
Em resposta ao deputado Jorge Paulo Oliveira, a Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, informou que está em curso a adjudicação do projeto de execução da 2.ª fase da requalificação da Esquadra da PSP de Famalicão. O deputado não ficou satisfeito.
O deputado famalicense perguntou ao Ministro da Administração Interna, no âmbito do debate na especialidade do Orçamento de Estado para 2023, sobre as obras nos postos da GNR e da PSP de Famalicão.
Jorge Paulo Oliveira, do PSD, lembrou o ministro José Luís Carneiro que o quartel da GNR da Vila de Riba de Ave, apesar de estar incluído na Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos, cuja dimensão temporal já chegou ao seu término, «nunca saiu do papel, com o Governo a dizer sucessivamente coisas diferentes».
Acerca das obras da 2.ª fase da Requalificação da Esquadra da PSP, o deputado lembrou que foram anunciadas nos últimos três anos.
Sobre o posto da GNR da cidade que, segundo Jorge Paulo Oliveira, «inexplicavelmente ficou de fora da última Lei da Programação de Infraestruturas e Equipamentos», o deputado famalicense questionou o Governo se iria aceitar a «disponibilidade manifestada pela autarquia para colaborar neste investimento infraestrutural inquestionável?».
Além da informação sobre a segunda fase das obras na Esquadra da PSP, o gabinete do Ministro reconheceu a «necessidade de relocalização das condições em que opera a Guarda Nacional Republicana e também quanto às necessidades de investimento nas condições de trabalho da Polícia de Segurança Pública. É uma preocupação que temos»; informação que Jorge Paulo Oliveira considera «evasiva».