Famalicão: Empresa oferece livros ao serviço de Pediatria do hospital

O serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Médio Ave (ULSMAve) recebeu livros, numa oferta da empresa Intraplás.

Os colaboradores das três unidades da empresa foram os autores da doação, que envolveu também as famílias.

A entrega aconteceu no Dia Internacional da Doação de Livros, esta sexta-feira, dia 14 de fevereiro. A médica pediatra, Cristina Miguel, e o vogal executivo da ULS, Luís Andrade Moniz, receberam a oferta, com elogios à iniciativa que «muito irá contribuir para que possamos, no internamento de Pediatria da ULSMAve, fomentar hábitos de leitura junto das crianças».

Deixe um comentário

Famalicão: Vento forte derruba vedações das instalações da ADC Novais

O mau tempo verificado na madrugada desta quinta-feira, com vento forte, transformou as instalações da Associação Desportiva e Cultural de Novais numa área impraticável para a atividade desportiva. As redes de vedação foram totalmente danificadas, bem como as balizas. Os danos são avultados e deixa o clube sem possibilidade de usar o espaço para treinos e jogos da AFSA.

Serafim Azevedo, presidente do clube, refere que «esta vedação tem já 27 anos e já estava nas nossas intenções substitui-la no final da época, para não afetarmos a prática desportiva». Com o sucedido «teremos que acelerar a substituição», conta o dirigente.

O espaço está agora impraticável e os treinos da equipa de futsal, que compete na AFSA, foram já cancelados. Há um jogo agendado para sábado e o clube tem, agora, de encontrar uma alternativa.

Famalicão: Fradelos recebeu Mário Passos em mais um roteiro ‘Presidência de Proximidade’

Na passada terça-feira, Fradelos foi a freguesia que acolheu mais uma das visitas de Mário Passos, Presidente da Câmara, pelo território famalicense. O autarca visitou a obra feita na maior freguesia do concelho em área, os projetos em curso e analisou outros investimentos a fazer.

A tarde começou com o almoço no Centro Escolar de Sapugal e seguiu depois para a NFI- Nouvelles Fermetures, indústria de alumínio que emprega cerca de 350 trabalhadores e tem em França o mercado preferencial para as portas e janelas de alumínio que produz.

O Presidente da Câmara conversou com o autarca da freguesia e com o movimento associativo, como é já habitual. O presidente da Junta de Fradelos fez referência à requalificação do adro da igreja como uma obra que gostaria de concretizar em breve, estando atualmente o projeto de arquitetura em fase de execução. Adelino Costa apontou ainda a requalificação da rua do Sapugal e as obras de requalificação e alargamento da Casa da Cultura, onde está instalada a Associação Musical Educativa de Fradelos, que pretende alargar espaços para atividades.

O investimento na rede viária tem sido uma aposta, como são exemplos as Ruas Lusíada, da Independência, Rua da Quinta e Rua da Maruja, requalificadas com um apoio municipal na ordem dos 90 mil euros.

“Por via dos protocolos com as juntas de freguesia tem sido possível concretizar obras como estas e esta ligação tem sido muito profícua”, afirmou Mário Passos.

Com os movimentos da freguesia foi discutida a construção de um novo parque desportivo para o Grupo Desportivo de Fradelos, uma ambição do clube que já identificou um terreno para concretizar o projeto.

Na próxima semana, o roteiro ‘Presidência de Proximidade’ vai passar pela freguesia de Vermoim.

Famalicão: Paulo Roxo renova por mais uma temporada

O treinador Paulo Roxo, que chegou ao FC Famalicão no início da fase de apuramento de campeão nacional da 2.ª divisão de futsal, renovou contrato até ao final da época 2025/2026. «Encontrei um clube e um grupo de trabalho com muita ambição e este é o momento para rubricar este compromisso», referiu o treinador na altura de prolongar o contrato.

Pedro Mesquita, responsável pela modalidade e vice-presidente do FC Famalicão, conta que quando o treinador foi contratado «demos conta do projeto, da ambição de lutar pelos lugares em que estamos e focamo-nos no imediato, que seria enfrentar as primeiras jornadas da competição». Depois, e passados os primeiros momentos e com a equipa a liderar a prova, «passamos ao papel o que conversamos no primeiro encontro que tivemos, até porque estamos todos identificados com o que ambicionamos», refere Pedro Mesquita.

Com cinco jornadas realizadas, o FC Famalicão lidera o apuramento de campeão (e subida), com 10 pontos, seguido do Rio Ave e CS São João, ambos com menos um ponto. Este sábado, os famalicenses recebem, às 18 horas, no Pavilhão Municipal das Lameiras, a UPVN – União e Progresso da Venda Nova, quarta com 7 pontos.

Famalicão: João Vale é candidato à liderança da JSD

João Vale anunciou a sua candidatura à Comissão Política da JSD que vai a votos a 19 de abril. O ato eleitoral, que terá lugar na sede do PSD, na Rua Adriano Pinto Basto, decorre da Assembleia Concelhia marcada para as 17 horas. A eleição estende-se até às 20 horas.

O candidato, natural de Bairro, avança com a proposta ‘Futuro em Movimento’ que, do seu ponto de vista, «representa a energia, o compromisso e a ambição de uma equipa jovem, responsável e empenhada». João Vale defende que os jovens «devem assumir uma responsabilidade acrescida e desempenhar um papel ativo, dinâmico e próximo da comunidade».

João Vale diz que tem «propostas concretas e aplicáveis no concelho para melhorar a vida de todos os famalicenses». Sobre os atos eleitorais que se aproximam (Legislativas e Autárquicas) refere que «estamos prontos para ajudar o partido a assegurar estes momentos eleitorais decisivos, mobilizando a juventude para garantir a vitória e reforçar a JSD como um pilar forte na comunidade».

Esta candidatura conta com militantes de diferentes faixas etárias e de várias freguesias, garante o candidato.

Famalicão: Várias freguesias ainda estão sem energia elétrica

Várias zonas de Vila Nova de Famalicão ficaram sem luz esta madrugada, algumas delas esta manhã ainda continuam sem energia elétrica.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, as freguesias de Avidos, Landim, Ribeirão e Calendário são algumas das afetadas.

Famalicão: Queda de árvores e estruturas marcam a madrugada de mau tempo

A última madrugada ficou marcada pelo mau tempo, na sequência da depressão Martinho. A região ficou em aviso meteorológico laranja desde as 00h00 desta quinta-feira, devido à chuva e ao vento, com previsão de rajadas que podiam chegar aos 90km/hora.

Ao início da manhã, num primeiro balanço, as corporações de bombeiros do concelho reportaram dezenas de quedas de árvores e estruturas. Uma das situações que inspirou mais cuidados aconteceu numa moradia da freguesia de Requião, com uma família a ficar desalojada depois do telhado da casa ter sido arrancado pela força do vento. Ainda durante a madrugada, os soldados da paz foram acionados para um incêndio, na freguesia de Gondifelos, com origem numa queimada que reacendeu com a ação do vento.

Nota ainda para o ferimento de um motociclista que, pouco depois das 06h00, em Gavião, colidiu com cabos derrubados durante a madrugada.