Famalicão: EARO correu em Vizela e conquistou vinte pódios

A Escola Atletismo Rosa Oliveira conquistou vinte pódios no Campeonato Regional Corta-Mato Curto da Associação de Atletismo de Braga.

Na prova realizada em Vizela, a associação de Joane conquistou, individualmente, oito títulos regionais, sete vice-campeões e um sub vice-campeão. Coletivamente, há quatro pódios de vice-campeões de benjamins a juvenis femininos, título de benjamins a juniores masculinos e vice-campeões absolutas femininas e, ainda, o segundo lugar, também absolutos, para o setor masculino.

Individualmente, benjamins A, Luís Neto foi segundo, seguido de Lourenço Pereira; infantis, vitória para Rafaela Araújo, seguida de Mariana Martins, e vitória para Tomás Ramos. Maria Machado venceu em iniciados e Tiago Silva foi segundo. Nova vitória em juvenis, por Inês Almeida, enquanto que Gonçalo Rodrigues foi segundo. Em juniores, os dois primeiros lugares foram da EARO. Ana Faria foi a vencedora, à frente de Joana Azevedo. Em masculinos, vitória para Francisco Silva, seguido de João Rodrigues. Em veteranos femininos, duas vitórias: Anabela Silva (F45) e Rosa Oliveira (F55).

Outros atletas da EARO participaram nesta jornada de atletismo, todos com resultados meritórios.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Jovem de 17 anos detido por conduzir sem carta no centro da cidade

Na tarde desta quarta-feira, por volta das 14h30, a Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um jovem de 17 anos na cidade de Vila Nova de Famalicão, na Rua Luís Barroso. A detenção ocorreu porque o jovem não possuía qualquer documento que o habilitasse a conduzir veículos motorizados.

A situação foi detetada pelos agentes da PSP que patrulhavam a zona e que se aperceberam de que o jovem conduzia um veículo sem qualquer licença de condução. Após a intervenção policial, o jovem foi detido e notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Jovem acabou detido depois de ameaçar e tentar agredir PSP

Agentes da PSP detiveram, esta quarta-feira ao final da tarde, na Rua D.Sancho I, no centro de Famalicão um jovem de 22 anos.

Na sequência da detenção terá estado um episódio onde com ameaças e tentativa de agressão.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Câmara aprova Unidade de Execução que vai receber a USF de S. Miguel-o-Anjo e um parque verde de 10 hectares

A delimitação da Unidade de Execução do Pelhe, no lugar dos Queimados, que vai permitir a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de São-Miguel-o-Anjo, a infraestruturação de uma área para habitação, no âmbito do programa 1.º Direito, e a criação de um novo parque verde urbano, bem como a requalificação das margens do Rio Pelhe e a plantação de mais de 3 mil árvores, foi a aprovada esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal.

A área delimitada apresenta um total de 20 hectares e abrange as Uniões de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário e Esmeriz e Cabeçudos.

Sobre a nova USF de São Miguel-o-Anjo, em Calendário, recorde-se que a autarquia celebrou um contrato-programa com a Administração Regional de Saúde do Norte para uma candidatura ao PRR com vista à construção e apetrechamento deste novo equipamento de cuidados de saúde primários, bem como da nova USF de Joane. No caso de São Miguel-o-Anjo, a estimativa orçamental é de 1.8 milhões de euros, com um financiamento comunitário de quase 1.1 milhões. O financiamento das duas unidades de saúde ronda os 4 milhões de euros, cabendo à Câmara Municipal um esforço financeiro que ultrapassa os 40%.

Quanto ao novo parque verde da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, terá uma área aproximada de 10 hectares e contará com vários equipamentos recreativos, como um parque infantil, um espaço lúdico e radical e outro para o minigolfe.

O espaço alvo de intervenção, banhado pelo rio Pelhe, terá uma ligação ao Parque da Devesa, através de um corredor verde ao longo do rio, com passagem pelas hortas urbanas, na Avenida dos Descobrimentos.

Está também prevista a plantação de mais de 3 mil espécies autóctones em três áreas distintas: um bosque húmido composto por amieiros, bétulas, freixos, choupos e salgueiros; um bosque seco composto por ciprestes, faias, pinheiros-manso, carvalho e sobreiros e um último bosque de aveleiras.

A delimitação desta Unidade de Execução esteve sujeita ao escrutínio público entre agosto e setembro do ano passado e a aprovação e divulgação do relatório final da discussão pública esteve também em análise na reunião do executivo camarário desta quinta-feira.

Famalicão: Seleção de Boccia soma mais um título

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através da seleção de Boccia Sénior, sagrou-se campeã nacional por equipas, zona norte, com uma performance cem por cento vitoriosa.

A competição, com 140 atletas, decorreu esta quarta-feira, em Famalicão, com a equipa a ter a coordenação técnica de Luís Silva e Vânia Pinheiro.

A seleção famalicense esteve representada por cinco atletas que dominaram, por completo, a concorrência, terminando a prova só com vitórias. Desta prestação, realce para as vitórias sobre o SC Braga, nas meias-finais, por 15 a 1, e na final, sobre a Associação é Bom Viver, por 6 a 4, alcançando assim mais um título nacional.

O treinador Luís Silva declara-se «orgulhoso» com mais esta conquista, mas não quer que a equipa entre em euforias «porque temos já em maio a fase final do campeonato nacional, a realizar-se na Mealhada» prova que pretende vencer e, assim, fechar a época sem derrotas.

Famalicão: Festival de videojogos e tecnologia regressa em maio na Lagoa

O Famalicão Extreme Gaming, uma referência na indústria de videojogos em Portugal, está de regresso com a quarta edição presencial com novas datas e um novo local.

O festival de videojogos e tecnologia de Vila Nova de Famalicão regressa a 24, 25 e 26 de maio, na zona industrial da Lagoa, num espaço com mais de 4600m2.

Após o sucesso da edição de 2019, com mais de 6000 visitantes, 2100 alunos e a presença de 37 escolas, o Famalicão Extreme Gaming traz de volta a magia dos videojogos para o concelho e promete novas apostas de entretenimento aos visitantes.

O Famalicão Extreme Gaming é um festival de videojogos e de tecnologia, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer e experimentar os jogos mais recentes para consolas, simuladores e dispositivos da nova geração, assistir ou jogar todo o tipo de videojogos, e interagir com alguns influenciadores (Streamers, TikTokers, Youtubers e outros) de renome nacional.

As competições profissionais de eSports são uns dos momentos altos deste certame, que conta com a participação de várias equipas, casters e apresentadores de especialidade, com transmissão via Streaming (Twitch).

As novidades sobre a edição deste ano serão publicadas nas redes sociais do evento bem como no site http://www.famalicaoextremegaming.pt/

Famalicão: Irmãs Mariana e Inês no Europeu de Xadrez

As irmãs Mariana e Inês Silva, do Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis, estão, desde o dia 18 e até ao dia 29 de março, em Petrovac (Montenegro) ao serviço de Portugal no Campeonato da Europa Feminino de Xadrez.

Mariana Silva, campeã nacional em título, procura obter o título de mestre FIDE, enquanto Inês Silva, que já detém o título de Mestre FIDE – conseguido nas Olimpíadas de Chennai -, tentará uma subida na pontuação Elo. Cotada com 1920 pontos, Mariana é a número 119 do torneio e Inês, nesta fase com 1792 pontos, é a 128.ª de uma lista que integra 139 jogadoras.

Decorridas 5 das 11 rondas do Torneio, as irmãs Mariana e Inês Silva conseguiram o feito inédito de uma dupla vitória. Inês venceu, de pretas, a WFM austríaca Nikola Mayrhuber, colocando-se provisoriamente num ótimo 78.º lugar com 2,5 pontos em 5 possíveis e um ganho de 32,2 pontos de Elo FIDE. Mariana superou, também com as peças pretas, a jogadora Jona Recica, do Kosovo e está, para já, classificada em 130.º lugar com 1 ponto em 5 possíveis.