
A falta de espaços para as associações desenvolverem atividades com seniores e falta de estacionamento foram algumas das falhas apontadas pela população de Gavião em conversa com o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos.
O edil visitou a freguesia esta terça-feira, no âmbito do programa Presidência de Proximidade. O autarca esteve acompanhado pelo executivo da Junta de Freguesia, liderado por António Emídio.
A visita à freguesia começou na Rua do Picoto, com passagem em várias artérias locais, com destaque para a Rua da Ponte, uma via que sofrerá obras de requalificação, em resultado de um investimento municipal na ordem dos 280 mil euros.
Já na sede da Junta de Freguesia, conversou com dezenas de gavienses, representantes de associações e grupos informais da freguesia. Foi demonstrada a preocupação quanto aos seniores que serão atendidos brevemente com a dinamização do projeto Academias Seniores. A este respeito, o autarca disso que «o objetivo das Academias Seniores é ajudar a população sénior do concelho a manter-se ativa, instruída e bem apoiada», referiu.
Sobre a falta de transportes, Mário Passos admitiu que «é uma preocupação a que esperamos conseguir dar resposta em breve», por via da implementação da nova rede intermunicipal de transportes públicos rodoviários, cujo concurso público já se encontra aberto. «Queremos uma rede com mais rotas e mais acessível à população», acrescenta.
Recorde-se que o programa Presidência de Proximidade arrancou em março deste ano, em Carreira e Bente, tendo já passado por cerca de 20 freguesias e uniões de freguesias do concelho famalicense. Nestas visitas, o presidente da Câmara percorre o território na companhia do executivo da Junta de Freguesia, com quem troca impressões e projeta intervenções, seguindo-se um encontro com a comunidade local. O programa visa aproximar os cidadãos do líder do executivo, numa filosofia de presidência «além portas», buscando opiniões e contributos da população, num exercício de gestão municipal aberta e inclusiva.
👏👏👏