O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, e o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado, assinalam esta segunda-feira, dia 6 de fevereiro, o arranque das obras de recuperação e valorização hidrográfica da Bacia do Ave, com uma passagem no Rio Pelhe.
Recorde-se que a autarquia famalicense viu aprovada uma candidatura, no valor de 1.2 milhões de euros, para a recuperação e valorização dos rios Ave, Pelhe, Guisande e do ribeiro de Beleco, em Ribeirão. A primeira intervenção a realizar no âmbito deste projeto arranca no rio Pelhe e será executada pela empresa Ambiflora.
Refira-se que o projeto de recuperação e valorização hidrográfica da Bacia do Ave prevê a renaturalização de ribeiras em espaço urbano, sobretudo com a estabilização do seu leito; a estabilização das margens e a beneficiação de habitat para espécies ribeirinhas em domínio hídrico; a melhoria das condições de escoamento e desobstrução da rede hidrográfica; a mitigação dos efeitos das cheias; a reabilitação de infraestruturas degradadas, a contenção de espécies invasoras e o reforço dos sistemas de monitorização da qualidade da água. A intervenção abrange uma extensão total de cerca de 20 quilómetros, atravessando zonas agrícolas/florestais e aglomerados urbanos, com incidência nas freguesias de Ribeirão, Fradelos, Lousado, UF de Vila Nova de Famalicão e Calendário, UF de Esmeriz e Cabeçudos e UF de Arnoso e Sezures.
A candidatura foi apresentada em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e é financiada pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020, no montante de 1.285.283,60 euros, dos quais 1.284.990,00 são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Pedro Campos se passar depressa nas lombas aí vai de certeza para a oficina 😅, mas a ideia é passar devagar, desacelerar o trânsito 😅
Bruno Ricardo os radares da caça a multa já estão no orçamento de estado para 2023.
As lombas é para dar mais comércio ás oficinas, para-choques para pintar, carters a substituir, amortecedores e etc….
Mas que vamos fazer aos comentadeiros com curso de engenharia rodoviária tirada do Facebook?
Maria Fernandes vieste aqui neste acidente comentar… No dia a dia acontecem acidentes destes…
Bruno Ricardo desculpa nao conhecendo ambas as partes ela nao disse isso ela disse que deviam de lá colocar radares, lombas e piso novo.. as vezes xateiam se por merdas que se interpreta mal e aqui ninguém tratou mal e tu sim falaste mal..
Bruno Ricardo eu estou a falar no dia a dia!!!!Eu não sei nada desse acidente!sabes ler?
Maria Fernandes eu meto me na minha vida não venho para o Facebook opinar
Maria Fernandes neste caso… Radares, lombas e afins nada faziam para evitar o que se passou infelizmente
Mariana Lopes não. Só insinuou que foi por excesso de velocidade… E neste caso nada teve a ver com isso. Mas é preciso saber para falar
Bruno Ricardo eu estou a defender quem transita na nacional.
Por acaso tratei mal alguém?
Sabe ler?
Bruno Ricardo desculpa mas a senhora não tratou mal ninguém e ela deu opinião dela..
Maria Fernandes é… E se houvesse bom senso e as pessoas só falassem depois de saber o que se passou, estavas calada e não vinhas aqui dizer porcaria. Não sabes que se passou não falas. Acredita que não custa nada. Vai ver a novela que deve estar a começar ou vai visitar o padre
Está na hora de colocar radares,lombas e dupla linha contínua nesta nacional principalmente entre Famalicão e Guimarães.
Mas antes de tudo o que mencionei, presidentes de câmara e presidentes de junta façam o favor de colocar um piso novo nesta nacional que tem uma enorme afluência de trânsito.
Só hoje foi registado um atropelamento em Pousada de Saramagos e este acidente em Gavião.
Obviamente que algumas vezes a culpa é humana mas se a nacional em questão tivesse toda ela adequada ao trânsito que nela se repete a toda a hora do dia provavelmente os acidentes seriam menores.
É a minha opinião.
Quantas N 206 à em Famalicão afinal?
Impressionante…num final de dja
Mas afinal cual e a estrada N206 gavião ou o de pousada de saramagos pois a dois acidentes mencionados na mesma estrada um em gavião outro em pausada de saramagos ambas N 206 quem será o jornalista que fez esta notícia