
Os Encontros de Outono realizam-se esta sexta-feira e sábado, no auditório da Fundação Cupertino de Miranda. São subordinados ao título “Norma e Desvio na Ditadura (1926-1974)”, com um grupo de convidados que vão fazer uma reflexão/debate sobre a forma como determinadas questões sociais eram abordadas no período da Ditadura em Portugal (1926-1974). “Os doentes mentais no período da Ditadura”, “Homossexualidade e resistência na Ditadura”, “A prostituição durante a Ditadura”; “A especificidade da censura na (des)informação televisiva em Portugal ao tempo de Salazar e Caetano”; “Quem eram os criminosos? Aportes vindos da medicina e da antropologia física em Portugal (1890-1960)”; “A população cigana transmontana no Estado Novo: retrato de uma realidade oculta”; “A mulher na oposição ao Estado Novo”; “Os Maçons na Oposição à Ditadura (1926-1974)” e “O Crime político no Estado Novo” serão os temas em debate.
Alexandra Oliveira, da Universidade do Porto, Patrícia Ferraz de Matos, da Universidade de Lisboa, Rui Cádima, do Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, e Luís Bigotte Chorão, da Universidade de Coimbra são alguns dos oradores.
As inscrições para o colóquio terminam esta quinta-feira, em www.bernardinomachado.org. O evento é aberto ao público em geral e está certificado pelo CFAEVNF – Centro de Formação Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão.
Mais informações em www.bernardinomachado.org.