
A Galinha Mourisca, prato da ementa camiliana, no livro “O Santo da Montanha”, de 1866, dá o mote para uma nova edição da iniciativa “Dias à Mesa” que arranca já esta sexta-feira, 10 de junho, em quatro restaurantes do concelho.
A receita foi reinventada por dois conhecidos chefs da terra: Renato Cunha (Ferrugem) e Lígia Santos (Club MasterCook) e Casas da Li. Será, agora, servida de 10 a 13 de junho em quatro restaurantes do concelho: Ferrugem; ME.AT; Moutados e Oprato.
A propósito de mais uma edição do “Dias à Mesa”, o presidente da Câmara, Mário Passos, referiu que as «Festas Antoninas são também uma boa oportunidade para promover, junto daqueles que nos visitam, aquilo que Famalicão tem de melhor. Ao apresentarmos este prato nesta edição dos “Dias à Mesa” estamos precisamente a puxar pela nossa identidade, aliando a gastronomia a outro produto estratégico do município, a obra de Camilo e a Rota Camiliana».
O “Dias à Mesa” já vai no quarto momento este ano,
de um longo menu de degustação servido por 24 restaurantes do concelho que se associam à iniciativa promovida pela autarquia.
Recorde-se que o “Dias à Mesa” realiza-se ao longo de todo o ano, numa conjugação com os produtos locais e da época, para enaltecer os saberes e sabores de Vila Nova de Famalicão, numa parceria com os restaurantes e indústria locais.
O convite à degustação surge em dias específicos, normalmente associado a festas e eventos culturais.
Em cada momento há um desconto de 10% direto nos restaurantes, mas também nos alojamentos aderentes para os visitantes que se desloquem a Vila Nova de Famalicão durante os dias de festa. A promoção não é acumulável com outros descontos e é válida mediante reserva direta nos estabelecimentos.
Enaltecer a boa cozinha regional e proporcionar aos apreciadores experiências gastronómicas únicas são os principais objetivos dos Dias à Mesa.