Famalicão: Eduardo Oliveira questiona Mário Passos sobre medidas na habitação

O vereador Eduardo Oliveira enviou uma série de questões à Câmara Municipal de Famalicão sobre habitação e confronta Mário Passos com promessas eleitorais.

O eleito pelo PS pretende informações sobre o número de habitações construídas pela Câmara de Famalicão, quantas famílias foram apoiadas e quanto a autarquia investiu em recursos próprios.

Relativamente à comunidade cigana, Eduardo Oliveira quer saber que soluções estão pensadas para reabilitar a urbanização das Bétulas e instigou Mário Passos para confirmar ou desmentir se a Câmara de Famalicão pretende transferir os residentes daquela urbanização para outro local.

Se for verdade, o socialista pergunta qual o local e onde podem ser consultados os estudos realizados sobre esse caso específico.

Eduardo Oliveira confronta o edil sobre promessas eleitorais. A propósito da Estratégia Local de Habitação, lembra que, em fevereiro de 2022, a Câmara de Vila Nova de Famalicão anunciou que iria efetuar um investimento em 152 milhões de euros ao abrigo do programa 1.º Direito, a concretizar até 2026, oferecendo habitação condigna a 1.481 famílias, num total de 7.961 pessoas.

Eduardo Oliveira destaca que, poucos meses depois, em outubro, o investimento, em vez dos prometidos 152 milhões seria de 62 milhões, dos quais 24 milhões de um empréstimo bonificado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. e apenas 7 milhões com recurso ao orçamento municipal. «Ou seja, o enorme investimento financeiro anunciado pela autarquia era propaganda», critica o deputado.

No que se refere aos recursos financeiros, questiona o presidente da Câmara de Famalicão sobre qual é o ponto da situação quanto ao empréstimo bonificado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. IHRU.

 

 

 

 

2 Comments

  1. Famalicão, cidade de aparência.

    Investe-se tanto em festas da juventude, festas antoninas, reestruturação de edificados, desporto seletivo….e condições para habitação? E alojamento local para os concidadãos?

    Há muita matéria que merece transparência e Famalicão deveria ter já muito trabalho nesta matéria…..

Deixe um comentário

Famalicão: Cajada e Oliveirense finalistas da Taça de veteranos

Na noite desta sexta-feira teve início a final four da Taça concelhia de futsal. Em veteranos, Cajada e Oliveirense vão decidir quem ganha o troféu na tarde deste domingo.

A equipa de Cabeçudos venceu, por 9-4, a AD Pedome, enquanto que na outra meia final a Oliveirense superou, 6-5, a Acura, após prolongamento. A final está marcada para as 16 horas de domingo, no Pavilhão Municipal.

Antes, este sábado, jogam-se as meias finais seniores. O primeiro jogo é às 16 horas, entre o Pedome e o MAL; a segunda partida está marcada para as 18 horas, entre a Acura e a Outeirense.

As finais da Taça estão marcadas para a tarde de domingo, a partir das 16 horas, no Pavilhão Municipal onde está montada a festa do futsal concelhio. E tudo com transmissão direta na Cidade Hoje.

A entrada para a final four é gratuita.

Empresa de Santo Tirso com linhas paradas: Trabalhadores querem mais 150€ ao final do mês

A greve parcial dos trabalhadores da Airbus Atlantic Portugal, em Santo Tirso, registou esta sexta-feira uma adesão de cerca de 80% entre os operários do chão de fábrica, segundo o sindicato SITE Norte. A paralisação afetou praticamente toda a produção da unidade, que emprega cerca de 270 pessoas.

Em declarações à Lusa, Miguel Ângelo Pinto, coordenador do SITE Norte, explicou que os trabalhadores reivindicam um aumento salarial de 150 euros, negociável, bem como a negociação efetiva do caderno reivindicativo, que inclui também um subsídio de deslocação.

A greve decorre em dois turnos, entre as 11h00 e as 19h00, sendo que se prolonga este sábado com paralisação total ao trabalho extraordinário.

Em resposta à Lusa, a empresa garantiu manter um “diálogo aberto e construtivo” com os representantes dos trabalhadores e compromete-se a garantir um ambiente de trabalho justo e seguro.

Famalicão: Mário Ferreira investe mais 2 milhões de euros no Central Park

O empresário Mário Ferreira vai avançar com um novo investimento superior a 2 milhões de euros na reabilitação de um edifício de escritórios integrado no Famalicão Central Park, em Vila Nova de Famalicão.

Com mais de 2.000 metros quadrados distribuídos por cinco pisos, o edifício será totalmente renovado para acolher espaços de trabalho modernos, incluindo escritórios privados, zonas de coworking, salas de reunião informais e áreas de convívio.

A nova unidade, cuja ocupação já está assegurada por uma empresa do setor dos serviços, insere-se na estratégia de revitalização do Famalicão Central Park, com o objetivo de atrair projetos inovadores e qualificados para a região.

Calor extremo de regresso: Próxima semana terá temperaturas próximas dos 40 graus

Vem aí mais uma semana de calor intenso. De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e de Atmosfera, os termómetros vão voltar a ficar próximos dos 40 graus.

O aumento será gradual, sendo que se começa a fazer sentir já este domingo, onde é esperada para Famalicão uma máxima de 30 graus. O dia mais quente da semana será terça-feira, com uma máxima a rondar os 38 graus.

Pode seguir a previsão ao detalhe aqui

Famalicão: Moto Clube de Nine de luto pelo falecimento de jovem sócio aos 25 anos

O Moto Clube de Nine está de luto pelo falecimento de Pedro Oliveira, jovem membro da associação, vítima do trágico acidente de moto ocorrido esta quinta-feira, em Viatodos, na Avenida da Estação.

Com apenas 25 anos, Pedro Oliveira era conhecido pelo seu envolvimento ativo e pela proximidade com todos os membros do clube. Participativo e sempre presente, era uma figura muito acarinhada por todos.

Através das redes sociais, Moto Clube de Nine já manifestou publicamente o seu pesar.