Famalicão: Glaciar lança o VI volume das Obras de Camilo Castelo Branco

A Glaciar acaba de publicar os romances de Camilo Castelo Branco “A Filha do Arcediago” (de 1854) e a sequela “A neta do Arcediago” (1856), com prefácio de Ana Margarida de Carvalho e textos de Sérgio Guimarães de Sousa e de João Paulo Braga.

O primeiro volume editado pela Glaciar foi lançado em março de 2016 com os romances “Anátema” e “Vingança”; segundo volume reúne “Coração Cabeça e Estômago” e “Aventuras de Basílio Fernandes Enxertado”; no terceiro volume estão as obras “Carlota Ângela” e “O Retrato de Ricardina”; o IV volume junta as obras “O Carrasco de Vítor Hugo José Alves” e “O Senhor do Paço de Ninães”; enquanto o V volume é dedicado às “Novelas do Minho”.

Nesta última edição, pode ler-se no prefácio que: «Dizia Camilo Castelo Branco que, depois da sua morte, seria natural que os estilistas se preocupassem com a sua vida e os seus recursos de artista. Não se enganou. Continuamos a lê-lo com olhos de assombro, a seguir a sua alucinante cadência, os seus ímpetos criativos, a sua inverosímil fantasia, a sua genial ironia consorciada ao dramatismo, a inventividade romanesca, o seu modernismo antes do tempo, a riqueza lexical, o vernáculo da época, ainda muito próximo do seu étimo, os seus intemperados personagens».

Recorde-se que até 2025, ano em que se celebrará o bicentenário do nascimento de Camilo, a Glaciar propõe-se publicar a totalidade das suas obras. Em volumes que se querem irrepreensíveis a todos os níveis – de fixação de texto, grafismo ou acabamento editorial – com um prefácio de uma personalidade de reconhecido mérito.

Para além das livrarias, também é possível adquirir as Obras de Camilo Castelo Branco na Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, ou através da Livraria Municipal.

 

 

Famalicão: Duas colheitas de sangue

A Associação de Dadores de Sangue promove, no dia 26 (domingo) e no dia 29 (quarta-feira), duas colheitas de sangue.

No domingo é em Bairro, no salão paroquial, com o apoio do CNE – 27 desta localidade; na quarta-feira seguinte é na Secundária D. Sancho I. Ambas são abertas à população em geral e decorrem entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e do Transplantação.

Famalicão vence Boavista e FamaBoys festejam na rua (1 – 2)

O Futebol Clube de Famalicão venceu, este domingo, no Bessa, o Boavista, por 1 – 2, em partida da 25ª jornada da Liga Portugal Bwin.

Todos os golos do encontro surgiram na segunda parte, com o primeiro a ser apontado Iván Jaime.

Dobre marcou o segundo três minutos depois.

O adversário pontuou através de um autogolo.

Com este resultado o Futebol Clube de Famalicão soma mais três pontos e chega aos 33, ocupando a 9º posição da tabela classificativa.

A partida fica marcada pelo facto dos Fama Boys não terem marcado presença no recinto desportivo. Nas redes sociais surgiram vários relatos a explicar que o mesmo se deveu ao fato do grupo ter sido, alegadamente, barrado pelas autoridades na sequência de um processo de identificação à porta do estádio.

 

Famalicão perde com o último classificado

A jornada 16 do campeonato nacional feminino reservou uma enorme surpresa. O FC Famalicão, quinto da classificação, foi derrotado, 1-0, pelo último, o Amora.

Uma derrota inglória para as famalicenses que desperdiçaram várias oportunidades e, no último lance do encontro, sofreram um golo. Iris Ferreira foi, assim, a heroína do Amora.

Cumprida a jornada 16, a equipa de Marco Ramos continua em quinto lugar, com 28 pontos.

Famalicão: Paróquia de Santa Eulália oferece pequeno almoço

A paróquia de Arnoso Santa Eulália, através do grupo de catequese, comemorou o Dia do Pai.

A data foi assinalada com a oferta do pequeno-almoço no final da eucaristia deste domingo, celebrada pelo pároco Vítor Sá.

Foi um momento de salutar partilha e de convívio entre toda a comunidade paroquial.

Famalicão: Morreu este fim de semana aos 102 anos uma das mulheres mais velhas do concelho

Morreu este fim de semana Laura Ramos dos Santos, uma das mulheres mais velhas de Vila Nova de Famalicão.

A sénior nasceu na Póvoa de Varzim mas veio viver para a freguesia de Brufe, em Vila Nova de Famalicão. Durante a vida ativa foi peixeira de profissão e era apelidada de Laura Poveira, dada a ligação familiar que mantinha com a Póvoa de Varzim e o negócio do peixe.

Laura Ramos dos Santos era utente do Centro Social Paroquial de Brufe e faleceu este fim de semana, devido a complicações de saúde, aos 102 anos de idade.

As cerimónias fúnebres vão acontecer esta segunda-feira pelas 15h00, com a eucaristia de corpo presente na Igreja Paroquial de Brufe. O corpo vai ficar em câmara-ardente, a partir das 14:00 horas.

Aviso: Corte de água em Antas, Abade de Vermoim, Requião e Esmeriz

A Câmara Municipal de Famalicão informa que, na tarde desta segunda-feira, poderá haver falhas no abastecimento de água da rede publica, na sequência de uma intervenção de manutenção, na Rua Fernando Mesquita, em Antas.

Os trabalhos deverão afetar as freguesias de Antas, Abade de Vermoim, Requião e Esmeriz, no horário entre as 14h e as 18h.