
O Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco tem uma nova turma de alunos que estão a aprender português como língua de acolhimento. A primeira aula decorreu durante esta semana. Os estudantes foram acolhidos pelo diretor do agrupamento, Carlos Teixeira, e pelos vereadores da Câmara Municipal de Famalicão, Sofia Fernandes e Augusto Lima.
Os vereadores deram a conhecer «a disponibilidade dos serviços camarários, ao nível da formação, da educação e da empregabilidade para que a integração destes adultos na comunidade seja o mais harmoniosa possível». O município contratou uma tradutora para auxiliar nos processos de integração social, profissional e cívico.
Os cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA) são dirigidos a cidadãos migrantes, adultos, empregados ou desempregados, que não apresentam como língua materna o português e/ou que não tenham capacidades básicas, intermédias ou avançadas de português. A autarquia, juntamente com o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Famalicão e o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, vai permitir que seja desenvolvida mais uma turma de português para adultos ucranianos até ao final deste mês.
Os interessados podem recorrer aos contactos 913959366, 252501394 ou ao link http://www.famalicaoeducativo.pt/_formacao_de_portugues_para_estrangeiros para acederem a mais informações ou para se inscreverem.