Famalicão: Entre os dias 4 e 6 de setembro, 9 mil seniores vão a Fátima

Cerca de 9 mil seniores famalicenses, de todas as freguesias do concelho, vão ao Santuário de Fátima no tradicional passeio sénior promovido pela Câmara Municipal. O convívio está, tal como nas últimas edições, distribuído por três dias, entre 4 e 6 de setembro.

Relativamente a 2023, o encontro conta com mais 600 seniores, cidadãos com 65 anos ou mais ou reformados a partir dos 60 anos. O Passeio Sénior a Fátima, que se realiza anualmente, permite reunir a comunidade sénior famalicense sendo, por isso, um dos maiores convívios seniores realizados no país. O passeio não tem custo para os participantes e é organizado pela divisão de Ação Social da Câmara Municipal, em articulação com todas as Juntas de Freguesia.

Na quarta-feira, dia 4, seguem viagem os seniores da União das Freguesias de Antas e Abade de Vermoim, da União das Freguesias de Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures, da União das Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, da União das Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei, da União das Freguesias de Famalicão e Calendário, de Brufe, Gavião, Louro e de Nine.

Na quinta-feira, dia 5, é a vez da União das Freguesias de Avidos e Lagoa, da União das Freguesias de Carreira e Bente, da União das Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, da União das Freguesias de Ruivães e Novais, da União das Freguesias de Seide, de Bairro, de Delães, de Fradelos, Landim, Lousado, Ribeirão e de Vilarinho das Cambas.

Na sexta-feira, dia 6, é a vez de Castelões, Cruz, Joane, Mogege, Oliveira Santa Maria, Oliveira São Mateus, Pedome, Pousada de Saramagos, Requião, Riba de Ave, Vale São Martinho e Vermoim, e da União das Freguesias de Telhado, Vale São Cosme e Portela.

21 Comments

  1. Fernando Jesus Com certeza! A. Costa .9 anos é muito tempo !Se sai de Famalicão o que vê?Estradas maravilhosas !Não há dinheiro os corruptos deram cabo dele .

  2. Paulo Ricardo Lopes Que insensatez ,só fala quem não deve !9 anos de António Costa….

  3. Augusta Alves as estradas municipais EM572, EM574, EM510, EM562 entre outras assim como, caminhos municipais entre outras vias são da gerência do município . Não sei a parte que a Senhora não etendeu. Tenho a impressão que de Vila Nova de Famalicão a senhora não conhece nada. Nem aqui mora🤨

  4. Paulo Ricardo Lopes O estado somos todos nós portugueses, a maioria vive dos impostos que uns pagam e outros não!Os idosos têm direito sim !Força sr Presidente

  5. Augusta Alves obrigada aos contribuintes que são eles que pagam, não é o senhor presidente.

  6. Fernando Jesus Faça um requerimento as infrasturas das estradas de Portugal!A câmara põe remendos !

  7. Augusta Alves que saiba no concelho tem estradas municipais. Uma delas liga Outiz/ Vilarinho das Cambas. A mesma liga Louro / Outiz . A que passa junto a estação dos comboios de Nine e liga a Couto Cambeses outra com o piso uma lástima . Arnoso Santa Eulália / Arnoso Santa Maria e tantas outras todas, uma miséria 😢😢😢😢

  8. Fernando Jesus As estradas não dizem respeito as câmaras!É das infrastuturas de Portugal!

  9. Paulo Ricardo Lopes Se é de Famalicão já devia saber que há muitos anos os seniores vão a Fátima todos felizes!Obrigada sr Presidente !A minha mãe também gostava de ir com as amigas !

  10. Carminda Dias Nossa 🌹💐😊Adorei seu post. Você parece uma mulher legal. Estou tentando te enviar um pedido de amizade, mas não funcionou, então resolvi deixar um comentário aqui??.🥰Se você não se importa em me enviar um pedido de amizade,Vamos ser amigos, por favor.🌹 🌹 🌹.

  11. Para arranjar as estradas que metem nojo do concelho não há dinheiro… Para passeios, festas, skateparques…é cofre cheios. Senhores da CMVNF façam o que quiserem, mas olhem para quem todos os dias precisa de boas estradas para ir trabalhar. Sejam conscientes, não gozem com quem trabalha. 😡😡😡

  12. Paulo Ricardo Lopes velhotes !!!
    Nem vou comentar esse comentário infeliz para não ferir suscetibilidades….

  13. Paulo Ricardo Lopes pode ir a Fátima rezar pelo respeito e inteligência que tem parabéns , também vai envelhecer se não falecer antes ,claro .

  14. Carminda Dias a ida a Fátima dos nossos idosos já é de outra era, Dr. Paulo Cunha, não me recordo se já seria do Dr. Armindo Costa, não é novidade.(quem não pertence ao concelho não tem conhecimento).
    Seja como for é uma óptima iniciativa espero que nunca se perca, dar a oportunidade dos seniores irem a Fátima, nem toda a gente tem essa possibilidade 🙏

  15. Boa noite o senhor não deve ter pais senão não chamava velhotes
    Um bocado de respeito pelas pessoas e a ir a Fátima já vão a muitos anos o D.Mario Passos não lhe está a tirar nada
    ou o senhor também quer ir tenha respeito pelas pessoas 🙏

  16. O Montenegro passa Bônus e o Mário Passos leva os velhotes a Fátima. O dinheiro vem do mesmo sítio e depois dizem que não se pode baixar impostos…

Deixe um comentário

Famalicão: Cineclube já tem programação para maio… e para junho

O Cineclube de Joane já divulgou a agenda de exibições para maio e junho. Com sessões, como sempre no pequeno auditório da Casa das Artes, a partir das 21h45, maio começa com a exibição, logo no primeiro dia, de On Falling, de Laura Carreira, que venceu o prémio de realização no Festival de San Sebastián (Espanha).

A sessão “Traz outro amigo também” acontece no dia 8 com A Quimera, de Alice Rohrwacher. Uma comédia da realizadora italiana, também autora de “O País das Maravilhas”, Grande Prémio do Júri em Cannes, e de “Feliz como Lázaro”.

Para a noite do dia 15 está reservado o filme A História de Souleymane, de Boris Lojkine. Pela sua interpretação, o estreante Abou Sangar recebeu o prémio de melhor ator na secção “Un Certain Regard” do Festival de Cannes. Na abertura da sessão, no âmbito da rede shortcutz, será exibida a curta-metragem Deus-E-Meio (2024, 20 min) de Margarida Assis.

No dia 22 pode ver The Bikeriders, de Jeff Nichols, com Austin Butler, Jodie Comer, Tom Hardy, Norman Reedus e Michael Shannon nos papéis principais deste drama inspirado numa história real. Por último, a 29 de maio, de António Reis e Margarida Cordeiro, assista a Trás-os-Montes, cuja interpretação pertence aos habitantes dos perímetros de Bragança e Miranda do Douro.

Em junho, no dia 5, pode ver The Shrouds – As Mortalhas, de David Cronenberg; a 12, Misericórdia, de Alain Guiraudie; no dia 19, Ana, de António Reis e Margarida Cordeiro; e a 26, Vermiglio, de Maura Delpero

Famalicão: Jogo do título nacional sub-23 é de entrada gratuita

Na noite de terça-feira, os sub-23 do Famalicão jogam o jogo que pode dar o título nacional do escalão. A acontecer será o primeiro para o conjunto treinado por Rui Tomé. O jogo é às 20h15, no Estádio Municipal, sendo o último da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação. O Sport Clube União Torreense é o adversário de um jogo que poderá culminar em mais um momento marcante na história do clube famalicense que, obrigatoriamente, terá de vencer.

Para esta partida a entrada é gratuita para sócios e público, sob as seguintes condições:

– necessário o levantamento de bilhete, que poderá ser efetuado na Loja Oficial (a partir deste sábado) e na bilheteira do Estádio Municipal (a partir das 18h45 do dia de jogo)

– Os sócios detentores de lugar anual não necessitam de levantar bilhete, devendo apresentar o cartão à entrada. O lugar reservado para os jogos da equipa principal mantém-se para esta partida

– Os sócios (não detentores de lugar anual) podem levantar bilhete para a Bancada Poente (até esgotar) e Bancada Nascente (Bancada Placard.pt)

– Os bilhetes para o público serão destinados exclusivamente para a Bancada Nascente (Bancada Placard.pt).

Famalicão: Riba d´Ave está entre o play-off de campeão e a despromoção

Este fim de semana joga-se a penúltima jornada da fase regular do campeonato nacional de hóquei em patins. Para a ronda 25, domingo, às 18h30, o Riba d´Ave tem pela frente uma partida importante no que toca à manutenção e, quem sabe, à entrada no play-off de campeão.

O adversário é o Candelária, o primeiro da zona de despromoção, com 22 pontos, menos três que a equipa de Raul Meca que está um lugar acima. A igual distância, três pontos, está o conjunto ribadavense de entrar nos oito primeiros lugares, cujas equipas vão lutar pelo título nacional.

Por isso, nesta jornada, tal como na última, com o Riba d´Ave/CSJ Group a jogar em Barcelos, tudo pode acontecer.

Famalicão: Equipa feminina afina estratégias para a manutenção

Faltam duas jornadas para o final da Liga BPI e o FC Famalicão está concentrado e confiante na luta pela manutenção. O principal campeonato nacional feminino esteve parado nas duas últimas semanas, tempo aproveitado pelo conjunto famalicense para afinar estratégias para o que falta da prova. O campeonato regressa no fim de semana de 3 e 4 de maio, com as famalicenses a receberem, no sábado, às 15 horas, o Damaiense. O jogo é no campo n.º 2 do Estádio Municipal, sendo importante o apoio dos sócios nesta partida que pode manter acesa a continuidade da equipa na Liga BPI.

A equipa feminina do Famalicão, que está a fazer uma boa ponta final de campeonato, ocupa o décimo lugar, com 17 pontos a um do play-off da manutenção; já o Damaiense, com 23 pontos, está dois lugares acima.

Recorde-se que a época não foi fácil para as famalicenses, não só pelo plantel que é praticamente novo, mas também porque várias atletas chegaram já a prova ia longa. Consolidados processo e com as atletas que chegaram devidamente reintegradas, a equipa subiu de produção e os resultados foram aparecendo. Na jornada 16 a equipa de Rita Castro Silva tinha apenas 7 pontos e para a penúltima jornada (21) apresenta-se com 17.

Depois do Damaiense, as famalicenses fecham o campeonato, a 11 de maio, em casa do Racing Power.

Famalicão: Câmara Municipal transfere mais de 600 mil euros para as freguesias

Na última reunião de Câmara, da passada quinta-feira, foram aprovadas diversas obras nas freguesias, no valor total de 647.666,67 euros.

Assim, para Gavião, 18.699,32 euros, para a instalação de um parque infantil na Rua da Agra; Landim, 15.503,90 euros, para construção de um monumento de homenagem aos ex-combatentes; Louro, 49.366,50 euros, para pavimentação de parte da Avenida Santa Lucrécia; freguesia de Mogege, 41.795,50, pavimentação da Travessa Padre António Ferreira, e Pedome, 30.366.35 euros, para trabalhos de carpintaria, instalação de mobiliário e equipamento informático para as instalações da nova sede da Junta de Freguesia, e 14.755,00 euros, para requalificação da rua Travessa de Eiriz e rua de Eiriz, requalificação da Capela Sr. Dos Aflitos e da entrada do cemitério, com novas acessibilidades.

A freguesia de Requião recebe 21 mil euros para construção de uma cozinha comunitária no polidesportivo, e 17.520 euros para alargamento e reconstrução de parte da rua da Espadaneira.

Para a União das Freguesias de Antas e Abade de Vermoim vão 49.700 euros, para reabilitação do edifício da sede dos Escuteiros de Antas; União de Freguesias de Arnoso (Stª Maria e Stª Eulália) e Sezures recebe 40.127,50 euros para execução de muros de suporte e alargamento na rua de Silvão e Rua Tresarnoso (Stª Eulália), 44.722 euros para requalificação do recinto da Capela de S. Vicente (Sezures).

A União de Freguesias de Avidos e Lagoa recebe 149.799,82 euros para obras de construção de cobertura do campo de jogos de Avidos; União de Freguesias de Carreira e Bente, 24.375.60 euros, para alargamento e construção de passeios na rua da Agra (Bente); União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, 47.421,73 euros, para pavimentação da Avenida do Reguengo (Cabeçudos); União das Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, 9.762,50 para remoção de parte da bancada do Parque Desportivo de Gondifelos; União de Freguesias de Seide, 60.603,95 euros, para pavimentação da rua Padre Benjamim Salgado (Seide S. Miguel); União de Freguesias de Vale s. Cosme, Telhado e Portela, 12.147,00 euros, para demolição e reconstrução de fontanário na rua do Outeiro (Portela).

Famalicão: Avidos ganha «palco de liberdade»

«Uma obra que enche de orgulho a freguesia de Avidos. O novo multiusos é um palco de liberdade, espaço para as associações, instituições e pessoas viverem momentos comunitários». Foi com estas palavras que o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, classificou o espaço inaugurado ao final da tarde desta sexta-feira.
O equipamento, situado na rua do Largo da Igreja, resultou da requalificação e ampliação do antigo salão da Junta de Freguesia de Avidos, agora transformado num novo espaço «para servir toda a comunidade», vincou o autarca local, António Gomes.

O espaço, inaugurado esta sexta-feira com casa cheia, vai permitir a realização de atividades das associações, estando equipado com cozinha, camarins e um palco.

A obra contou com um apoio de 250 mil euros da Câmara Municipal.