Famalicão: Gavião quer condições para ter a população sénior mais ativa

A falta de espaços para as associações desenvolverem atividades com seniores e falta de estacionamento foram algumas das falhas apontadas pela população de Gavião em conversa com o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos.

O edil visitou a freguesia esta terça-feira, no âmbito do programa Presidência de Proximidade. O autarca esteve acompanhado pelo executivo da Junta de Freguesia, liderado por António Emídio.

A visita à freguesia começou na Rua do Picoto, com passagem em várias artérias locais, com destaque para a Rua da Ponte, uma via que sofrerá obras de requalificação, em resultado de um investimento municipal na ordem dos 280 mil euros.

Já na sede da Junta de Freguesia, conversou com dezenas de gavienses, representantes de associações e grupos informais da freguesia. Foi demonstrada a preocupação quanto aos seniores que serão atendidos brevemente com a dinamização do projeto Academias Seniores. A este respeito, o autarca disso que «o objetivo das Academias Seniores é ajudar a população sénior do concelho a manter-se ativa, instruída e bem apoiada», referiu.

Sobre a falta de transportes, Mário Passos admitiu que «é uma preocupação a que esperamos conseguir dar resposta em breve», por via da implementação da nova rede intermunicipal de transportes públicos rodoviários, cujo concurso público já se encontra aberto. «Queremos uma rede com mais rotas e mais acessível à população», acrescenta.

Recorde-se que o programa Presidência de Proximidade arrancou em março deste ano, em Carreira e Bente, tendo já passado por cerca de 20 freguesias e uniões de freguesias do concelho famalicense. Nestas visitas, o presidente da Câmara percorre o território na companhia do executivo da Junta de Freguesia, com quem troca impressões e projeta intervenções, seguindo-se um encontro com a comunidade local. O programa visa aproximar os cidadãos do líder do executivo, numa filosofia de presidência «além portas», buscando opiniões e contributos da população, num exercício de gestão municipal aberta e inclusiva.

 

2 Comments

Deixe um comentário

Famalicão: Homem morre em despiste de carro

Um homem morreu, este sábado à tarde, na sequência do despiste do automóvel onde seguia, na freguesia de Vale São Cosme, em Famalicão.

O acidente deu-se cerca das 17h30, na Rua de São Bento, sendo que para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, Famalicenses e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do hospital de Famalicão.

De acordo com fonte do socorro, a vítima, com idade entre os 60 e os 70 anos, foi encontrada pelos bombeiros em paragem cardiorrespiratória e o óbito veio a ser declarado pouco tempo depois.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Tribunal de Famalicão comunica: Prisão preventiva para suspeito da morte de ‘Manu’ no B.A. em Braga

O juiz de turno do Tribunal de Famalicão decretou prisão preventiva para Mateus Machado, o principal suspeito da morte de Manu, de 19 anos, falecido no último fim de semana, à porta do Bar Académico, em Braga.

O jovem faleceu na sequência de ter sido esfaqueado à porta do referido bar, depois de, alegadamente, ter alertado os seguranças do estabelecimento para o facto de existirem homens naquele espaço a tentar drogar jovens, através da colocação de substâncias nas bebidas.

À entrada do tribunal, o advogado do arguido adiantou que este iria negar qualquer envolvimento no crime.

Famalicão: AD Ninense reúne em Assembleia Geral para analisar situação diretiva e desportiva

No dia 2 de maio, a Associação Desportiva Ninense reúne em Assembleia Geral para, entre outros pontos, recolher potenciais candidaturas para a formação de um novo elenco diretivo para o biénio 25/27.

Recorde-se que desde março, e depois da demissão do então presidente, Filipe Miranda, a coletividade passou a ser liderada por Marta Faria, vice-presidente da direção.

A reunião de 2 de maio está marcada para as 21 horas, no auditório da coletividade, começando com a leitura da ata da sessão anterior, seguida da discussão sobre a situação desportiva e diretiva, prossegue com a recolha de eventuais candidaturas e termina com a análise de outros assuntos de interesse.

No plano desportivo, e cumpridas trinta jornadas da pró nacional da AF Braga, a AD Ninense está a lutar pela fuga aos lugares de despromoção. Faltam quatro jornadas para o final e ocupa o décimo quinto lugar, com 33 pontos. Na próxima jornada, no dia 27 de abril, recebe o líder Celoricense.

Se à hora marcada não estiver presente o número de sócios exigidos pelos estatutos, a Assembleia, liderada por Abílio Gomes Oliveira, terá lugar trinta minutos depois com os presentes.

Famalicão: Dois carros destruídos por queda de árvore de grande porte

Dois carros ficaram destruídos na sequência da queda de uma árvore, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

Os veículos estavam estacionados na Avenida de França quando, cerca das 13h00, foram atingidos por uma árvore de grande porte que ainda derrubou o gradeamento da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, acompanhados pela Proteção Civil.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais.

Famalicão: Árvore de grande porte cai, destrói gradeamento de escola, danifica carro e fecha Av. de França

O início de tarde deste sábado ficou marcado pela queda de uma árvore, na Avenida de França, em Vila Nova de Famalicão.

A árvore caiu quando se deu um episódio momentâneo de vento forte. Há estragos no gradeamento da escola e em pelo menos uma viatura.

A Avenida de França está cortada ao trânsito num dos sentidos até fiquem concluídos os trabalhos de desobstrução da via.

Amigos de “Manu” exigem justiça à porta do tribunal de Famalicão: Detido nega morte

Amigos de Manuel Rodrigues, o jovem de 19 anos esfaqueado mortalmente à porta do Bar Académico da Universidade do Minho, concentraram-se esta manhã junto ao Palácio da Justiça de Vila Nova de Famalicão, onde decorre o primeiro interrogatório do principal suspeito do crime.

Mateus Marley Machado, de 27 anos, foi detido pela Polícia Judiciária na passada quinta-feira. É suspeito de ter sido o autor das facadas fatais, na madrugada de sábado, junto ao conhecido bar universitário.

À entrada do tribunal, o advogado de defesa, António Falé de Carvalho, afirmou que as imagens de videovigilância e a própria arma do crime irão provar a inocência do seu cliente.

Mateus Marley responde por homicídio qualificado, crime cuja moldura penal pode ir até aos 25 anos de prisão.