Famalicão é também a cidade das histórias

«Hoje há histórias na cidade”, iniciativa da Gerações, voltou aos parques e jardins da cidade, para encanto dos mais pequenos e dos seus pais e avós.

No dia 7 de maio, da parte da manhã, estiveram nos jardins da Câmara Municipal e, de tarde, no Parque da Devesa. Houve ateliers de pintura e contos, para encanto de centenas de pessoas presentes.

Depois de um interregno, devido à pandemia, este projeto está de volta à cidade e «já fazia falta a Famalicão», referiu o vereador da Educação, Augusto Lima, na sessão e abertura que decorreu nos jardins da Câmara.

A diretora técnica e pedagógica da instituição, Daniela Silva, corroborou da opinião do autarca.

Apesar de ser um projeto da Gerações, participam os jardins de infância da Rede Pública, o Pelouro de Apoio à Família da Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal.

A Biblioteca Municipal trouxe ao Parque da Devesa a história “Uma aranha muito ocupada”, de Eric Carle, que contou a todos a história de uma aranha que começa a tecer a sua teia. Alguns animais da quinta aparecem, tentando despertar a sua atenção e distraí-la. Quando a aranha termina o seu trabalho, adormece de cansaço e só então é possível ver a beleza e a utilidade da teia que teceu…

O pelouro da Família trouxe às crianças a história “Respira”, de Inês Castelo Branco, uma história com exercícios divertidos e práticos para ensinar as crianças a respirar bem e assim terem melhor saúde, mais atenção e outro estado de espírito.

A Associação Gerações levou até ao Parque da Devesa quatro histórias, uma das quais, “O Monstro Amor”, da autoria de Juliana Delgado, uma das educadoras da instituição. Esta é uma história que nos ensina a sorrir com o olhar…

As restantes três histórias foram “É o meu aniversário”, de Helen Oxenbury, onde todas as crianças tiveram lugar à mesa, participando na festa; “Big Bang Boom”, um atelier de expressão artística que desafiou as crianças a escolher uma cor para a sua vida; e “A Caixa” que as motivou a descobrirem tudo aquilo que é possível fazer com este objeto utilitário.

Famalicão Cidade das Histórias encerrou com o espetáculo “Branco” pela Companhia “Estação das Letras”, uma peça de teatro para bebés e crianças cheia de brincadeiras, de música e de muitas outras atrações concebidas para o público mais jovem.

Hóquei em patins: FAC fecha campeonato com vitória

Depois de ter garantido, na penúltima jornada, o regresso à 1.ª divisão, a equipa de Vítor Silva terminou a época com uma vitória, 6-8, em casa do CH Carvalhos, em partida disputada este sábado.

O FAC totalizou 68 pontos em 26 jornadas da zona norte do nacional da 2.ª divisão, em resultado de 22 vitórias e apenas 2 empates e outras tantas derrotas. Agora, segue-se a disputa do título nacional frente ao primeiro classificado da zona sul, o CRF Murches, equipa de Cascais.

Hóquei em patins: Riba d´Ave/Sifamir discute promoção à 1.ª divisão a 4 e 11 de junho

Fechada, este sábado, a zona norte do nacional da 2.ª divisão, o Riba d´Ave/Sifamir, segundo da prova, com 64 pontos, depois da vitória, 6-2, sobre o Infante de Sagres, vai disputar o play off de promoção com o Sport Alenquer e Benfica. Os jogos que vão determinar qual destas equipas sobre à divisão maior da modalidade decorrem nos dias 4 e 11 de junho.

Da última jornada da fase regular, a equipa de Raul Meca começou a perder, mas depois do empate de Miccoli não mais largou a frente do marcador. Anderson Nery fez o 2-1, seguindo-se novo golo de Miccoli. Os visitantes reduziram para 3-2, mas antes do intervalo Hugo Barata fez o quarto golo ribadavense. Na segunda parte, mais dois golos: Miccoli aos 7 e Artur Ribeiro aos 24 minutos.

Foto: Marlene Ferreira

 

Ambiente: Espaços verdes de Famalicão contam com uma nova sinalização

O Município de Vila Nova de Famalicão está a sinalizar alguns espaços verdes do concelho com placas informativas que dão conta das novas práticas adotadas no tratamento e manutenção deles.

Estas novas soluções requerem menos recursos, nomeadamente água, que valorizam as espécies autóctones, os insetos polinizadores e o ecossistema e que podem ser reproduzidas em qualquer jardim, informa a autarquia.

Famalicão: Despiste de mota na Av. do Brasil faz um ferido

Pelo menos uma pessoa ficou ferida, na manhã deste domingo, num despiste de mota, em plena Avenida do Brasil, em Gavião, Vila Nova de Famalicão.

O acidente deu-se cerca das 08h00 e para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses e a VMER da unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Desconhece-se o tipo de ferimentos da vítima.

Famalicão: Daniela Lopes é campeã nacional de águas abertas

Daniela Lopes, do GD Natação, é campeã nacional júnior de Águas Abertas e consegue o apuramento para o Europeu. O feito foi alcançado este sábado, na prova que decorre em Avis.

Afonso Silva foi quarto no mesmo escalão no campeonato nacional de Águas Abertas.