Famalicão: Este ano há Antoninas e Miguel Araújo e Zé Amaro participam nas festas do concelho

As festas Antoninas regressam este ano depois de um ano de paragem motivado pela pandemia da Covid-19. Necessariamente, não serão as Antoninas que os famalicenses estão habituados, mas não deixará de haver festa em Famalicão, com uma programação reduzida e adaptada às contingências atuais.

As centenárias festividades decorrem de 4 a 13 de junho e será, essencialmente, com música se vão assinalar as festas do concelho, que na reunião de Câmara de 22 de abril receberam luz verde para a submissão da candidatura ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Durante os dias de festa, os famalicenses vão poder ouvir uma dezena de concertos que vão decorrer no Parque da Devesa, no palco do “Anima-te”. É no seu recinto, numa área limitada e com assistência condicionada às condições impostas pela Direção-Geral da Saúde, que vão decorrer os 12 concertos que marcam a programação.

Miguel Araújo, no dia 4 de junho, e Zé Amaro, no dia 11, são os cabeças de cartaz de um programa que vai também contar com a música dos Cotovia Arisca e da Banda Myllenium, no dia 5, dos Pedra D’Agua e da Banda de Música de Riba D’Ave, no dia 6 de junho, do folclore famalicense e da Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense, no dia 10, com a voz de Maria do Sameiro e da Banda Fammashow, no dia 12, e a terminar, no dia 13, com os concertos dos Folc D’Ave e da Banda de Música de Famalicão. Todos os espetáculos são de entrada livre, com levantamento obrigatório de ingresso.

Apesar de anulado, o desfile das Marchas Antoninas vai ser relembrado numa exposição patente no Parque da Devesa e que vai reunir alguns dos arcos que abrilhantaram as últimas edições. Nota ainda para outras duas exposições: uma sobre as Cascatas a Santo António, na Praça 9 de Abril, e uma última – “Festas Antoninas. Entre o Sagrado e o Profano” – no Museu Bernardino Machado e nas ruas e praças da cidade.

Para o dia 13 de junho, às 17h00, está agendada a missa em honra de Santo António. Da pequena capela, na Rua Alves Roçadas, sairá, através de transmissão digital as imagens em direto para todo o mundo da celebração que marca o feriado municipal.

Os divertimentos e a zona de alimentação também marcam presença na festa. Junto ao recinto do Anima-te, no novo parque de estacionamento localizado nos terrenos da antiga Central de Camionagem, será instalada uma zona de alimentação que apenas funcionará ao postigo, sem esplanada. Os divertimentos vão para o parque de estacionamento do espaço comercial Lago Discount, em Ribeirão.

Durante este período decorrerá também o concurso de quadras “Santo António e a Mobilidade nas Festas Antoninas”, cujas festividades terminam no dia 13 de junho, com a habitual sessão de fogo de artifício, às 21h30, no Parque da Devesa.

Registo de galinhas poedeiras obrigatório em setembro

“Todos os detentores de galinhas poedeiras ficam obrigados a declarar os efetivos que possuíam à data de 01 de setembro de 2022”, lê-se num aviso da DGAV.

A entrega da declaração de galinhas poedeiras deverá ser efetuada em setembro, através do site ou nos serviços de alimentação e veterinária regionais.

Os estabelecimentos de galinhas poedeiras reprodutoras ou com menos de 350 aves estão isentos desta obrigação.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

A partir desta sexta-feira e até domingo: Festa do Senhor em Arnoso Santa Maria

Arnoso Santa Maria está em festa a partir desta sexta-feira e até domingo. A Festa do Senhor arranca com a celebração de uma eucaristia, seguindo-se um momento de animação musical com cantares ao desafio.

No sábado o destaque vai para a atuação do grupo “Toka & Dança” que antecede a sessão de fogo de artifício, agendada para as 00h00.

No último dia, domingo, pela manhã há eucaristia em honra do Santíssimo Sacramento e da parte da tarde a procissão com a Banda de Arnoso.

Cartaz completo:

Porto: Turista de 20 anos esfaqueado em assalto realizado por três homens na baixa

Um turista de 20 anos, cuja nacionalidade não foi divulgada, foi esfaqueado na manhã desta quinta-feira na Baixa do Porto.

O crime aconteceu cerca das 07h55, no Largo dos Loios. O assalto foi levado a cabo por três homens que foram detidos pelos agentes da PSP.

A vítima foi ferida nas costas e no abdómen, acabou transportada para o Hospital de Santo António.

Fonte: JN

Joane: Pres. da Junta denuncia falta de civismo da população junto aos ecopontos

O Presidente da Junta de Joane recorreu às redes sociais para reportar mais um episódio de falta de civismo relacionado com o lixo.

Segundo António Oliveira, é recorrente o uso do espaço em redor aos ecopontos para depositar lixo não doméstico e, por isso, incompatível para a recolha pela empresa responsável pelo tratamento dos resíduos.

O autarca utilizou uma imagem recolhida junto ao ecoponto da zona da ilha para ilustrar o problema.

António Oliveira apela, uma vez mais, para o uso adequado dos ecopontos.

Portugal: Já morreram 17 pessoas afogadas desde o início da época balnear

Em todo o território nacional, e desde o início da época balnear, já morreram 17 pessoas afogadas.

A contribuir para estes números está o aumento de banhistas nas praias portuguesas, em consequência do desconfinamento, e a procura por áreas não vigiadas.

O número agora revelado, pelo Jornal de Notícias, já ultrapassa o total de mortes registado na mesma época do ano passado.

Semana Europeia do Desporto passa por Famalicão

No mês em que se celebra a Semana Europeia do Desporto e integrado no Beactive Night em Família, Vila Nova de Famalicão recebe, na noite do dia 24 de setembro, uma corrida/caminhada de 5km, em simultâneo com igual iniciativa que decorre no Jamor.

A prova realiza-se a partir das 21 horas, no Parque da Devesa, com partida e chegada no parque de estacionamento do Citeve.

Inscrições gratuitas até 21 de setembro no site da Runporto.