Famalicão e Liverpool selaram relação de amizade com interesses mútuos

Está selado o processo de entendimento e de mútua colaboração entre os municípios de Vila Nova de Famalicão e Liverpool. Paulo Cunha e Joe Anderson assinaram esta semana naquela cidade inglesa o memorando de entendimento entre as duas cidades, dando início formal ao desenvolvimento bilateral de um programa de cooperação económica e social, que está a gerar uma aproximação e colaboração entre centros tecnológicos, empresas, estudantes e os dois municípios.

O processo vai mesmo já em velocidade de cruzeiro e isso foi bem notório ao longo desta semana com a apresentação de um conjunto de empresas e instituições famalicenses ligadas ao setor têxtil às Universidade John Moore e Hope University, onde são desenvolvidos cursos relacionados com a criação, produção e comunicação do universo têxtil; com uma apresentação à comitiva portuguesa do Balti Creative, um espaço que deu uma nova vida a uma antiga e abandonada zona industrial com a concentração de um vasto conjunto de  empresas criativas e digitais; e com a promoção de um conjunto de reuniões de trabalho pessoais entre empresários dos dois países mediadas pela Câmara de Comércio Local.

A delegação que esta semana se deslocou a Liverpool foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal e teve a companhia de representantes das empresas Scoop, Riopele, Marjomotex, AAC Textiles, Oldtrading e de representantes da Universidade do Minho e da Associação Têxtil de Portugal.

A forte presença da dimensão têxtil da delegação explica-se pelo ligações históricas comuns que as duas cidades têm ligado ao setor mas sobretudo pela permanência do têxtil nos dois territórios ao nível da investigação, inovação e desenvolvimento de novos produtos.   “Não somos cidades gémeas mas temos muito em comum para potenciar e rentabilizar em benefício comum”, disse a propósito o Presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, que recebeu do seu congênere de Liverpool a expressa manifestação de se deslocar a Vila Nova de Famalicão num futuro próximo para aprofundar ainda mais a relação.

O Memorando de Entendimento, cuja assinatura foi apadrinhada pelo Cônsul-Geral de Portugal em Manchester, Jorge Cruz, prevê a promoção e o desenvolvimento de atividades e a realização de eventos relacionados com a atividade económica de interesse municipal e foi assumido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, Liverpool City Council, Universidade do Minho, Hope University, Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal, Liverpool John Moores University, CITEVE, Sensor City, Baltic Creative, CENTI, Fashion Hub e Liverpool Chamber of Commerce.

Famalicão: EARO com bons resultados no nacional de Corta-Mato Longo

No campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, disputado na manhã deste domingo, na cidade de Amora, os atletas da Escola de Atletismo Rosa Oliveira conseguiram bons desempenhos

Em juvenis, Ana Faria foi sétima e Leandro Gonçalves terminou no décimo terceiro lugar. Francisco Rodrigues e João Rodrigues conseguiram, respetivamente, iguais classificações em juniores.

Em seniores participaram Rui Oliveira e Nélson Oliveira, contribuindo também, com bons resultados.

PJ deteve em Famalicão homem de 28 anos que violou menor de 16 numa discoteca

Um homem de 28 anos foi encontrado e detido pela Polícia Judiciária, em Famalicão, depois de no início de outubro ter violado uma jovem de 16 anos, numa discoteca de Ourém, no distrito de Santarém.

Segundo avança o Jornal de Notícias, a violação terá acontecido na zona das casas de banho do estabelecimento de diversão noturna. O homem, de nacionalidade brasileira e operário de construção civil, conseguiu escapar dos funcionários da discoteca que tentaram travar a sua fuga.

O autor do crime, ter-se-á deslocado na mesma noite para casa de familiares em Vila Nova de Famalicão, onde acabou por ser detido. Foi presente a tribunal e vai aguardar julgamento no estabelecimento prisional.

Famalicão: Meia Maratona de 2023 será em outubro

A edição 2023 da Meia e Mini Maratona de Famalicão será disputada no mês de outubro. A novidade foi avançada por Jorge Teixeira, diretor-geral da Runporto. No final da prova que se disputou na manhã deste domingo, o dirigente deu conta desta novidade, acreditando que o novo percurso, acrescido da prova de 10km, será um chamariz para que mais atletas venham correr na prova famalicense.

Nesta edição, Hélio Gomes (Sporting) e Dulce Félix (Benfica) foram os vendedores da Meia Maratona de Famalicão. Na prova dos 10km, uma novidade, Hugo Daniel Santos (Salgueiros) e a famalicense Jéssica Pontes (Team El Comandante) cortaram a meta em primeiro lugar. A chuva intensa que caiu durante a prova não afastou os cerca de 2700 atletas.

Famalicão: Ana Marinho é vice-campeã nacional

A atleta famalicense Ana Marinho sagrou-se, na manhã deste domingo, vice-campeã nacional de corta-mato longo. Na prova disputada na cidade de Amora, a atleta do S. Salvador do Campo, mostrou o seu bom momento de forma.

O Corta-Mato Cidade de Amora, que vai na 32.ª edição, decorreu em simultâneo com o 99.º Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, prova que serviu de observação dos atletas para o Campeonato da Europa, com Ana Marinho a reunir, atualmente, todas as condições e resultados para ser chamada.

 

Famalicão: Tomás e Gabriela vencem Taça de Portugal

O par Tomás Gomes e Gabriela Teixeira venceram, este sábado, a Taça de Portugal de Dança Desportiva.

Em Braga, na grande final da Taça de Portugal, o par da Academia Gindança foi o grande vencedor em Juniores II Open Standart.

Famalicão: FAC e Riba d’Ave derrotados

As duas equipas famalicenses que competem no nacional da primeira divisão de hóquei em patins perderam, este sábado, os respetivos jogos.

Na sexta jornada, a tarefa do FAC era a mais difícil, dado que jogava em casa do Benfica, um dos líderes da classificação. Dois golos de Joca Guimarães levaram o Famalicense empatado para o intervalo, mas na segunda parte os visitados estabeleceram o 5-2 final.

O Riba d’Ave/Sifamir jogou em casa do Murches, equipa da zona de Cascais, e perdeu por 4-1. A equipa da casa marcou logo a abrir, mas Nery empatou o jogo para os ribadavenses. O intervalo chegou com um 3-1 para os locais.

O campeonato prossegue já na próxima quarta-feira, com a sétima jornada. O FAC recebe o Sporting no Pavilhão Municipal. O Riba d’Ave Sifamir também joga em casa, na quinta-feira, diante do Paredes.