Famalicão: Gavião ganha novo centro cívico

A freguesia de Gavião tem um adro requalificado que se tornou um verdadeiro centro cívico.

A empreitada, que custou 127.500 euros aos cofres municipais, além de embelezar o espaço, permite melhores acessos a um conjunto de estruturas prioritárias para a freguesia, como é o caso da igreja, da casa mortuária, do centro paroquial e do cemitério, assim como estruturas propícias ao convívio e ao lazer.

Esta requalificação do adro foi inaugurada este domingo, dia 2 de maio, num cerimónia que juntou o presidente da Câmara, Paulo Cunha, o presidente da Junta, António Emídio, o pároco da freguesia, Domingos Machado, além de outros representantes locais.

O presidente da Câmara está convencido que a intervenção vem dignificar este espaço central de Gavião e que «vem fechar um ciclo de intervenções realizadas nos últimos anos de modernização das várias valências que o rodeiam», apontado como exemplo as obras realizadas no cemitério e na capela mortuária.

António Emídio, presidente da Junta de Freguesia, agradeceu os outros investimentos que têm sido realizados pelo executivo municipal na freguesia e que, na sua opinião, «têm mudado radicalmente Gavião», nomeadamente, ao nível da requalificação da rede viária, da infraestrutura educativa, do saneamento básico e no «apoio incansável» ao tecido associativo.

O responsável pela Junta de Freguesia manifestou o desejo de ver concluída a requalificação da Avenida Padre José Felgueiras de Abreu e de ver o atual salão paroquial transformado «num auditório moderno e multifuncional».

Paulo Cunha acrescentou ainda que a freguesia de Gavião «reúne cada vez mais e melhores condições para que continue a ser um local escolhido para viver, estudar, trabalhar e investir», manifestando a vontade do executivo municipal em continuar a trabalhar pela comunidade gaviense que «muito faz por merecer o investimento público que aqui tem sido feito e o muito que falta fazer».

Famalicão vence Boavista e FamaBoys festejam na rua (1 – 2)

O Futebol Clube de Famalicão venceu, este domingo, no Bessa, o Boavista, por 1 – 2, em partida da 25ª jornada da Liga Portugal Bwin.

Todos os golos do encontro surgiram na segunda parte, com o primeiro a ser apontado Iván Jaime.

Dobre marcou o segundo três minutos depois.

O adversário pontuou através de um autogolo.

Com este resultado o Futebol Clube de Famalicão soma mais três pontos e chega aos 33, ocupando a 9º posição da tabela classificativa.

A partida fica marcada pelo facto dos Fama Boys não terem marcado presença no recinto desportivo. Nas redes sociais surgiram vários relatos a explicar que o mesmo se deveu ao fato do grupo ter sido, alegadamente, barrado pelas autoridades na sequência de um processo de identificação à porta do estádio.

 

Famalicão perde com o último classificado

A jornada 16 do campeonato nacional feminino reservou uma enorme surpresa. O FC Famalicão, quinto da classificação, foi derrotado, 1-0, pelo último, o Amora.

Uma derrota inglória para as famalicenses que desperdiçaram várias oportunidades e, no último lance do encontro, sofreram um golo. Iris Ferreira foi, assim, a heroína do Amora.

Cumprida a jornada 16, a equipa de Marco Ramos continua em quinto lugar, com 28 pontos.

Mercadona ofereceu em fevereiro (no mínimo) um salário extra a cada um dos seus colaboradores

A cadeia de supermercados espanhola Mercadona atribuiu aos trabalhadores um “extra” no mês de fevereiro.

Segundo a NIT, a empresa distribuiu mais de 3,5 milhões de euros aos 3.500 trabalhadores que prestam serviço nas lojas portuguesas. Feitas as contas, cada colaborador recebeu, pelo menos, mais um ordenado nacional a juntar ao vencimento de fevereiro.

O valor desta oferta não foi igual para todos os profissionais, os mais antigos, com mais de cinco anos de casa, viram o valor a ser duplicado.

Recorde-se que a cadeia de supermercados abriu a sua primeira loja em Portugal, em julho de 2019, passados quase quatro anos a marca cresce de dia para dia com aberturas de novas lojas e a fidelização de cada vez mais clientes.

Famalicão: Paróquia de Santa Eulália oferece pequeno almoço

A paróquia de Arnoso Santa Eulália, através do grupo de catequese, comemorou o Dia do Pai.

A data foi assinalada com a oferta do pequeno-almoço no final da eucaristia deste domingo, celebrada pelo pároco Vítor Sá.

Foi um momento de salutar partilha e de convívio entre toda a comunidade paroquial.

Famalicão: Morreu este fim de semana aos 102 anos uma das mulheres mais velhas do concelho

Morreu este fim de semana Laura Ramos dos Santos, uma das mulheres mais velhas de Vila Nova de Famalicão.

A sénior nasceu na Póvoa de Varzim mas veio viver para a freguesia de Brufe, em Vila Nova de Famalicão. Durante a vida ativa foi peixeira de profissão e era apelidada de Laura Poveira, dada a ligação familiar que mantinha com a Póvoa de Varzim e o negócio do peixe.

Laura Ramos dos Santos era utente do Centro Social Paroquial de Brufe e faleceu este fim de semana, devido a complicações de saúde, aos 102 anos de idade.

As cerimónias fúnebres vão acontecer esta segunda-feira pelas 15h00, com a eucaristia de corpo presente na Igreja Paroquial de Brufe. O corpo vai ficar em câmara-ardente, a partir das 14:00 horas.

Aviso: Corte de água em Antas, Abade de Vermoim, Requião e Esmeriz

A Câmara Municipal de Famalicão informa que, na tarde desta segunda-feira, poderá haver falhas no abastecimento de água da rede publica, na sequência de uma intervenção de manutenção, na Rua Fernando Mesquita, em Antas.

Os trabalhos deverão afetar as freguesias de Antas, Abade de Vermoim, Requião e Esmeriz, no horário entre as 14h e as 18h.