Famalicão: Estacionamento abusivo na Júlio Brandão nos lugares reservados a pessoas com deficiência

A Associação de Pais da Escola Básica 2,3 Júlio Brandão denuncia o estacionamento abusivo nos lugares destinados a pessoas com deficiência, em frente à escola. Há quatro lugares marcados destinados a veículos que transportam crianças com incapacidades, e que estão devidamente identificados com distintivos. No entanto, nos horários de entrada e saída, os lugares estão muitas vezes ocupados por viaturas não autorizadas. Desta situação, decorrem dificuldades acrescidas para quem tem o direito de estacionar naqueles lugares para pegar ou largar alunos com incapacidades.

«Será necessário ir com 30 minutos de antecedência para estacionarem os carros, onde só podem parar, e os que vêm a seguir estacionam em frente à rampa existente, em frente ao portão ou mesmo em cima da passadeira, assim como nos lugares reservados?», é uma das perguntas que a Associação deixa, em forma de crítica.

Alerta que as carrinhas dos ATL assim como os táxis que transportam alunos do articulado também não podem estacionar nos referidos lugares.

Numa carta aberta, a Associação de Pais e Encarregados de Educação esclarece que não se pode estacionar nem parar num lugar para pessoas com deficiência sem o dístico. Desde a alteração da lei, estacionar nos lugares para pessoas com deficiência passou a ser uma contraordenação grave. O que significa que existe perda de dois pontos na carta de condução, coima de 60€ a 300€ e sanção acessória de inibição de conduzir entre um mês a um ano.

Além desta punição, a Associação de Pais da Escola Básica 2,3 Júlio Brandão alerta que todos os comportamentos dos adultos são exemplos para as crianças e que, por isso, devem repensar os comportamentos desadequados.

 

 

 

9 Comments

  1. em todos os lugares para deficientes nao so frente as escolas mas as autoridades nao querem saber porque sera ???

  2. Afinal a polícia municipal serve para o quê???
    Para estarem nas feiras e festas!!!
    É só percorrer a cidade e ver viaturas estacionadas em locais reservados a pessoas deficiência, sem os devidos dísticos…e essa mesma polícia administrativa, mesmo que os chame, assobiam para o lado.
    Pessoas com mobilidade reduzida, terem que “saltar” das cadeiras de rodas ou canadianas, para o meio da estrada, porque os passeios “zonas pedonais”, estão com os carros em cima!!!
    E polícias, nem vê-los.
    E se telefonando a pedir ajuda: “ó amigo não nos chateie”
    Resumindo, as autoridades em Famalicão só se preocupam com os gratificados…

  3. Acontece o mesmo em todas as escolas, falta muito civismo, mas também falta muita prevenção e policiamento junto das escolas.
    Nessa escola é nos lugares de pessoas com deficiência, outras escolas há que é nos passeios, em cima de passadeiras em cima de mecos em frente a portões e em 2,3 e 4 filas e o que se faz ?????
    Nada.
    Se alguém chamar atenção ainda é insultado.
    É vergonhoso.

  4. E o pior e que vão para lá alguns que ainda tratam mal os que podem estacionar nesses lugares, até ofereceram chapadas na cara se for uma mulher a chamar atenção, mas a polícia municipal tbm tem culpa, raramente está lá e quando está tbm nada fazem.

  5. A PSP e a Polícia Municipal têm que andar a circular e controlar as ruas da Cidade, não é estar em Bares e Cafés 2 e 3 horas no bláblá

  6. Não é só na Escola Júlio Brandão, vê-se pela cidade toda, por Portugal inteiro. Falta de civismo e falta de fiscalização. Depois temos outro grande problema e isso sim tem haver com a INCOMPETÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL que deixa esses lugares mal distribuídos e mal sinalizados.

Deixe um comentário

Famalicão: Agride ex-mulher e fica com pulseira eletrónica

A GNR de Joane deteve um homem de 52 anos por violência doméstica. Na sequência de uma denúncia, os militares deslocaram-se ao local e detiveram em flagrante o suspeito que proferiu ameaças à vítima com recurso a uma arma branca. A ex-companheira de 40 anos foi alvo de violência física e psicológica.

O crime aconteceu a 4 de outubro e dois meses depois, dia 5 de dezembro, o homem foi presente no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão tendo-lhe sido aplicada a proibição de contacto com a vítima por qualquer forma e proibição de aproximação num raio de 500 metros, através do controlo por pulseira eletrónica.

Famalicão: Dia Internacional do Voluntariado assinalado com medalhas e novos voluntários

A Associação do Voluntariado Hospitalar assinalou, no dia 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado com uma eucaristia, na capela do hospital, celebrada pelo padre Vítor.

No final, teve lugar uma palestra subordinada ao tema ” Voluntariado – sinal de esperança”, proferida por Guilherme Abreu. Neste dia, e como é habitual, em reconhecimento pela entrega e altruísmo, a associação distinguiu os associados que fazem voluntariado há 20 e 10 anos com uma medalha comemorativa. Fizeram o seu compromisso seis novos voluntários que completaram o estágio. O dia terminou com um almoço de convívio.

Neste encontro, durante o qual foi manifestado o valor dos voluntários como agentes de proximidade e humanização junto dos mais fragilizados, marcaram presença o novo Conselho de Administração, presidido por Luís Vales; a vereadora do Voluntariado, Susana Pereira; Manuel Ribeiro e Diamantino Rodrigues, da Associação de Dadores de Sangue; e Laura Araújo, presidente da Novo Rumo Associação de Professores.

 

Famalicão: Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho

Este ano, o Prémio Januário Godinho, criado pelo município de Famalicão, distinguiu a reabilitação da Quinta das Águas, um projeto a cargo do Atelier – Spaceworkers S.A.

O júri destacou que «a obra da Quinta das Águas é a que mais corresponde ao pretendido pelos critérios de avaliação, dado o seu rigor construtivo, qualidade dos materiais e coerência da linguagem arquitetónica, sem se sobrepor ao edifício existente».

Trata-se da requalificação de uma propriedade do século XIX, que corresponde à recuperação integral da Casa Térrea e Torre, da garagem de serventia e da construção de um novo pavilhão de verão, com o objetivo de valorizar o património existente, melhorar o conforto e reforçar a relação entre arquitetura, luz e paisagem.

Desta forma, o espaço passa a contar com amplas áreas sociais no piso térreo, várias suites distribuídas pela casa principal e torre, sala de estar, sala de jantar, cozinha, arrumos, lavandaria, garagem, além de espaços de lazer como sala de cinema, balneários de apoio à piscina, áreas técnicas e um pavilhão transparente voltado para os espelhos de água.

O prémio, que visa reconhecer a qualidade das intervenções de reabilitação do património edificado no concelho, será entregue no dia 15 de dezembro, segunda-feira, pelas 18h00, nos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

O Prémio Januário Godinho é atribuído por um júri presidido pela Direção do Departamento de Ordenamento e Gestão Urbanística e constituído por um representante ou elemento designado da Divisão de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (DCT); da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos Portugueses (OA); da Ordem dos Engenheiros, Região Norte (OE); da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN); da Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP) e da Universidade Lusíada — Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão — Faculdade de Arquitetura e Artes.

Recorde-se que o Prémio Januário Godinho foi criado pelo município em 2017 e tem como objetivo promover a salvaguarda e valorização do património construído e dar visibilidade às boas práticas de reabilitação urbana. A distinção deste ano reforça o compromisso do município com intervenções que preservem a identidade arquitetónica famalicense, em linha com o legado de Januário Godinho, arquiteto marcante na história de Vila Nova de Famalicão e autor do projeto dos Paços do Concelho.

Famalicão: Gustavo Sá é o segundo melhor médio de novembro da I Liga

O jogador do FC Famalicão foi considerado o segundo melhor médio do mês de novembro, atrás de Hjulmand, do Sporting, segundo votação dos treinadores, que venceu o prémio ‘Hey Doc’ da Liga Portugal Betclic, com 19.05 por cento.

Gustavo Sá recebeu 14,29 por cento, à frente de Zalazar, do SC Braga, com 12,7 por cento.

Famalicão: Venda de bilhetes para a receção ao Estoril

Três semanas depois, o Futebol Clube de Famalicão volta a medir forças com o Grupo Desportivo Estoril Praia, desta feita para a décima quarta jornada da I Liga.

Depois de ter eliminado o seu adversário da Taça de Portugal, partida que se disputou no Estádio António Coimbra da Mota, as duas equipas encontram-se na tarde de domingo, a partir das 15h30, no Estádio Municipal. Os bilhetes estão à venda, sob as seguintes condições: sócios – 5 euros, com a quota 11 regularizada, para a Bancada Placard.pt; público: 10 euros
A venda de bilhetes decorre na Loja Oficial ou em smartfan.pt; é obrigatória a apresentação do cartão de sócio para aceder ao Estádio Municipal. Apenas os lugares anuais são transmissíveis
No dia de jogo, a bilheteira do Estádio Municipal estará aberta a partir das 13h30

Famalicão: Bombeiros combateram as chamas numa lavandaria, esta madrugada

Na madrugada desta terça-feira, um incêndio deflagrou na lavandaria na freguesia de Calendário, em Vila Nova de Famalicão. O alerta para a rua Gomes Leal surgiu por volta das 02h17 e no local estiveram os Bombeiros Voluntários de Famalicão e Famalicenses, que em conjunto combateram as chamas.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais. A causa do incêndio ainda está por apurar.