
Tal como CIDADE HOJE noticiou durante o fim de semana, o Grupo Desportivo de Natação cumpriu, em Estarreja, mais um feito para a sua história. Sagrou-se vice-campeão nacional de clubes e, consequentemente, subiu à 1ª divisão. O feito foi conseguido após a conquista de 405 pontos, ao longo das 38 provas, no setor masculino, entre os 27 clubes nacionais que disputaram a 2ª divisão nacional. Com esta prestação, a natação volta ao seu lugar, ou seja, à 1ª divisão nacional da Federação Portuguesa de Natação.
Na competição feminina, as famalicenses também estiveram em excelente nível, classificando-se no primeiro terço da tabela, entre os 27 clubes participantes, terminando num prestigioso 9º lugar da geral.
«Estamos de regresso ao nosso lugar. Ser FAMA é ser de Primeira!», palavras do treinador. Pedro Faia, depois de uma competição tão exigente, diz-se «orgulhoso dos meus nadadores, de toda a sua competência e qualidade imposta prova a prova». Realça o espírito de grupo «fortíssimo que demonstramos», alavancando os nadadores «para patamares de excelência, permitindo sagrar-se vice-campeões nacionais masculinos e um honroso 9º lugar no feminino. Uma palavra de agradecimento aos meus atletas por proporcionarem estes fantásticos momentos, rumo à 1ª divisão».
O capitão de equipa, Afonso Silva, fala de uns campeonatos «fantásticos e memoráveis, pois escrevemos mais uma bonita página da natação famalicense». Apesar de se apresentar com uma equipa bastante jovem, «sempre acreditamos que era possível voltarmos à 1ª divisão nacional, pois é aí o nosso lugar. Obrigado aos meus colegas por terem acreditado que, juntos e unidos, era possível vencer. Foram enormes e só entende a dimensão destas palavras quem sente o sofrimento do dia-a-dia. Também me cumpre agradecer aos treinadores que tudo fizeram, blindaram o grupo, sempre acreditaram e estiveram presentes. Obrigado e Parabéns a Todos.”