Famalicão: “Escolas Saudáveis, Famílias Saudáveis” segundo Paulo Cunha

Na noite desta quinta-feira, às 21 horas, o ciclo de conferências da CESPU – Escola Superior de Saúde do Vale do Ave traz como tema “Escolas Saudáveis, Famílias Saudáveis”. O orador convidado é Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal.

A conferência, que tem o apoio do Centro de Formação Associação de Escolas de Vila Nova Famalicão, vai decorrer online, na plataforma Zoom. As inscrições podem ser efetuadas em https://inscricoes.cespu.pt/.

Para efeitos de acreditação os interessados devem inscrever-se e estar presentes em todas as conferências. Esta acreditação será para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Os restantes participantes recebem um certificado de participação atribuído pela CESPU, desde que assistam no mínimo a 70% do tempo do evento.

Este ciclo de conferências será composto por um conjunto de 4 sessões num total de 6 horas.

Luís Godinho arbitra Famalicão x Braga

O arbitro da AF Évora é o escolhido para o jogo desta sexta feira, entre o FC Famalicao e o SP Braga.

Luís Godinho terá como assistentes Rui Teixeira e João Bessa Silva. João Pinho é o quarto arbitro. VAR: Vítor Ferreira AVAR: Luís Costa

GD Joane joga em Freamunde para a Taça de Portugal

Realizou-se, na tarde desta quinta-feira, o sorteio da primeira eliminatória da Taça de Portugal. Ainda sem equipas dos escalões principais, ao GD Joane coube uma deslocação ao reduto do Freamunde, equipa da principal divisão da AF Porto.

Já a equipa famalicense milita, também, no principal escalão da AF Braga.

A jornada está marcada para o dia 11 de setembro.

Famalicão: Restaurante Barão organiza fim de semana solidário a favor de Ass. Portuguesa de Autismo

O Restaurante Barão, localizado na Rua Barão da Trovisqueira, em Vila Nova de Famalicão, organiza nos próximos dias um fim de semana solidário, a favor da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.

Esta associação, com a delegação norte a funcionar em Vila Nova de Gaia, apoia famílias com autistas que possam estar a passar por carências de vários níveis e que impeçam, por exemplo, o pagamento das terapias.

Sensibilizada com esta causa, a gerência do Restaurante Barão decidiu “abrir portas” e, durante este fim de semana, receber donativos que revertem na totalidade para a APPDA Norte.

Os interessados só precisam de se deslocar até ao restaurante e deixar o seu donativo numa caixa fechada que, na próxima segunda-feira, será recolhida pelos responsáveis da associação.

A participação nesta iniciativa solidária não tem como condição obrigatória o consumo no Restaurante Barão.

Quem estiver no estrangeiro, ou não tiver a possibilidade de se descolar ao Barão, pode fazer o seu donativo por transferência bancária, através do iban 0036 0051 99100339962 12.

 

 

Governo fixa mínimo do abono de família em 600 euros anuais e cria adicional de combate à pobreza

O Governo anunciou esta quinta-feira um reforço do abono de família para um mínimo de 600 euros anuais por filho – para crianças dos 1.º e 2.º escalões – e criou uma prestação adicional para crianças em situação de pobreza extrema.

“Estas medidas são estruturais, não são extraordinárias”, sublinhou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros.

De acordo com Ana Mendes Godinho, o reforço do abono de família, que vai abranger cerca de 400 mil crianças dos 1.º e 2.º escalões, independentemente da idade, entra em vigor em setembro e vai ser implementado de forma faseada, com retroativos desde 01 de julho e completada em 2023.

Além deste valor, as crianças e jovens em situação de pobreza extrema vão receber ainda uma prestação adicional de 70 euros por mês este ano e 100 euros por mês a partir de 2023. A medida vai abranger cerca de 123 mil crianças.

O Conselho de Ministros aprovou ainda uma alteração aos escalões do abono de família com o objetivo de “os adequar à evolução do salário mínimo”, disse Ana Mendes Godinho.

Lidl retirou gelado em Espanha por ter pedaços de madeira, mas produto não é vendido em Portugal

Na quarta-feira, a Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição (AESAN) informou que tinha emitido um alerta, depois de ter recebido a notificação das autoridades de saúde da Catalunha para a retirada de lotes de gelados onde foram detetados “corpos estranhos”, possivelmente fragmentos pau de madeira.

Também foi dado conta de que as cadeias de supermercados Aldi, Lidl e Mercadona estavam a retirar distintos lotes das suas marcas, na sequência disso.

Em comunicado, o Lidl Portugal esclareceu hoje que “o fabricante Lacrem fornece ao Lidl Espanha o seguinte produto, que foi retirado de venda por conter pedaços de madeira”: Gelatelli Eclipse 7x65gr/7x75ml, com prazos de validade de 30/04/2024; 31/05/2024; 30/06/2024; e 31/07/2024.

“O Lidl Portugal informa que este produto não está, nem nunca esteve, à venda em Portugal, pois não faz parte da oferta nas suas lojas nacionais”, garantiu a cadeia de supermercados de origem alemã.

A AESAN recomendou aos consumidores que tenham em casa produtos incluídos no seu alerta que não o consumam e os devolvam aos supermercados onde os compraram.