Famalicão: Diretor do Cidade Hoje recebe Medalha de Mérito Municipal Cultural

Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara Municipal de Famalicão, recebe a distinção de cidadão honorário do município, nos galardões atribuídos no Dia da Cidade, data celebrada a 9 de julho, às 18 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho.

Esta é a mais alta distinção atribuída pelo município, a par de várias personalidades e instituições em quatro áreas: benemerência, cultura, económica e desportiva, entre os quais está Rui Lima, diretor do Cidade Hoje, a par de outros colegas da comunicação social local.

Medalha de Mérito Municipal de Benemerência: Centro Social de Educação Sol Nascente.

Medalha de Mérito Municipal Cultural: Agrupamento n.º 357 de Gavião, do CNE; Agrupamento n.º 364 de Vale São Cosme, CNE; Agrupamento n.º 442 de Oliveira Santa Maria, CNE; Agrupamento n.º 620 de Cruz, CNE; Koklus Associação Juvenil de Fradelos, Álvaro Jorge Alves da Costa, António Martins Vieira (a título póstumo), Cristina Azevedo, José Ferreira dos Santos, José Manuel Lopes Cordeiro, Lígia Maria Graça Marques dos Santos, Rui Lima e Sandra Gonçalves.

Medalha de Mérito Municipal Económico: Fogos de Artifício Varziela, Lavandaria Tamico, Manuel de Sousa Lopes, Albino Mesquita Ribeiro, António Martins Couto, Carlos Alberto Fernandes da Silva, Carlos Moreira da Silva, Francisco Oliveira, Manuel Leitão de Oliveira e Silva, Maria Leonor Seara Barroso Oliveira.

Medalha de Mérito Municipal Desportivo: Escola de Karaté Shotokan de Delães, Carlos Alberto Preliteiro, Rui Grenha (a título póstumo).

Segundo o município, os Galardões Municipais têm como propósito agraciar individualidades e instituições de reconhecido mérito cujos efeitos tenham contribuído de forma relevante para a prossecução do bem comum e a valorização da identidade e do progresso do concelho.«Valorizar os bons exemplos comunitários é uma obrigação do município, pelo ato de justiça associado, mas é também uma forma de promover a exemplaridade, dando sinais à comunidade para o quanto esta depende da ação individual e coletiva para a sua força», acrescenta Mário Passos.

Famalicão: Riba d´Ave e FAC derrotados

Na jornada 8 do campeonato nacional de hóquei em patins, disputada ao final da tarde deste domingo, as equipas famalicenses em prova saíram derrotadas dos seus jogos. O Riba d´Ave, no Dragão Arena, com o Porto, por 4-2, e o FAC em Braga, diante do Hóquei Clube local, por 9-5.

Na classificação, o Riba d´Ave-Sifamir é oitavo da classificação, com 9 pontos, mais dois que o FAC que é décimo primeiro, com 7 pontos.

Na próxima quinta-feira, o FAC recebe o Valongo e o Riba d´Ave o Benfica. Os dois jogos estão marcados para as 18 horas.

Foto: Riba d´Ave HC

Clube de Rugby de Famalicão com atletas de alto rendimento

O estágio regional sub-18 da Associação de Rugby do Norte (ARN) decorreu em Famalicão, no passado dia 1 de dezembro, com a participação de seis atletas do Clube de Rugby, quatro dos quais estudam na Escola Camilo Castelo Branco, que possui um Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE). Esta unidade propícia ajudas e articulação entre a escola, os clubes e atletas com potencial desportivo.

Os interessados na modalidade podem juntar-se ao CRF, bastando comparecer nos treinos que decorrem à terça e quinta-feira, no campo do GRAL, na freguesia de Avidos e Lagoa.

 

Dádiva de Sangue na Academia F.C. Famalicão

Esta quinta-feira, dia 8 de dezembro, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita de sangue na Academia do Futebol Clube de Famalicão.

Aberta à população em geral, a colheita será realizada entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

 

 

Famalicão: Prédio é evacuado depois de morador ligar para os bombeiros a dizer que ouviu uma explosão

Um edifício da Avenida de França, em Vila Nova de Famalicão, foi, na noite deste domingo, evacuado.

Na origem da situação da situação terá estado o relato de um vizinho, que entrou em contacto com os Bombeiros Voluntários Famalicenses a dar conta de ter escutado uma forte explosão.

Chegados ao local, cerca das 20h30, e depois de garantir que toram os moradores abandonaram o edifício, os soldados da paz fizeram uma verificação de todos os pisos mas não encontraram explicação para o que lhes foi descrito na chamada telefónica que motivou o alerta.

Para o teatro de operações foram mobilizados 15 operacionais, apoiados por 4 viaturas.

A PSP também esteve no local.

Famalicão: GD Natação é vice-campeão nacional

Está confirmado. O Grupo Desportivo de Natação é vice-campeão nacional da segunda divisão e, deste modo, tem lugar garantido na divisão maior.

Os nadadores famalicenses somaram 405 pontos, atrás dos 438 conseguidos pela União Piedense.

Nos nacionais de clubes da segunda divisão, disputados este fim de semana em Estarreja, a equipa que tem a coordenação técnica de Pedro Faia, fechou o primeiro dia também no segundo lugar, posição que manteve este domingo numa luta nacional entre 27 equipas participantes.

No escalão feminino, as famalicenses fecharam a prova no nono lugar, entre 29 equipas, com 305 pontos.

Famalicão: GD Natação sobe à primeira divisão

O Grupo Desportivo de Natação garantiu, este domingo, a subida à primeira divisão. O feito foi conseguido no Campeonato Nacional de Clubes da segunda divisão, que se disputou este fim de semana em Estarreja.

Ainda com o resultado de uma prova por apurar no escalão masculino, a subida está garantida, faltando saber se com o título de vice-campeão.

As expectativas inicialmente definidas para a competição foram, assim, superadas.

No setor feminino, as nadadoras famalicenses tiveram um segundo dia de provas em grande, subindo do décimo segundo ao nono lugar, entre 27 equipas participantes.