
O município de Famalicão lançou, em 2023/2024, em todos os Jardins de Infância, envolvendo 725 alunos finalistas da educação pré-escolar, o projeto “Do Falar ao Ler”.
Inserido no Plano Estratégico Educativo, é dinamizado pelas técnicas da Divisão de Educação em estreita colaboração com as educadoras de infância, em contexto de sala.
O projeto “Do falar ao Ler” tem por objetivo a inclusão e a equidade de todas as crianças. Assenta em interações positivas, na idade pré-escolar, em torno da leitura de livros. Entre outras técnicas, procura chamar a atenção para a linguagem oral, relação entre linguagem oral e escrita, despertar a curiosidade para o impresso e motivar para a leitura e aprendizagem.
Até outubro, a equipa técnica do município avaliou cerca de 600 crianças (5 anos) ao nível das suas aptidões. O resultado dessa avaliação permite a identificação das áreas fortes e as áreas a melhorar de cada uma, potenciando-se ao máximo as suas aquisições de acordo com as suas potencialidades e necessidades.
Os técnicos realçam que a estimulação precoce das competências pré-leitoras está devidamente estudada e analisada. Dizem que na idade pré-escolar surgem as primeiras aquisições desenvolvimentais da consciência fonológica e, como tal, é também nesta faixa etária que devem começar a ser estimuladas estas competências linguísticas.
É um trabalho que está a ser feito em rede com todos os agentes educativos.
Curioso.
Despertar para o impresso, só na última semana de cada mês.
Passe a publicidade, sim, no CH, ler.
Quem sabe falar em português.
Eu não.
Quem sabe ler em português.
Eu não.
Quem sabe escrever em português.
Eu não.
Há que seguir, oficialmente, o Acordo Ortográfico.
Impresso.
Não entendo.
O futuro é em papel.
Decidam-se.
Analfabetismo, a caminho.