Famalicão: Faleceu o padre José de Sousa Marques

Faleceu, esta terça-feira, o Pe. José de Sousa Marques, natural de Telhado, onde nasceu a 14 de setembro de 1933.

Foi ordenado sacerdote a 13 de julho de 1958, em Braga. Após a ordenação, e até 1965, foi membro da Equipa Formadora no Seminário de Nossa Senhora da Conceição; foi nomeado pároco de Vila Nova de Cerveira e de Lovelhe (Vila Nova de Cerveira) em julho de 1965, onde esteve até 1966.

Entre outubro de 1966 e outubro de 1969, foi membro da Equipa Formadora no Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo.

Foi ainda pároco, no arciprestado de Vila Nova de Famalicão, nas paróquias de Cruz (São Tiago) entre 1990 e 1997, Louro (Santa Lucrécia) entre 1997 e 2006 e de Outiz (São Tiago) entre 2006 e 2007. A 14 de outubro de 2010 foi nomeado Capelão da Ordem de Santa Clara (Clarissas Adoradoras), no Mosteiro de S. Francisco de Assis.

Lecionou Educação Musical na Escola Preparatória André Soares de Braga, de 1971 a 1972 e de 1973 a 1995. Foi, também, professor contratado e destacado para a Universidade do Minho, em concurso público, para assistente pedagógico da Formação de Professores em Exercício (CIFOP), para a área de Educação Musical.

A missa exequial é celebrada quarta-feira, 5 de abril, às 16 horas, em Vale (São Martinho).

27 Comments

Deixe um comentário

Famalicão: Rotary presta homenagem à Fundação Cupertino de Miranda

Na próxima quinta-feira, o Rotary Clube de Famalicão vai homenagear a Fundação Cupertino de Miranda (FCM) pelo «incontestável papel que desempenha continuamente na promoção da Cultura, da Literacia, do Conhecimento e da Educação como instrumentos do desenvolvimento da condição humana».
O Rotary, como escreve numa nota informativa, reconhece, deste modo, os serviços prestados pela FCM à comunidade famalicense e, particularmente, à juventude que, desde os anos 60 do século passado, passou a a ter esta instituição de portas abertas para todos.
O mérito profissional da FCM está, por isso, «alinhado com os mais nobres propósitos de Rotary».
De futuro, as direções das duas Instituições perspetivam uma forte cooperação e parceria para melhor servirem a comunidade famalicense.

Famalicão: Seide também já tem a sua Academia Sénior

Ao final da tarde deste sábado, pelas 18 horas, no Centro de Estudos Camilianos, tomou posse a Academia Sénior de Seide, a mais recente do projeto municipal que já agrega mais de uma dezena, espalhadas pelas várias freguesias do concelho.

Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, esteve presente na cerimónia, assinalando as virtudes do projeto, a «satisfação de ver o sorriso estampado nos rostos destas pessoas», que quer ativas para o combate «à exclusão social e ao isolamento».

Recorde-se que na passada sexta-feira, no decurso da Assembleia Municipal, foi aprovado o Regulamento da Rede de Academias Seniores, documento fundamental para uniformizar, fortalecer e ajudar a organização e o funcionamento das 14 academias que, atualmente, fazem parte da rede do Município que, no ano passado, foi reconhecido por levar a cabo políticas públicas direcionadas às pessoas seniores, com a integração na Rede Global da Organização Mundial de Saúde de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas.

O projeto das Academias Seniores surge para combater a exclusão social e o isolamento das pessoas mais velhas, tendo por base o envelhecimento ativo, a promoção da qualidade de vida, pela sua formação científica, pessoal, social e cívica.

Foram as transformações verificadas nas comunidades, a alteração ao nível dos seus interesses, necessidades e aspirações, que este projeto nasceu. Promover a ocupação de tempos livres, através de iniciativas de convívio, participação cívica e de voluntariado social, numa vertente preventiva do envelhecimento e de aprendizagem ao longo da vida, são propósitos a alcançar com o nascimento deste rede de academias.

Famalicão: Golo polémico, a segundos do final do jogo, dá vitória ao Sporting e tira um ponto ao Riba d´Ave

«Uma derrota escrita por linhas tortas e altas». É desta forma que o Riba d´Ave/CSJ Group se refere ao desaire, 1-2, com o Sporting, ao final da tarde deste sábado, a contar para a jornada 10 do campeonato nacional.

Um golo, muito polémico, do Sporting, a 34 segundos do final do encontro e que evitou o empate, é a causa desta posição dos ribadavenses que dão conta que «o esforço e trabalho dos clubes, atletas e treinadores merece mais bom senso e ponderação nos momentos em que as emoções ditam muita coisa. Pesou o estatuto. Ao contrário sabemos o que teria acontecido (sem duvidar)».

Sobre o lance, e quando se jogada no último minuto, com o marcador a assinalar uma igualdade (1-1), Toni Perez, do Sporting, desviou, à boca da baliza e com o stique bem levantado no ar, um remate de um companheiro, proporcionando a vitória. De imediato, os jogadores do Riba d’Ave reclamaram a irregularidade do lance, mas a equipa de arbitragem, após conferenciar, manteve a decisão de validar o golo, desencadeando os naturais protestos e a contestação aos árbitros Filipe Oliveira e Fábio Leitão subiu de tom no final do encontro.

Sobre o jogo, e depois de primeira parte equilibrada, o Sporting colocou-se em vantagem aos 16 minutos da segunda parte, por Roc Pujadas, mas a equipa de Raúl Meca empatou aos 20 minutos, por Rui Silva “Folhetas”.

Famalicão: Antiga ETAR transforma-se em zona de lazer na Rua do Pinhal em Vilarinho das Cambas

A antiga ETAR da Urbanização Predicambas, em Vilarinho das Cambas, ganhou uma nova vida. O espaço foi reabilitado e transformado numa zona de lazer, localizada na Rua do Pinhal.

Além da requalificação do espaço, foram instalados equipamentos para a prática de atividade física, incentivando os moradores a adotar um estilo de vida mais saudável. A Junta de Freguesia apela à comunidade para cuidar deste espaço, que é de todos, garantindo que continue a ser um ponto de encontro e bem-estar entre gerações.

Tradições: Laurinda tem 71 anos e não dispensa o ritual de lavar a roupa no tanque da freguesia

Durante várias manhãs na semana, junto à igreja de Sezures, é possível encontrar Laurinda, uma mulher de 71 anos, que aproveita os primeiros raios de sol para lavar roupa no tanque público da freguesia. Para ela, este hábito é muito mais do que uma simples tarefa doméstica.

“Estou sempre ansiosa por chegar aqui. Às vezes, saímos de casa com um peso no coração, e parece que aqui, as energias negativas se vão com a água”, confessa Laurinda.

Frequentadora do tanque desde a infância, Laurinda recorda como, em tempos, estas estruturas eram fundamentais no dia a dia da comunidade. “Antes, as pessoas lavavam a roupa onde houvesse água: nos rios, nas poças ou nos lavadouros. Eram lugares de trabalho, mas também de convívio.”

Hoje, o tanque é para Laurinda um lugar de memórias e de conexão com o passado. “É um património da terra e das suas gentes que quero manter vivo”, diz com convicção.

A simplicidade do seu gesto tornou-se num exemplo de como tradições antigas ainda encontram espaço na vida moderna, preservando histórias e significados que não devem ser esquecidos.

Já chove em Famalicão: Há agravamento do estado do tempo para as próximas horas

Os próximos dias vão ficar marcados pelo mau tempo. A chuva já chegou a Vila Nova de Famalicão e deverá ser uma constante nos próximos dias.

Segundo a previsão mais recente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, há chuva prevista até dia 28, sendo que para esta segunda-feira e terça-feira são aguardados períodos onde ela poderá cair com maior intensidade. O IPMA ativou o aviso amarelo a partir das 15h00 de segunda e até às 06h00 desta terça.