura do Romeiro, o contador de histórias, que conduz a narrativa e estabelece a ligação entre os momentos da representação.

Ao longo de 300 anos, o Auto de São João do Carro das Heras tem sido um símbolo vivo do património cultural de Vilarinho das Cambas, sendo uma representação única no país e um testemunho do empenho de gerações na valorização das suas raízes.

A organização convida a participação de todos, apelando a que se juntem a esta celebração histórica, revivendo a emoção, a tradição e o espírito de um evento secular que continua a unir a comunidade.

Famalicão: Finn van Breemen é defesa central e é reforço

O neerlandês, de 23 anos, assinou contrato de quatro temporadas com o FC Famalicão, após acordo entre a SAD e o Basel.
Finn van Breemen é defesa central e diz que representar o Futebol Clube de Famalicão «é uma honra. A receção no clube foi muito calorosa e estou ansioso por começar a trabalhar».
O jovem mostrou que conhece o clube. Depois de ter visto alguns jogos da época passada, elogiou a organização da equipa que privilegia «um futebol corajoso e de qualidade. Um modelo muito bom para a minha evolução», considerou.
Em Famalicão vai reencontrar Roméo Beney, com quem partilhou balneário no FC Basel 1893. Finn van Breemen confessa que Roméo foi fundamental na hora de escolher: «disse-me que era um clube muito bom, com um fantástico ambiente familiar e onde me iria encaixar
bem».
Sobre si, diz que é corajoso, que dá tudo nos duelos e destaca-se «pelo domínio de bola, capacidade de fazer passes entre linhas e pela visão de jogo».
O neerlandês completou o processo de formação no ADO Den Haag. A promoção à equipa principal foi natural pela evolução registada nas camadas jovens do clube dos Países Baixos. Uma boa época permitiu-lhe o salto, em 2023, para o FC Basel 1893, clube que representou nas últimas três temporadas.
A passagem pelo clube helvético enriqueceu o currículo do defesa: celebrou a conquista do campeonato e da taça da Suíça e jogou na Liga Conferência. As boas exibições tiveram impacto no país natal, ao tornar-se internacional sub-21 pelos Países Baixos.