Famalicão: Eco-alunos de Castelões aprendem a costurar

“Desperdício está fora de moda” foi o tema que levou os alunos de 3º e 4º anos da escola básica de Castelões a aprender a costurar. Idealizaram um saco para o pão e, para o conseguirem, tiveram de escolher os tecidos, fazer o molde, o recorte, a costura e a decoração.

Como o estabelecimento de ensino é uma Eco-Escola, faz parte do seu projeto educativo promover atividades que desenvolvam competências no âmbito da formação ambiental. Desta vez, a área de intervenção foi o reaproveitamento de têxteis, numa iniciativa que envolveu a comunidade educativa e com duas sessões de costura nas instalações da Junta de Freguesia, que disponibilizou as máquinas.

Esta atividade inseriu-se na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, iniciativa que decorre anualmente em novembro por toda a Europa e tem como objetivo consciencializar os cidadãos para a redução de resíduos, para a reutilização de produtos e estratégias de reciclagem de materiais. O tema deste ano, “Têxteis Sustentáveis e Circulares”, tem como propósito desafiar os cidadãos a atenderem a estes princípios.

Para assinalar esta semana, a RESINORTE lançou o concurso “Desperdício está fora de moda”, com o objetivo de reaproveitar os têxteis para outras finalidades. Foi o que os alunos de Castelões fizeram e esperam ganhar este concurso provando que são eco-estudantes.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O Carnaval em Famalicão obriga ao uso de copos reutilizáveis

O Carnaval está a chegar, mas diversão não pode rimar com poluição. Por isso, a proposta das entidades responsáveis, como a ACIF e a Câmara, é o uso obrigatório de copos reutilizáveis. Serão obrigatórios em todos os bares e estabelecimentos comerciais aderentes às festividades do Carnaval.

Pode adquirir na sede da ACIF, que os tem de diferentes tamanhos: 0,20cl, 0,33cl, 0,50cl e de Gin. Mais informações em 961219496 ou em comunicação.acif.pt.

Famalicão: Atropelamento junto ao campo da feira

Uma pessoa foi, na tarde desta terça-feira, atropelada por um automóvel, nas proximidades do campo da feira de Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 13h20 e para o socorro da vítima foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, acompanhados pela VMER da unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Coube aos bombeiros o transporte da vítima que, segunda as primeiras informações, terá sofrido ferimentos ligeiros.

Famalicão: Acidente na praça das portagens em Esmeriz

A manhã desta terça-feira fica marcada por um acidente de viação, na praça das portagens, na freguesia de Esmeriz, em Vila Nova de Famalicão.

O sinistro, um despiste, ocorreu no acesso às portagens e não terá provocado feridos.

A GNR foi chamada ao local e tomou conta da ocorrência.

 

Famalicão: Vai ser criada nova ligação ao Hospital e construído parque de estacionamento público

Esta quinta-feira vai a reunião de Câmara a proposta de uma nova unidade de execução urbanística entre a Avenida 9 de Julho (Estrada Famalicão-Póvoa) e a Rua Norton de Matos, na parte norte do Hospital.

A área abrange 23.490 m2, com proposta para 3.274m2 de terreno para parque de estacionamento público; uma parte destinada a edificação, com zonas comerciais e de serviços, e outras destinadas à habitação.

Esta proposta urbanística inclui um melhor acesso ao Hospital tanto para ambulâncias como para o trânsito em geral, evitando que os condutores tenham que ir à Rotunda de Santo António.

Na Avenida 9 de Julho será construída uma rotunda que permitirá simultaneamente o acesso à zona do Hospital e ao Talvai.

Esta proposta será analisada e votada na reunião de Câmara desta quinta-feira, seguindo-se um período de discussão pública que terá início no 5.º dia após a publicação do respetivo aviso em Diário da República.

Famalicão: Aparatoso despiste seguido de capotamento em Novais

O final de tarde desta segunda-feira fica marcado por um aparatoso despiste, seguido de capotamento, na Rua das Almas, em Novais, Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 18h40 e, segundo as primeiras informações, terá deixado ferido um jovem.

(em atualização)