Os alunos do 4.º ano da EB de S. Mateus vão participar numa colónia balnear em Vila do Conde, de 26 a 30 de junho, graças ao desafio lançado pela Fundação Narciso Ferreira e abraçado pela professora titular de turma, Ana Paula Correia.
Durante uma semana, os alunos e seus acompanhantes vão viver na Pousada da Juventude daquela cidade. As manhãs serão passadas na praia, com brincadeiras, desportos náuticos e uma oficina sobre “Animais e plantas do nosso litoral”, promovida pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental. As tardes serão mais culturais, com visita à Biblioteca Municipal para um workshop de artes plásticas e uma hora do conto; uma ida ao Centro de Ciência Viva para um laboratório intitulado “Mar é vida”; uma visita guiada à Nau Quinhentista e uma Tertúlia denominada “Vida e obra de Narciso Ferreira”. As noites serão de passeios na marginal com direito a brincar no parque, fotos ao pôr do sol, de leitura e de jogos de tabuleiro. Os alunos colaboraram na elaboração da planificação das atividades.
Para o penúltimo dia está reservada a Festa dos Finalistas. Os familiares dos alunos serão convidados a participar no lanche convívio na praia e assistir à troca de mensagens e dedicatórias que foram sendo preparadas ao longo do 3º período.
Segundo a professora Ana Paula Correia, esta atividade, para além da componente lúdica e didática, permitirá aos alunos desenvolver a sua autonomia pessoal e social.
A Fundação Narciso Ferreira pretende fazer renascer a sua componente social retomando uma antiga tradição e esta colónia será o primeiro passo para o grande objetivo: dinamizar colónias balneares nas suas freguesias de atuação: Riba de Ave, S. Mateus e Pedome. Os alunos finalistas da EB de S. Mateus serão pioneiros nesta aventura porque a verba disponível assim impôs. No entanto, é intenção da Fundação alargar o perímetro, para isso necessita de parceiros capazes de colaborar nesta dinâmica.