Famalicão: Festival de Teatro Amador começa em março e acaba em abril

A décima sétima edição do Festival de Teatro Amador “Terras de Camilo” decorre de 2 de março a 27 de abril, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel. As propostas são de todo o país, de Barcelos, a Idanha-a-Nova, passando por Maia, Viseu, Vila Nova de Gaia e Valongo. Acresce ao certame os espetáculos protagonizados pela ‘prata da casa’. Todos os espetáculos têm entrada livre, sujeita a lotação do espaço, e início pelas 21h30.

O festival, organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão em parceria com o GRUTACA – Grupo de Teatro Amador Camiliano, começa no dia 2 de março com a peça “A Furgoneta”, pelo Teatro de Balugas (Barcelos).

Segue-se a peça “O Casamento”, pela Escola Dramática e Musical de Milheirós (Maia), no dia 9 de março, depois “A Beata da Sogra”, pelo Grupo de Teatro Aldeia Verde de Lazarim (Viseu), no dia 16, e “Sozinha”, protagonizada pela atriz famalicense, Elsa Pinho, no sábado, 23.

O Dia Mundial do Teatro, comemorado a 21 de março, será marcado com iniciativas como a apresentação do espetáculo infantojuvenil, “O Rei Que Comia Histórias”, pela Pandora Teatro (Vila Nova de Gaia), no dia 27 de março, pelas 15h00, bem como a oficina de teatro “Abril e a Liberdade – Da Escrita Criativa à Encenação de um Conto”, orientada por Ana Azevedo, com sessões de 27 de março a 25 de abril e inscrição gratuita e obrigatória.

No dia 5 de abril está prevista a inauguração da exposição “O Palco das Marionetas”, pelas 18h00, que ficará patente na Casa do Caseiro da Casa-Museu de Camilo Castelo Branco até 28 de abril, com entrada livre.

O festival prossegue no dia 6 de abril, com o espetáculo “Até Que a Boda Nos Separe”, pelo Grupo Dramático e Recreativo da Retorta (Valongo), seguindo-se, no dia 13, “O Anexo”, pela Ajidanha – Associação de Juventude, de Idanha-a-Nova. A 20 de abril, será a vez do Núcleo de Teatro da Associação Cultural de Vermoim levar à cena “Bons Olhos o Vejam”.

O festival encerra com uma performance protagonizada pelo GRUTACA, no dia 27 de abril, que apresentará o espetáculo “O Lobisomem”.

Toda a programação pode ser consultada no portal da autarquia em: www.famalicao.pt/xvii-festival-de-teatro-amador-terras-de-camilo .

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Tomada de posse dos órgãos sociais da AFSA e sorteio dos campeonatos

Na noite desta terça-feira, 8 de outubro, às 21 horas, será dada posse aos novos órgãos sociais da Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão, com Márcio Sousa a cumprir mais um mandato na direção da instituição.
Na sessão, que decorre na sede da AFSA, em S. Simãos de Novais, terá ainda lugar o sorteio dos campeonatos da 1.ª e 2.ª divisões, bem como a prova de veteranos.

Famalicão: Presidente do Rotary apresenta cumprimentos e projetos a Mário Passos

O Rotary Club de Famalicão foi recebido, no primeiro dia deste mês, em audiência nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

Tratou-se de uma reunião para apresentação de cumprimentos, por parte do atual presidente, Jorge Teixeira, e da sua equipa diretiva, em funções até 2025.

O encontro foi aproveitado para a troca de ideias e apresentação dos projetos de índole social que serão desenvolvidos no novo ano rotário. Recorde-se que o clube é responsável pela organização do Trail Lap 50 e do Torneio de Golf, duas iniciativas desportivas, mas cujo fim é solidário a favor da comunidade.

Famalicão: Associação famalicense leva quatro pilotos à final das regiões de motocross

No próximo fim de semana realiza-se a final das regiões na pista da Carvoeira, em Torres Vedras, com a organização do MX Ribatejo. Esta competição é disputada entre os diferentes promotores do comité de motocross da Federação Motociclismo Portugal, que seleciona um grupo de quatro pilotos para se fazer representar.

Vila Nova de Famalicão vai estar representado pela Associação Quad’s e Motocross do Norte (AQMN), entidade responsável pelo campeonato regional de motocross, designado de Troféu Norte.

Depois da vitória de 2019, o Troféu Norte regressa a esta competição com uma equipa de quatro pilotos, coordenada por José Carlos Carvalho (Xalon), que se apresenta como uma das favoritas à vitória.

Um dos pilotos é Álvaro Gonçalves, também conhecido como Xavi Ballas. O piloto de Famalicão alinhou neste desafio «com o objetivo de aproveitar a festa que é a final das regiões e ajudar a equipa a lutar pelo título».

Dinis Sousa, de Paços de Paços de Ferreira, é o mais jovem da equipa, com apenas 15 anos. O piloto sente-se «em grande forma» e pronto «para dar espetáculo».

Tomás Alves, do Porto, também veste, pela segunda vez, as cores do Troféu Norte e afirma estar pronto «para lutar pela vitória». O piloto, de 18 anos, apresenta um currículo com vários títulos nacionais nas modalidades de motocross e enduro.

Pedro Carvalho, da Maia, é o mais experiente a integrar a equipa do Troféu Norte. O vice-campeão nacional em 2018, diz-se «bastante motivado». Depois de algum tempo de paragem, «voltei à competição por prazer. Consegui vencer o Troféu Yamaha e seria bom juntar ao palmarés a vitória da final das regiões. Creio que temos uma equipa capaz e motivada e agradeço ao Troféu Norte pela confiança».

A Associação Quad’s e Motocross do Norte e os pilotos contam com o apoio de várias empresas, sem o qual, o Troféu Norte e esta participação na final das regiões não seria possível.

Famalicão defende primeiro lugar na Liga Revelação

Na tarde desta terça-feira, às 15 horas, a equipa sub-23 do FC Famalicão joga no Estádio Municipal a quinta jornada da Liga Revelação, ronda adiada em virtude dos incêndios de setembro passado.

Os líderes da prova, com 12 pontos, recebem o Académico de Viseu, que tem 7.

Famalicão: Lombas e pilaretes instalados para reforçar segurança na N204 em Antas

De forma a melhorar a segurança de peões e condutores, foram instaladas recentemente lombas e pilaretes na N204, em Antas.

A intervenção, na Rua José de Freitas Dias, registou-se numa zona com alguma sinistralidade rodoviária. Agora, os condutores, para além de não conseguiram fazer a ultrapassagem de outras viaturas, devido aos pilaretes, terão que abrandar a marcha na aproximação à passadeira por causa das lombas.

 

 

Famalicão: Alunos da CIOR do Curso de Auxiliar de Farmácia começam ano com palestra motivacional

Os alunos que frequentam os diferentes anos do curso Técnico de Auxiliar de Farmácia, da Escola Profissional CIOR, participaram numa palestra que foi, ao mesmo tempo, de acolhimento e de aproximação à realidade profissional. Ao mesmo tempo permitiu que a escola se mantenha próxima dos seus parceiros, como referiu o diretor do curso, Arcélio Sampaio.

A palestra contou com a participação de Alexandra Esteves, diretora técnica e gestora das Farmácias do Calendário, da Devesa e da Estação, parceira-âncora da escola, centrando a sua intervenção em torno do perfil técnico do curso de TAF e competências e capacidades que as farmácias acolhedoras valorizam nos alunos estagiários e futuros profissionais.

Também as ex-alunas Paula Esteves, da Farmácia de Delães, e Tatiana Antunes, da Farmácia Ribeirão, e a ex-aluna Mariana Santos, a frequentar o 3.º ano da licenciatura em Farmácia na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA/CESPU), partilharam as suas experiências e vivências enquanto alunas do curso, deixando ainda conselhos aos alunos.