Famalicão: Em Faro «seremos fiéis ao que acreditamos»

Na tarde deste sábado, o FC Famalicão visita o São Luís, em Faro, casa do último classificado. Numa partida muito importante para as contas da manutenção do Farense no principal campeonato nacional de futebol, o conjunto de Hugo Oliveira «vai lutar pelos três pontos». Na conferência de imprensa de antevisão a esta partida, na manhã desta sexta-feira, antes da viagem para o Algarve, o treinador antecipou dificuldades, «mas seremos fiéis ao que acreditamos, que é o jogo através do poder da bola e das nossas ideias. Vai ser uma partida extremamente complicada, cada vez mais decisiva para o nosso adversário, porque caminhamos para o final e as decisões estão aí. Certamente será um jogo muito competitivo num estádio que, por tradição, é sempre muito difícil, mas como em todos os jogos entraremos fiéis às nossas ideias».

Questionado sobre a possibilidade da equipa chegar ao sexto lugar – ocupa a sétima posição, 44 pontos, a seis do Santa Clara – , quando faltam três jornadas para o final, o treinador manteve o discurso a que tem sido fiel: é jogo a jogo. «Na cabeça só temos o Farense. É assim que tem sido desde que eu cá cheguei e é assim que tem que ser». Do seu ponto de vista, «não adiante estarmos a pensar à frente se não conseguirmos vencer o caminho que está aqui à porta». Por isso, reforça: «o nosso foco é o Farense jogo que, repito, vai ser extremamente difícil, num momento decisivo para o adversário, que sabe que os créditos estão a acabar na sua casa, e que por tradição é um estádio muito complicado para o Famalicão. Temos que ser capazes de controlar o jogo perante um adversário que vai lutar pela sua vida».

Hugo Oliveira reforçou, uma vez mais, que «a vitória está sempre no nosso horizonte», mas alerta que esta ambição «vai muito além daquilo que é o resultado quantitativo. Vivemos conscientes do trabalho, das nossas ideias e apesar dos dois últimos resultados não terem sido a vitória, a verdade é que tiramos ilações muito positivas dos jogos», nomeadamente no último, com o SC Braga. «Para mim, o mais importante é perceber que já é algo emocionalmente muito estável dentro de nós, dentro dos adeptos e dentro de toda a estrutura: o sentimento do que é ou não um bom momento, mesmo quando, quantativamente não conseguimos um bom resultado».

Na última jornada, Hugo Oliveira procedeu a algumas alterações no onze reforçando a ideia, já várias vezes repetida, que todos contam e que o sistema está sedimentado. «Como treinador deixa-me satisfeito, mas não me surpreende. É bem demonstrativo do que é uma ideia de jogo bem vincada e trabalhada diariamente. Isso faz com que, trocando peças, as respostas sejam semelhantes e os caminhos sejam os mesmos. Mas temos ainda muito para fazer: enquanto equipa e enquanto clube. Mas sabemos para onde queremos ir e o facto de fazermos várias trocas mostra a qualidade do plantel e do processo que é feito», avisou.

 

Deixe um comentário

Sábado e domingo com previsão de chuva

A chuva parece estar de regresso este fim de semana, avança a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo a informação disponível, os primeiros aguaceiros deverão começar a cair na região na noite deste sábado, mantendo-se até, pelo menos, ao início da tarde deste domingo.

As temperaturas na região não vão ultrapassar os 23 graus.

Famalicão: Gabriel Maia deixa Europeus na meia-final

O atleta famalicense terminou a sua participação nos Europeus sub-23 de atletismo com o décimo terceiro lugar nas meias-finais dos 200 metros.

Gabriel Maia correu na manhã deste sábado e fez a prova em 21.13 segundos.

Recorde-se que também correu nos 100 metros, onde checou às meias-finais. Os Europeus de Atletismo sub-23 estão a decorrer, desde a passada quinta-feira, na Noruega.

Bombeiros apelam ao respeito pelas zonas de socorro

Os Bombeiros de Famalicão deixaram um apelo à comunidade após uma ocorrência registada na noite desta sexta-feira, na freguesia de Antas, num claro alerta para a necessidade de respeitar as zonas de intervenção durante as operações de socorro.

Durante as operações de socorro, é essencial que a população colabore e respeite as orientações das equipas de emergência

A corporação denunciou a aproximação de vários civis ao local da intervenção, apesar dos pedidos feitos no momento.

Infelizmente, nesta ocorrência, verificámos a aproximação de vários civis ao local da intervenção, apesar dos nossos insistentes pedidos para que se mantivessem afastados

Segundo os Bombeiros, situações como esta “dificultam o trabalho dos operacionais, colocando em risco a segurança de todos e comprometendo a eficácia do socorro”.

No final da nota, deixaram um apelo claro:

Contamos com o bom senso e colaboração de todos. O respeito pelas zonas de intervenção é um ato de cidadania e pode fazer a diferença na vida de alguém

Famalicão: Homem em estado grave após queda de 15 metros em Antas

Um homem de 62 anos sofreu esta sexta-feira uma queda de aproximadamente 15 metros, a partir de um prédio situado na Avenida José Freitas Dias, na freguesia de Antas, em Vila Nova de Famalicão.

O alerta foi dado pelas 20h41, tendo sido mobilizados para o local dois veículos e quatro operacionais dos Bombeiros Voluntários de Famalicão. A PSP também compareceu na ocorrência e está a averiguar o que poderá ter originado a queda, cuja causa permanece por apurar.

Sem identificação no momento do socorro, a vítima foi assistida no local e transportada em estado grave para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: Ana Marinho com excelente resultado nos Europeus de Atletismo

A atleta famalicense, em representação de Portugal, conseguiu um excelente resultado nos 10 mil metros dos Europeus de Atletismo sub-23.

Ao final da tarde desta sexta-feira, na Noruega, Ana Marinho cumpriu a distância em 34:02.20, sendo a nona classificada entre trinta atletas.
Um extraordinário desempenho numa prova onde se registaram recordes nacionais e pessoais de várias atletas.

Ana Marinho é a atual campeã nacional absoluta da distância em pista.

Famalicão: PAN está contra a intervenção no Castro de S. Miguel-o-Anjo

A intervenção que o Município de Famalicão vai fazer no Castro de S. Miguel-o-Anjo, em Calendário, é alvo de críticas da comissão política concelhia do PAN. O partido, segundo informa em comunicado, pediu esclarecimentos para «obter informação sobre que tipo de obra está prevista para o local», mas Sandra Pimenta, candidata à Câmara Municipal, já anuncia «que este projeto é mais um exemplo da falta de visão ambiental e sustentável para o concelho».

O partido defende «a proteção total desses espaços, com vista a potenciar um aumento da biodiversidade e da floresta natural» e considera que «a constante artificialização de espaços verdes ou florestais e e a colocação de equipamentos desportivos ou outros, em nada acrescentam aos propósitos ambientais e é reflexo de uma visão presa no século XIX».

Recorde-se que ao final da tarde desta quinta-feira, foi assinado o auto de consignação para as obras de valorização do Castro de S. Miguel-o-Anjo. Os trabalhos – um investimento de 376 mil euros – vão permitir, daqui a um ano, o acesso e fruição deste espaço, acautelando todas as condições de segurança e salvaguarda do património arqueológico, anunciou Mário Passos, presidente da Câmara Municipal. No local será construído um parque de lazer, criados percursos, sinalética e áudio-guias.