Famalicão: Festas Antoninas servidas com “Galinha Mourisca”

A Galinha Mourisca, prato da ementa camiliana, no livro “O Santo da Montanha”, de 1866, dá o mote para uma nova edição da iniciativa “Dias à Mesa” que arranca já esta sexta-feira, 10 de junho, em quatro restaurantes do concelho.

A receita foi reinventada por dois conhecidos chefs da terra: Renato Cunha (Ferrugem) e Lígia Santos (Club MasterCook) e Casas da Li. Será, agora, servida de 10 a 13 de junho em quatro restaurantes do concelho: Ferrugem; ME.AT; Moutados e Oprato.

A propósito de mais uma edição do “Dias à Mesa”, o presidente da Câmara, Mário Passos, referiu que as «Festas Antoninas são também uma boa oportunidade para promover, junto daqueles que nos visitam, aquilo que Famalicão tem de melhor. Ao apresentarmos este prato nesta edição dos “Dias à Mesa” estamos precisamente a puxar pela nossa identidade, aliando a gastronomia a outro produto estratégico do município, a obra de Camilo e a Rota Camiliana».

O “Dias à Mesa” já vai no quarto momento este ano,
de um longo menu de degustação servido por 24 restaurantes do concelho que se associam à iniciativa promovida pela autarquia.

Recorde-se que o “Dias à Mesa” realiza-se ao longo de todo o ano, numa conjugação com os produtos locais e da época, para enaltecer os saberes e sabores de Vila Nova de Famalicão, numa parceria com os restaurantes e indústria locais.

O convite à degustação surge em dias específicos, normalmente associado a festas e eventos culturais.
Em cada momento há um desconto de 10% direto nos restaurantes, mas também nos alojamentos aderentes para os visitantes que se desloquem a Vila Nova de Famalicão durante os dias de festa. A promoção não é acumulável com outros descontos e é válida mediante reserva direta nos estabelecimentos.
Enaltecer a boa cozinha regional e proporcionar aos apreciadores experiências gastronómicas únicas são os principais objetivos dos Dias à Mesa.

Famalicão: Em Fradelos vai tudo para o galheiro… que são quatro

“Mandar tudo para o galheiro” é motivo de festa em Fradelos. Esta terça-feira, dia de Carnaval, volta a cumprir-se a tradição. Estão programados quatro galheiros, nos lugares de Ferreirinhos, Valdossos, Outeiro do Sino e Quinta/Sapugal, com início por volta das 22 horas.
Esta é uma tradição muito antiga, que se revive a cada ano em Fradelos, e que consiste em queimar amontoados de galhos, silvas e outros restos das limpezas dos campos. Em sentido metafórico, é uma forma de expulsar as forças negativas do Inverno e receber a Quaresma como tempo de renovação.
Os galheiros chegam a atingir os 15 metros de altura e há mesmo um despique entre os lugares da freguesia para ver quem queima o maior galheiro.
A festa começa já nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, envolvendo a presença de caras conhecidas como o músico Iran Costa (dia 1) e os humoristas Fernando Rocha e Miguel 7Estacas (dia 4) em Quinta/Sapugal; o cantor Victor Rodrigues (dia 4) em Ferreirinhos; a banda Sons do Rio (dia 4) em Valdossos; o grupo musical Marotos da Concertina (dia 4) no Outeiro do Sino.
Além desta tradição popular, no dia 4 de março realiza-se o Desfile de Carnaval de Fradelos, organizado pela associação juvenil Koklus, entidade que também promove o concurso de Galheiros. Para a dinamização destas atividades, a associação conta com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, do Município de Vila Nova de Famalicão, da Junta de Freguesia de Fradelos e de empresas locais.

Famalicão: Mathias de Amorim afirma-se no meio campo e antecipa jogo difícil na Madeira

Mathias de Amorim espera um jogo «difícil, num campo difícil», perante uma equipa, o Nacional, que «precisa de pontos». Mas o médio não tem dúvidas acerca dos objetivos da equipa para este jogo na Madeira: «queremos ganhar». Depois de cinco jogos sem perder e após uma vitória importante (frente ao Moreirense) em casa, o que já não acontecia desde agosto, Mathias Amorim diz que «estamos todos muito felizes».
O atleta luso-francês, que assumiu a titularidade recentemente, admite que se sente bem na função de médio e com as ideias do técnico Hugo Oliveira. Realça, também, que a sua integração é cada vez melhor, até a língua portuguesa melhorou. «Quando cheguei o Zaydou Yiussouf traduzia para mim, agora faço para outros», revela. «Somos uma família», acrescenta.
Nacional e Famalicão jogam na tarde do próximo sábado, às 15h30.

Mathias de Amorim chegou ao Famalicão em agosto do ano passado, com contratoi para quatro temporadas.

Ao longo do processo de formação, Mathias de Amorim integrou as convocatórias das seleções jovens portuguesas (sub-17 e sub-18) e foi chamado à seleção sub-20 de França. Pela seleção gaulesa participou no Torneio Maurice Revello.

Famalicão: Proibições e condicionamentos ao trânsito durante o Carnaval

A festa de Carnaval na cidade de Famalicão vai provocar alguns condicionamentos à circulação automóvel, bem como ao estacionamento. Já esta sexta-feira, no decurso do Desfile Infantil, entre as 13 e as 17 horas, é proibido circular em várias ruas do centro da cidade, enquanto que noutras será condicionado.
Com um perímetro mais alargo, na noite de segunda-feira e madrugada do dia seguinte será proibido circular em várias ruas, havendo exceções para moradores.
Quanto ao estacionamento, entre as 15 horas de segunda-feira e as 06 horas de terça-feira o parque de estacionamento da Praça D. Maria II estará fechado.

Famalicão: Fábio Oliveira é o novo treinador do GD Joane

O clube famalicense já tem sucessor para Duarte Nuno, que saiu do comando técnico no início desta semana. Trata-se de Fábio Oliveira, de 36 anos, treinador que já passou pelo Ronfe e Dumiense, e fez parte da equipa técnica de Vítor Pereira, no Flamengo.
Hugo Lopes, Nene (adjuntos) e Tiago Silva (treinador de guarda-redes) compõem a restante equipa técnica que já estará ao leme da equipa no próximo jogo frente ao Paredes, marcado para domingo, às 15 horas, em Joane.
Cumpridas 20 jornadas do Campeonato de Portugal o Joane soma 23 pontos e ocupa o décimo primeiro lugar.

Famalicão: Visita do Rio Ave e deslocação a Alvalade já tem dias e horas

Depois da visita ao Nacional, este sábado, para a 24.ª jornada da I Liga, o FC Famalicão já tem dias e horas para duas jornadas seguintes.

Na segunda-feira, 10 de março, às 20h15, recebe o Rio Ave e, na jornada 26, 15 de março, às 20h30, joga em Alvalade, com o Sporting.

Famalicão: Gustavo Correia na Madeira para dirigir o Nacional x Famalicão

O árbitro da AF Porto é o escolhido para dirigir o jogo entre o Nacional e Famalicão, na tarde do próximo sábado, às 15h30. Gustavo Correia terá como assistentes Inácio Pereira e Fábio Silva. Vítor Ferreira é o quarto árbitro, enquanto que no VAR/AVAR estarão Manuel Mota e João Casegas.
O Nacional ocupa o décimo terceiro lugar, com 23 pontos, enquanto que os famalicenses, com 31 pontos, estão na nona posição.

A equipa de Hugo Oliveira está num ciclo positivo, com cinco jogos sem perder e sem sofrer golos. Já a equipa madeirense perdeu a última partida, em Braga.