Famalicão: Festival Calça Ferros começa esta quinta-feira

Calça-Ferros Festival, em Pedome, acontece até sábado, com Serginho Moah, Vado Más Ki Ás, Domingues e Lon3er Johny.

Junto à natureza, num espaço verde marcado pelo Rio Ave, estão disponíveis o palco do Group Roq (principal), o palco Darlob e outro dedicado à música eletrónica.

Esta quinta-feira, 4 de agosto, o Calça-Ferros arranca com um «Cup Day» ao som de Miguel Riva, que irá apresentar o seu trabalho a solo dentro do seu estilo Pop, e Groove Addiction, que irá apresentar o seu novo single «Mi party». DJ Los Bravos fecham a programação deste dia.

Já esta sexta-feira, dia 5, sobe ao palco principal o brasileiro Serginho Moah, vocalista da banda Papas da Língua, em formato acústico. O artista brasileiro é a aposta internacional deste ano do festival. Neste dia, também haverá a atuação de Vado, um dos jovens talentos do Hip-Hop português, bem como, Fábio Vásquez e DJ Pedrinho K.

Sábado, 6 de agosto, atua Lon3r Johny, um dos nomes mais impactantes da nova geração do Hip-Hop português, que é o cabeça-de-cartaz. Neste dia também atuam Domingues, Afro Brothers e Jonh Dias.

Este festival é uma organização da GRACAFE – Grupo Recreativo Amigos de Calça Ferros, com produção de «Paulo Ferrão – Produções» e o apoio institucional do Município de Vila Nova de Famalicão e da Junta de Freguesia de Pedome.

Registo de galinhas poedeiras obrigatório em setembro

“Todos os detentores de galinhas poedeiras ficam obrigados a declarar os efetivos que possuíam à data de 01 de setembro de 2022”, lê-se num aviso da DGAV.

A entrega da declaração de galinhas poedeiras deverá ser efetuada em setembro, através do site ou nos serviços de alimentação e veterinária regionais.

Os estabelecimentos de galinhas poedeiras reprodutoras ou com menos de 350 aves estão isentos desta obrigação.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

A partir desta sexta-feira e até domingo: Festa do Senhor em Arnoso Santa Maria

Arnoso Santa Maria está em festa a partir desta sexta-feira e até domingo. A Festa do Senhor arranca com a celebração de uma eucaristia, seguindo-se um momento de animação musical com cantares ao desafio.

No sábado o destaque vai para a atuação do grupo “Toka & Dança” que antecede a sessão de fogo de artifício, agendada para as 00h00.

No último dia, domingo, pela manhã há eucaristia em honra do Santíssimo Sacramento e da parte da tarde a procissão com a Banda de Arnoso.

Cartaz completo:

Porto: Turista de 20 anos esfaqueado em assalto realizado por três homens na baixa

Um turista de 20 anos, cuja nacionalidade não foi divulgada, foi esfaqueado na manhã desta quinta-feira na Baixa do Porto.

O crime aconteceu cerca das 07h55, no Largo dos Loios. O assalto foi levado a cabo por três homens que foram detidos pelos agentes da PSP.

A vítima foi ferida nas costas e no abdómen, acabou transportada para o Hospital de Santo António.

Fonte: JN

Joane: Pres. da Junta denuncia falta de civismo da população junto aos ecopontos

O Presidente da Junta de Joane recorreu às redes sociais para reportar mais um episódio de falta de civismo relacionado com o lixo.

Segundo António Oliveira, é recorrente o uso do espaço em redor aos ecopontos para depositar lixo não doméstico e, por isso, incompatível para a recolha pela empresa responsável pelo tratamento dos resíduos.

O autarca utilizou uma imagem recolhida junto ao ecoponto da zona da ilha para ilustrar o problema.

António Oliveira apela, uma vez mais, para o uso adequado dos ecopontos.

Portugal: Já morreram 17 pessoas afogadas desde o início da época balnear

Em todo o território nacional, e desde o início da época balnear, já morreram 17 pessoas afogadas.

A contribuir para estes números está o aumento de banhistas nas praias portuguesas, em consequência do desconfinamento, e a procura por áreas não vigiadas.

O número agora revelado, pelo Jornal de Notícias, já ultrapassa o total de mortes registado na mesma época do ano passado.

Semana Europeia do Desporto passa por Famalicão

No mês em que se celebra a Semana Europeia do Desporto e integrado no Beactive Night em Família, Vila Nova de Famalicão recebe, na noite do dia 24 de setembro, uma corrida/caminhada de 5km, em simultâneo com igual iniciativa que decorre no Jamor.

A prova realiza-se a partir das 21 horas, no Parque da Devesa, com partida e chegada no parque de estacionamento do Citeve.

Inscrições gratuitas até 21 de setembro no site da Runporto.