
A Glaciar acaba de publicar os romances de Camilo Castelo Branco “A Filha do Arcediago” (de 1854) e a sequela “A neta do Arcediago” (1856), com prefácio de Ana Margarida de Carvalho e textos de Sérgio Guimarães de Sousa e de João Paulo Braga.
O primeiro volume editado pela Glaciar foi lançado em março de 2016 com os romances “Anátema” e “Vingança”; segundo volume reúne “Coração Cabeça e Estômago” e “Aventuras de Basílio Fernandes Enxertado”; no terceiro volume estão as obras “Carlota Ângela” e “O Retrato de Ricardina”; o IV volume junta as obras “O Carrasco de Vítor Hugo José Alves” e “O Senhor do Paço de Ninães”; enquanto o V volume é dedicado às “Novelas do Minho”.
Nesta última edição, pode ler-se no prefácio que: «Dizia Camilo Castelo Branco que, depois da sua morte, seria natural que os estilistas se preocupassem com a sua vida e os seus recursos de artista. Não se enganou. Continuamos a lê-lo com olhos de assombro, a seguir a sua alucinante cadência, os seus ímpetos criativos, a sua inverosímil fantasia, a sua genial ironia consorciada ao dramatismo, a inventividade romanesca, o seu modernismo antes do tempo, a riqueza lexical, o vernáculo da época, ainda muito próximo do seu étimo, os seus intemperados personagens».
Recorde-se que até 2025, ano em que se celebrará o bicentenário do nascimento de Camilo, a Glaciar propõe-se publicar a totalidade das suas obras. Em volumes que se querem irrepreensíveis a todos os níveis – de fixação de texto, grafismo ou acabamento editorial – com um prefácio de uma personalidade de reconhecido mérito.
Para além das livrarias, também é possível adquirir as Obras de Camilo Castelo Branco na Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, ou através da Livraria Municipal.