Famalicão: Carro em chamas em Arnoso Santa Maria
Na noite desta sexta-feira, um veículo ligeiro incendiou-se enquanto circulava na Avenida Conde de Arnoso, em Arnoso Santa Maria.
Do incidente não resultaram feridos, apenas danos materiais e as causas do incêndio ainda estão por apurar.
No combate às chamas estiveram os Bombeiros Voluntários Famalicenses.
FC Famalicão continua em maré de empates
Na noite desta sexta-feira, o Famalicão dividiu os pontos na deslocação a Vila do Conde. Uma igualdade a um golo na oitava jornada da primeira liga, diante do Rio Ave. O quarto empate consecutivo.
A primeira parte foi de alguns equilíbrios, mas com o conjunto vilacondense a ser sempre mais perigoso. Os jogadores de Luís Freire entraram a todo o gás e logo aos dois minutos obrigaram Zlobin a três intervenções de qualidade. O guardião do Famalicão, que mais tarde voltou a negar o golo aos anfitriões, acabou por ser um dos destaques da partida ao executar um punhado de boas defesas, acabando por ser o principal garante do ponto conquistado.
Na segunda parte e assinalando que a equipa tinha de produzir mais, Armando Evangelista operou três substituições. Entradas de Riccieli, Mario Gonzàlez e Rafa Soares para os lugares de Enea Mihaj, já com amarelo, Rochinha e Rodrigo Pinheiro. O Famalicão ficou mais forte, mais pressionante.
E aos 52 minutos, Gil Dias, com um remate tão indefensável quanto bonito, abriu o ativo para os famalicenses. Um momento de pura inspiração individual.
A resposta do Rio Ave veio do banco, aos 57 minutos, com o reforço do setor ofensivo com as entradas de Fábio Ronaldo e Ahmed Hassan. E não demoraram muito duas novas alterações com as entradas de Demir e João Novais.
Aos 64 minutos valeu, ao Famalicão, nova intervenção de Zlobin que evitou o golo de Marious Vrousai. O Rio Ave consegue chegar ao empate aos 75 minutos, por Ahmed Hassan que, de cabeça, responde certeiro a um cruzamento de Tiknaz. A equipa da casa ameaça a vantagem, aos 81 minutos, mas o guarda redes do Famalicão volta a executar uma boa defesa a remate de Ahmed Hassan.
Na fase final do encontro, com mais seis minutos de compensação, a incerteza quanto à vitória manteve-se… Mas ficou o empate. O quarto consecutivo para os famalicenses que não vencem há cinco partidas.
Famalicão: EcoMercadinho na Devesa adiado para 9 de novembro
Famalicão: Equipa feminina associa-se ao Outubro Rosa
O plantel feminino do FC Famalicão, que este domingo recebe, às 15 horas, o Clube Albergaria, associa-se ao Outubro Rosa, apoiando as campanhas de sensibilização sobre o cancro da mama, promovidas pelo Voluntariado Hospitalar. Várias jogadoras, num vídeo publicado nas redes sociais, apelam à participação na Caminhada Rosa, que terá lugar na manhã deste sábado, a partir do hospital.
O jogo de domingo, no campo número 2 do Estádio Municipal, é da quinta jornada da Liga BPI, na qual o conjunto famalicense ainda não pontuou, depois de defrontar o Braga, Sporting e Benfica. Tem, ainda, uma partida em atraso.
Famalicão: Ex-presidente da Assembleia de Freguesia de Riba de Ave enviou votos de pesar e de louvor
Gabriela Cardoso Faria, ex-presidente da Assembleia de Freguesia de Riba de Ave, enviou um comunicado ao CIDADE HOJE para esclarecimento sobre os votos de louvor e de pesar, apresentados naquele órgão e que, alegadamente, não terão sido enviados aos destinatários. Tal como noticiado por CH, no passado sábado, na mais recente reunião da Assembleia, o atual presidente do órgão deliberativo deu conta que os votos, desde dezembro de 2021, não foram enviados. Neste sentido, Gabriela Cardoso Faria garante que os votos de louvor e pesar apresentados e aprovados durante o tempo em que esteve em funções «foram por mim enviados aos respetivos destinatários, tendo todos os documentos a tal inerentes ficado arquivados na Junta de Freguesia de Riba de Ave».
COMUNICADO
Tal como é de conhecimento público, no período compreendido entre 16 de outubro de 2021 e 27 de dezembro de 2022, assumi funções enquanto Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Riba de Ave.
Aquando da minha renúncia ao mandato decidi remeter-me ao silêncio e não manifestar publicamente os motivos que estiveram na génese de tal renúncia, decisão que mantenho.
No entanto, o direito ao bom nome e à reputação constituiu um pilar fundamental de uma sociedade justa, livre, democrática e defensora dos direitos dos cidadãos, pelo que, quase dois anos volvidos, vejo-me obrigada a emitir o presente comunicado.
No passado dia 25 de setembro, a coligação “Mais Ação Mais Riba de Ave” partilhou, através da sua página no Facebook, que nos últimos 3 anos, período que inclui o meu mandato, os Votos de Louvor e de Pesar apresentados e aprovados, por unanimidade, em Assembleia de Freguesia nunca foram entregues.
O “Notícias de Riba de Ave”, na sua página de Facebook, relatou que, na última Assembleia de Freguesia ocorrida no dia 24 de setembro, o atual Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Riba de Ave informou que os Votos de Louvor e de Pesar não foram entregues aos visados desde dezembro de 2021.
Também o jornal “Cidade Hoje”, nas redes sociais e no seu site, publicou igualmente que os Votos de Louvor e de Pesar não chegaram aos seus destinatários desde dezembro de 2021.
Até ao momento, a Mesa da Assembleia de Freguesia de Riba de Ave não se pronunciou.
Cumpre, portanto, repor a verdade dos factos: todos os Votos de Louvor e de Pesar apresentados e aprovados nas Assembleias de Freguesia que presidi, em 28 de dezembro de 2021, 27 de abril de 2022, 30 de junho de 2022 e 29 de setembro de 2022, foram por mim enviados aos respetivos destinatários, tendo todos os documentos a tal inerentes ficado arquivados na Junta de Freguesia de Riba de Ave.
Lamento profundamente ser obrigada a prestar o presente esclarecimento neste momento e faço-o, apenas e só, por estar a ser colocado em causa o meu trabalho no cargo que desempenhei e lamento também que o esclarecimento que agora fiz não tivesse sido feito no local próprio para o efeito.
Riba de Ave, 01 de outubro de 2024.
Dra. Gabriela Cardoso Faria
Famalicão: Workshop gratuito sobre desenho e processo de corte e gravação a laser
No âmbito do décimo aniversário do Made In, o FabLab – Centro Maker de Famalicão abre portas para um workshop de “Desenho e Processo de Corte e Gravação a Laser”.
A iniciativa realiza-se aos sábados, nos dias 26 de outubro, 2 e 9 de novembro, num total de 20 horas de formação, tendo como público alvo, estudantes e empresários. No entanto, é aberta ao público em geral e é de inscrição gratuita, em www.famalicaomadein.pt/_famalicao_fablab.
O FabLab é um espaço de criação, experimentação e inovação, prototipagem rápida e fabricação digital. Está instalado na Universidade Lusíada com um conjunto de equipamentos e tecnologias, que permitem o desenvolvimento de ideias e projetos, desde a conceção e prototipagem até ao teste e produção final.
O acesso ao laboratório pode ser requisitado por empreendedores, startups, micro e pequenas empresas, instituições de ensino e estudantes do concelho em www.famalicaomadein.pt.