Famalicão ganha quatro troféus O Minhoto

Na noite desta terça-feira, o concelho de Famalicão teve quatro galardoados em mais uma edição dos troféu desportivos O Minhoto.

Em Barcelos, foram distinguidos Miguel Ribeiro, presidente da SAD do Famalicão, como dirigente desportivo; o hoquista Gonçalo Alves, que joga no FC Porto, recebeu o Grande Prémio do Júri Individual; Vanessa Carvalho, atleta do SC Braga, que recentemente esteve nos Europeus de Corta-Mato; e, ainda, Filipe Carneiro, no desporto adaptado.

A vigésima sétima edição d’ O Minhoto consagrou dezenas atletas, clubes e dirigentes em mais uma celebração do desporto da região. O concelho de Famalicão era dos que mais nomeados tinha – 10 – e recebeu quatro distinções.

1 Comment

Deixe um comentário

Famalicão: O melhor guarda-redes de fevereiro já recebeu o troféu

Lazar Carević já recebeu o prémio de melhor guarda-redes da Liga Portugal Betclic de fevereiro. Nesse período de tempo, o montenegrino manteve a baliza a zero nos três jogos disputados. Um registo que mereceu o reconhecimento dos treinadores das equipas do primeiro escalão do futebol português, com 19,66% dos votos.

Nas jornadas 21, 22 e 23 o guarda-redes fechou a baliza nos encontros com Vitória Sport Clube, Gil Vicente Futebol Clube e Moreirense Futebol Clube, registo que, acumulado aos jogos com Boavista Futebol Clube e Estrela da Amadora, permitiu igualar um recorde, de 92/93, de cinco partidas consecutivas sem sofrer golos.

“Estou muito contente pela atribuição deste prémio que deve ser partilhado pelos meus colegas, pois não poderia conquistá-lo sem a ajuda deles e do trabalho da equipa técnica. Eles acabam por tornar bem mais fácil o meu trabalho”, referiu o atleta que espera que a equipa volte a destacar-se pelos registos defensivos.

Lazar Carević acredita que as suas exibições refletem o trabalho diário. “Estou a treinar bem. Soube esperar pela minha oportunidade e aproveitei as partidas em que joguei para demonstrar a minha qualidade”.

A cumprir a temporada de estreia no Futebol Clube de Famalicão, o montenegrino admitiu estar feliz com a opção que tomou no início da temporada. Não só pelo clube e pelas condições que proporciona, mas também pela cidade.

Famalicão: Jogador da equipa sub-17 vai disputar o CAN

Athos Sousa está convocado para a seleção sub-17 de Angola que vai disputar o Campeonato Africano das Nações, que começa na próxima semana, em Marrocos. O médio da equipa sub-17 do Futebol Clube de Famalicão foi chamado para disputar uma prova em que o conjunto angolano está no Grupo D, com Mali (1 de abril), Costa do Marfim (4 de abril) e República Centro-Africana (7 de abril).

Depois de Oliver Tan ter jogado, na passada semana, dois jogos pelos Estados Unidos, este é o segundo jogador da equipa sub-17 do clube famalicense a ser convocado para a respetiva seleção. Esta dupla convocatória reflete a boa época que a equipa está a realizar, estando a disputar a fase de apuramento de campeão nacional.

Crise nos Ovos: Preços disparam e devem continuar a aumentar

A gripe das aves tem causado escassez de ovos a nível global, levando a um aumento dos preços, fenómeno apelidado de “ovoflação”. Segundo dados da DECO citados pelo Observador, na segunda semana de março, o preço da meia dúzia de ovos subiu 5%, atingindo 1,70€ – valor inédito nos últimos dois anos.

Nos Estados Unidos, onde o abate de 166 milhões de galinhas desde 2022 levou a uma subida de 180% no preço dos ovos, a escassez foi tão grave que impulsionou o contrabando na fronteira com o México. Já no Brasil, os preços aumentaram 15%, e as importações duplicaram.

Em Portugal, produtores relataram ao Observador pedidos de vários países, incluindo os EUA, mas indicaram não ter stock suficiente para exportação.

Famalicão: Nuno Melo na lista da AD no Porto

O famalicense e líder nacional do CDS é o nº 2 da lista da AD pelo círculo eleitoral do Porto, nas Legislativas de maio. Já em março de 2024, coube a Nuno Melo ser o segundo rosto dos dois partidos na luta eleitoral de então.

O CDS esteve reunido em Conselho Nacional para preparar as Legislativas e Nuno Melo confirmou que a coligação com o PSD deixa de incluir o PPM.

Recorde-se que Nuno Melo é o atual Ministro da Defesa.

Famalicão: Sofia Fernandes é a terceira da lista por Braga

A presidente da Concelhia do PSD vai em terceiro lugar na lista pelo círculo eleitoral de Braga, nas Legislativas do próximo mês de maio. O Conselho Nacional do PSD, reunido na noite desta quarta-feira, aprovou a lista que volta a ser liderada por Hugo Soares.

De fora fica Jorge Paulo Oliveira eleito para a Assembleia da República desde 2011 e que no último ato eleitoral foi quarto da lista. O ainda deputado famalicense é secretário da Assembleia da República.

Sofia Fernandes, também vereadora na Câmara Municipal, foi eleita líder do PSD de Famalicão em março do ano passado, tornando-se a primeira mulher a exercer o cargo à frente da maior Concelhia nacional, com a maior participação ativa eleitoral, com mais de 1800 militantes ativos.

Recorde-se que, tal como nas eleições de 2024, o PSD e CDS vão a votos coligados, mantendo a denominação Aliança Democrática.

Famalicão: Jorge Moreira da Silva, João Cerejeira e José Bomtempo falam de “Famalicão Cidade Aberta” ao território e à comunidade

Estão abertas as inscrições para a conferência “Famalicão Cidade Aberta”, iniciativa da Casa da Memória Viva que terá lugar no dia 26 de abril, a partir das 9 horas, no auditório da Fundação Cupertino de Miranda. A participação nesta jornada de reflexão e debate sobre o futuro da Vila Nova de Famalicão é gratuita, mas carece de inscrição em https://forms.gle/f8GGTTk3EV6mg1ft5

Vinte e três conferencistas e oradores vão falar sobre o território e a comunidade e das transformações que sofreu, 50 anos depois do “Verão Quente” que colocou Famalicão a abrir telejornais e a ocupar as primeiras páginas de jornais.

Dos convidados, destaque Jorge Moreira da Silva, subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor executivo da UNOPS; João Cerejeira, doutorado em Economia pelo Instituto Universitário Europeu, professor de economia do trabalho e econometria aplicada e investigador na Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho; e José Carlos Bomtempo, diretor criativo da agência de publicidade BAR Ogilvy.

Mas, outras personalidades de referência vão acrescentar valor e abrir caminhos de futuro, como sejam o arcebispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, os professores universitários Helena Freitas e Carlos Maurício Barbosa, o empresário Carlos Couto, o maestro José Eduardo Gomes, o coronel Bacelar Ferreira, o pluricampeão de enduro e todo-o-terreno em motos Paulo Marques ou a investigadora Sara Silva Pereira.

Fotos arquivo