Famalicão: Edgar Reis em busca de um lugar «na primeira parte do pelotão»

Edgar Reis vai alinhar na Baja de Loulé, prova do Campeonato de Portugal de TodooTerreno, a realizar entre 27 e 29 de maio, em Loulé.
Desta vez, o piloto vai ser acompanhado pelo navegador Filipe Martins e pretende «
voltar ao registo que tivemos nas primeiras provas do campeonato, fazendo a prova no nosso ritmo e procurando tirar o máximo proveito do carro» aponta o famalicense.
«Na última prova tivemos de abandonar ao segundo dia e queremos retomar o que havíamos delineado para esta temporada, evoluindo na condução, melhorando os nossos registos e fazendo uma prova que nos posicione na primeira parte do pelotão do CPTT».

A Baja de Loulé decorre este fim de semana, na serra Algarvia.

Famalicão: Joane vence líder e Ribeirão aproxima-se do primeiro lugar

Na jornada 13 da Pró Nacional da AF Braga, as equipas famalicenses registaram três vitórias. O único desaire, com um golo sofrido nos últimos minutos, verificou-se na derrota da Oliveirense, 0-1, em casa do Celoricense, em jogo da série B. Ainda nesta série, o Ribeirão venceu, 3-0, o Serzedelo, e o Joane foi vencer, 0-2, a casa do líder, o Sandinenses (32 pontos). Estes resultados colocam os ribeirenses no segundo lugar, com 28 pontos, com o Joane no quarto posto, com 26 pontos e menos um jogo. A Oliveirense, com 20 pontos e também menos um jogo, é sexta classificada. Na série A, a AD Ninense subiu ao terceiro lugar, com 22 pontos, depois da vitória, 1-0, sobre o Cabreiros.

Na próxima jornada, a equipa de Mário Jorge joga em casa do Prado. A Oliveirense recebe o Arões, o Joane joga em casa do Santa Eulália e o Ribeirão recebe o Sandinenses.

Na Divisão de Honra, série A, jornada 11, as equipas famalicenses obtiveram os seguintes resultados: S. Cosme, 0-Roriz, 2; Pousa, 2-Louro, 1; Lousado, 2-Vila Chã, 1; Calendário, 0-Marca, 1. Na classificação, o Lousado, com 14 pontos, é oitavo, seguido do S. Cosme, com 12; Louro e Calendário, com 10 e 2 pontos, ocupam os dois últimos lugares. Próxima jornada: Calendário-Vila Chã; Lousado-Louro; Viatodos-S. Cosme.

Na série B, o Bairro venceu, 2-1, o Guilhofrei e o Delães empatou, 1-1, em casa do Pedralva. O Bairro continua em segundo lugar, com 22 pontos, e o Delães é sétimo, com 15 pontos. Próxima jornada: Caldelas-Bairro e Esporões-Delães.

Na 1.ª Divisão, série C, jornada 9: Polvoreira, 2-Fradelos, 1; S. Cláudio, 0-Ruivanense, 4; Delães B, 0-S. Cristóvão, 8; Tabuadelo, 2-Gondifelos, 1; Operário, 3-Nespereira, 1. Na classificação, o Operário é segundo, com 19 pontos, e o Fradelos é sétimo, com 12 pontos, seguido do Ruivanense, com os mesmos pontos. O Gondifelos é décimo, com 8 pontos; S. Cláudio e Delães B, com3 e 1 pontos, respetivamente, ocupam as duas últimas posições. Próxima jornada: Ruivanense-Tabuadelo, Urgeses-S. Cláudio, Gondifelos-Delães e Ronfe B-Operário.

Aluna de Vila Nova de Famalicão conquista 2º lugar no Concurso Internacional do Cartaz sobre a Paz

O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão promoveu junto das escolas do concelho mais uma edição do Concurso Internacional do Cartaz sobre a Paz, no Distrito 115 Centro Norte, sendo o tema para o Ano Lionístico 2022/2023 “Liderar com compaixão!”.

De Famalicão foram levados a concurso os trabalhos de quatro alunos – Didáxis Riba D’Ave, Agrupamento de Escolas D.Maria II e Agrupamento de Escolas D. Sancho I. O trabalho de Maria Inês Cristovám C.L. Lourenço, de 13 anos, do Agrupamento de Escolas D. Maria II, conquistou o segundo lugar do Distrito 115 – Centro Norte Lions Clubes.

 

 

Famalicão: «Estamos de regresso ao nosso lugar»

Tal como CIDADE HOJE noticiou durante o fim de semana, o Grupo Desportivo de Natação cumpriu, em Estarreja, mais um feito para a sua história. Sagrou-se vice-campeão nacional de clubes e, consequentemente, subiu à 1ª divisão. O feito foi conseguido após a conquista de 405 pontos, ao longo das 38 provas, no setor masculino, entre os 27 clubes nacionais que disputaram a 2ª divisão nacional. Com esta prestação, a natação volta ao seu lugar, ou seja, à 1ª divisão nacional da Federação Portuguesa de Natação.

Na competição feminina, as famalicenses também estiveram em excelente nível, classificando-se no primeiro terço da tabela, entre os 27 clubes participantes, terminando num prestigioso 9º lugar da geral.

«Estamos de regresso ao nosso lugar. Ser FAMA é ser de Primeira!», palavras do treinador. Pedro Faia, depois de uma competição tão exigente, diz-se «orgulhoso dos meus nadadores, de toda a sua competência e qualidade imposta prova a prova». Realça o espírito de grupo «fortíssimo que demonstramos», alavancando os nadadores «para patamares de excelência, permitindo sagrar-se vice-campeões nacionais masculinos e um honroso 9º lugar no feminino. Uma palavra de agradecimento aos meus atletas por proporcionarem estes fantásticos momentos, rumo à 1ª divisão».

O capitão de equipa, Afonso Silva, fala de uns campeonatos «fantásticos e memoráveis, pois escrevemos mais uma bonita página da natação famalicense». Apesar de se apresentar com uma equipa bastante jovem, «sempre acreditamos que era possível voltarmos à 1ª divisão nacional, pois é aí o nosso lugar. Obrigado aos meus colegas por terem acreditado que, juntos e unidos, era possível vencer. Foram enormes e só entende a dimensão destas palavras quem sente o sofrimento do dia-a-dia. Também me cumpre agradecer aos treinadores que tudo fizeram, blindaram o grupo, sempre acreditaram e estiveram presentes. Obrigado e Parabéns a Todos.”

Famalicão: Ballas Júnior avança para o nacional de Enduro

O projeto desportivo de Paulo Ballas Júnior, para a época 2023 do nacional de enduro, foi apresentado na passada sexta-feira, na Junta de Freguesia de Mogege. Com o auditório cheio e na presença do vereador do Desporto, Pedro Oliveira, do presidente da Junta da Freguesia, Carlos Lima, e de Bruno Machado, em representação do Moto Penedo Competições, o jovem piloto vaticinou o próximo ano de aprendizagem e de muitos desafios.

Tendo como padrinho Paulo Marques, o Ballas Júnior conta, ainda, com o apoio de várias empresas que «é fundamental para proporcionar as melhores condições para um bom desempenho», considerou o piloto.

Entretanto, este domingo, terminou o Campeonato Nacional de Trial. Na prova realizada em Amarante, Ballas Júnior conseguiu o segundo lugar na classe Elite. No mesmo dia, foram entregues os prémios do final do Campeonato Nacional no qual o jovem piloto famalicense sagrou-se vice-campeão. «Foi época muito difícil devido à minha lesão em maio, que me condicionou na minha evolução, mas terminou de uma forma muito positiva e tenho que agradecer a todos que nos apoiaram nesta época de 2022».

 

 

Famalicão: Comissão Política do Chega analisa as consequências das políticas socialistas

A Comissão Política Concelhia do Chega organizou, no dia 1 de dezembro, no auditório da União de Freguesias de Calendário e Famalicão, uma palestra inserida no ciclo de Jornadas Políticas.

O orador convidado foi o jovem estudante de Ciências Políticas, youtuber e influencer, Gonçalo Sousa, que apresentou, por meio de gráficos e números, as consequências das políticas socialistas.

Os participantes puderam também colocar questões e expressar preocupações relativas à «austeridade, inflação, perda de poder de compra, fracas perspetivas de futuro para os jovens portugueses, assim como incertezas económicas constantes» refere, em nota à imprensa, a direção concelhia do Chega.

Neste debate, os presentes foram unânimes em responsabilizar o atual Governo «pelo estado caótico que Portugal atravessa».

Nesta palestra foi possível discutir possíveis formas de combater esta situação «socioeconómica depressiva, debateram-se iniciativas e incentivou-se ao empenho de todos na luta contra o Socialismo que nos conduz inevitavelmente à pobreza», avisa a direção do Chega.

 

Famalicão: Assaltaram a igreja de Brufe e roubaram caixa de esmolas

Na madrugada do passado domingo, a igreja de Brufe foi assaltada, tendo sido roubada uma caixa de esmolas.

Depois de partido um vidro, que permitiu o acesso ao interior do local, o alarme disparou, mas os assaltantes ainda conseguiram retirar uma caixa de esmolas, desconhecendo-se o valor furtado.

A GNR foi chamada ao local para tomar conta da ocorrência.