Famalicão: Festival Internacional de Folclore com meio milhar de participantes

De 5 a 7 de agosto, Famalicão mostra ao mundo o melhor do folclore internacional. Da Colômbia chega a Compañía de Danzas de Funga; do México, a Compañía Mexicana de Danza Folklorica; da Polónia, a Folklore Ensemble Bystry; de Espanha, a Escola de Ball de Bot DIT I FET; o anfitrião e organizador é o Grupo Etnográfico Rusga de Joane, mas participam também o Grupo Etnográfico de São Tiago da Cruz (dia 5), o Grupo Etnográfico Rusga de Joane (dias 5, 6 e 7), o Rancho Folclórico São Martinho de Brufe (dia 6) e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo, de Matosinhos (dia 7).

Assim, a segunda edição do Festival Internacional de Folclore de Famalicão, o FAMAFOLK reúne em palco perto de meio milhar de folcloristas.

Para o grupo da Colômbia, os ensaios já decorrem há quatro meses. «Esperamos que o público aprecie o folclore da nossa região e do nosso país. Estamos muito felizes por participar neste grande festival e por nos juntarmos a grupos tão reconhecidos», refere a responsável Angélica María Souza.

Sobre a participação no FAMAFOLK, a diretora da Escola de ball de bot DIT I FET, Laura Cardell, fala «numa experiência fantástica». A responsável do grupo de Palma de Maiorca espera «conhecer outras tendências musicais e partilhar com todos os famalicenses a cultura da ilha espanhola».

O maestro da Compañía Mexicana de Danza Folklorica, Roberto Rodríguez, promete levar os famalicenses «numa viagem pela cor e alegria da cultura mexicana». Já os polacos da Folklore Ensemble Bystry esperam que o seu folclore desperte o interesse do público português.

Dos vários momentos previstos no programa do FAMAFOLK, destaque para as três principais atuações: sexta-feira, 5 de agosto, às 21h30, há gala de abertura nos jardins dos Paços do Concelho de Famalicão; no dia 6 de agosto, às 21h30, o Largo da Igreja da vila de Riba de Ave recebe a segunda gala do FAMAFOLK, e, por último, no domingo, dia 7, às 15h30, terá lugar no Parque da Ribeira, em Joane, a gala de encerramento do evento.

O programa do FAMAFOLK prevê ainda a realização de uma oficina. O renovado Mercado de Famalicão recebe no primeiro dia o festival, 5 de agosto, o workshop “Danças no Mundo”, com os grupos internacionais a convidarem os famalicenses para conhecerem as danças típicas de cada país. O momento está agendado para as 15h30 e é aberto ao público.

Refira-se que a organização conta com o apoio do Município de Famalicão, das Juntas de Freguesia de Joane e Riba de Ave, da Federação do Folclore Português, da Fundação INATEL e da Associação CIOFF Portugal.

 

Atropelamento mortal em Famalicão: Condutor não se entregou e ainda está por localizar

Está ainda por localizar o condutor que, na madrugada desta sexta-feira, atropelou mortalmente uma jovem, em plena Avenida Marechal Humberto Delgado, no centro de Vila Nova de Famalicão.

Fonte ligada ao processo disse à nossa redação que o condutor não se entregou em nenhum posto/esquadra da localidade, sendo que as diligências para o encontrar prosseguem.

Se avistou algum veículo suspeito que, por volta da meia-noite, circulava na Avenida Marechal Humberto Delgado a alta velocidade, no sentido sul-norte, entre em contacto com as autoridades locais.

Famalicão: Semana começa com trânsito condicionado na rua da Estação

De segunda a quarta-feira da próxima semana, a circulação automóvel na Rua da Estação (zona do viaduto) estará condicionada em virtude dos trabalhos de conclusão do passeio partilhado com a ciclovia.

Durante os trabalhos, a circulação automóvel será feita com recurso a semáforos, durante o período diurno e noturno.

Famalicão: Fuga de gás no centro da cidade resolvida e sem feridos

Já foi resolvida a fuga de gás que se registou, na tarde desta sexta-feira, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

O incidente registou-se num edifício em obras, em plena Rua Direita.

No local os Bombeiros Voluntários Famalicão e Famalicenses deram resposta à situação e a equipa da portgás conseguiu conter e reparar a fuga.

Não há registo de feridos.

Empresa da Póvoa de Varzim muda-se para Famalicão, cria postos de trabalho e investe 7 milhões de euros

A Steeltrax é uma empresa da Póvoa de Varzim que se vai mudar para Vilarinho das Cambas. Dedicada ao fabrico de estruturas e perfis metálicos especificamente direcionados ao mercado das energias renováveis, deverá estar pronta a funcionar em março do próximo ano. A nova unidade, com cerca de 6000 m2 e um investimento superior a 7 milhões de euros, será também a nova sede social da empresa.

Segundo os responsáveis da empresa, a mudança de concelho deve-se à necessidade de aumentar a produção, a uma melhor logística, além dos acessos privilegiados para a exportação.

A construção da nova unidade prevê a criação de 11 novos postos de trabalho “altamente qualificados”, para dar resposta à pretensão da empresa de «apostar fortemente na investigação e desenvolvimento (I&D), assim como na relação de proximidade com universidades e institutos de investigação científica, para potenciar o conhecimento e desenvolvimento de produto».

De referir que a instalação desta empresa no concelho famalicense vai contar com o apoio da Câmara Municipal, através do programa Made 2IN, que apoia a captação e fixação de empresas no concelho, com redução das taxas de licenciamento e de construção.

«A dimensão do Created IN Famalicão também é materializada com a atração de empresas com este perfil de abertura para a investigação e desenvolvimento de novos produtos, para o nosso território. Daí a manifestação de interesse municipal deste investimento», justifica o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

Na Reunião de Câmara do dia 26 de janeiro, foi aprovada a abertura do período de candidaturas ao Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação, uma medida de promoção da inovação empresarial por via do desenvolvimento de atividades de Investigação e Inovação (I&I) e a sua transferência para a indústria do concelho, que prevê a atribuição de cinco prémios a bolsas de investigação no valor de 5.000€ cada uma.

 

 

Famalicão: Bombeiros alertados para fuga de gás na Rua Direita

Os bombeiros foram, na tarde desta sexta-feira, alertados para uma fuga de gás, em plena Rua Direita.

O alerta chegou à corporação dos B.V.Famalicenses e Famalicão cerca das 14h30 e os meios já se encontram no local.

As primeiras informações dão conta que o problema foi detetado num prédio em obras.

Os serviços da portgás já se encontram no local.

Famalicão: Colisão entre duas viaturas em Gavião

Ao início da tarde desta sexta-feira registou-se uma colisão entre duas viaturas, na Rua 20 de Junho, em Gavião, Famalicão.

Deste sinistro não há registo de feridos, apenas danos materiais.

A PSP foi acionada para o local.