
Gonçalo Maia Marques é o vencedor do Prémio de História Alberto Sampaio 2023.
A cerimónia de entrega do Prémio está agendada para dia 1 de dezembro, dia de nascimento do patrono do prémio que terá lugar em Guimarães, às 15h30, no Museu Alberto Sampaio.
O trabalho vencedor será publicado na Revista Guimarães, conforme o Regulamento.
O júri constituído sob a égide da Academia das Ciências de Lisboa atribuiu o prémio ao investigador Gonçalo Maia Marques que apresentou um trabalho intitulado “Do vinho de Deus ao vinho dos Homens: o vinho, os mosteiros e o Entre Douro e Minho”.
No entender do júri, o trabalho “dá-nos a conhecer práticas e técnicas de Viticultura, castas e tipos de vinhedos, estruturas vinícolas de produção e armazenamento, circuitos comerciais, consumos e gostos dos beneditinos de vinho verde e vinho maduro” e afirma-se como “uma contribuição valiosa para a sociedade, fundamentando o património material e imaterial que é o vinho verde na região de Entre Douro Minho”.
O Prémio de História Alberto Sampaio destina-se a homenagear e manter viva a pessoa e obra de Alberto Sampaio através do desenvolvimento de estudos científicos e investigação nas áreas ligadas ao seu legado, em especial, nas disciplinas da História Social e Económica.